A ideia não é nova, mas ainda funciona: oferecer kit de produtos faz com que as vendas aumentem de forma considerável ao invés de quando se oferece somente itens separados.
Os objetivos dos kits de produtos são simples: elevar o valor das compras, atrair mais clientes e fidelizá-los, tornar a saída de produtos mais rápida, incentivar a compra de itens encalhados no estoque e, ainda, aproveitar datas comemorativas para vender presentes.
Com os kits você tem maior flexibilidade na precificação, porque cria promoções de curta duração, reduzindo os valores em virtude da quantidade, mas, sem mexer no preço do item individual.
O “pulo do gato” ao criar kits para a sua operação é sempre levar em conta o preço de custo total e o lucro que você poderá obter com a venda do kit.
Uma das principais estratégias para montar kits é analisar os produtos que são complementares, ou seja, que são relacionados ou podem ser usados em sequência. Para ser assertivo neste ponto, estude o histórico de vendas e o seu público-alvo para descobrir quais itens os clientes costumam comprar em maior quantidade e/ou em conjunto.
Já preparou promoções e/ou kits para este fim de ano?
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