Os últimos anos forma marcados por profundas transformações no varejo e nos hábitos consumidores. Segundo o relatório Global Payments Report, o comercio eletrônico global deve crescer 55,3%, e as vendas de ecommerce no Brasil devem aumentar até 95% até 2025.
A NRF Retail´s Big Show, que aconteceu em janeiro em Nova York, trouxe alguns insights para alavancar os negócios no universo online. Algumas tendencias podem ser apreendidas do que foi apresentado no evento:
1) Foco na experiência do cliente- Esse deve ser o principal ponto de atenção dos empreendedores, tanto no ecommerce quanto no varejo. Não é apenas focar em preço competitivo, mas também na busca pelo produto nas plataformas digitais, ter as informações de forma mais clara possível, as formas de pagamento acessíveis, e o pós-venda que deve ser tão eficiente quanto o processo de compra.
2) Omnichannel ainda mais em alta- ou seja, empresas devem ser multicanais facilitando a jornada do cliente de adquirir um produto no mobile, tablet , ou na loja física.
3) A volta do consumidor às lojas físicas- O foco da vez é o desejo de interação com a marca, de viver in loco a experiência da jornada, e isso pode ser um alerta para as marcas que investem exclusivamente no negócio online. O cliente está também procurando um atendimento consultivo e humanizado.
4)Social Commerce: o varejo como mídia- Não há como negar a influência que as redes sociais do Instagram e TikTok exercem na decisão de compra dos consumidores.
5) Agregar ofertas de serviços – oferecer soluções no formato de marketplace , e não apenas uma loja de produtos.
Agregar praticidade, inovação, qualidade e eficiência, é o futuro que já está presente.
Fonte: https://www.consumidormoderno.com.br/2023/02/01/cinco-tendencias-para-e-commerce/