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Mercado e Vendas | FORNECEDOR
Encontrando bons fornecedores para o seu varejo

Encontrar bons fornecedores para sua empresa é essencial para poder oferecer o melhor aos seus clientes e ainda obter lucros significativos.

· 24/03/2023 · Atualizado em 03/05/2023
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Inspirados pelo conteúdo do blog Abri Minha Empresa, selecionamos algumas dicas para encontrar bons fornecedores e realmente impulsionar o seu negócio. 

Sempre tenha em mente que, para ser um bom fornecedor, ele precisa ter o potencial de se tornar um parceiro da sua empresa, literalmente. Confira no que você precisa atentar-se para encontrar seus parceiros de negócios.

1. Entenda o que você precisa

Compreender profundamente o que o seu negócio realmente precisa é fundamental para encontrar bons fornecedores. E aqui, inclui pontos como: - qual é o modelo de negócios da sua empresa? Revenda, produção interna, entrega rápida ou sob demanda, por exemplo? - o que sua empresa realmente procura? - que qualidade sua empresa procura? - qual é a quantidade de compra necessária? - por quanto tempo você precisa dos produtos? - qual investimento financeiro é possível fazer? - qual é o espaço físico necessário para armazenar a compra ou construir um estoque? Enfim, aqui estão apenas algumas perguntas para tentar ilustrar o que você precisa analisar antes de começar a procurar seus fornecedores. Dessa forma, você terá uma visão muito clara do que realmente precisa e será capaz de negociar e entender bem quais fornecedores podem realmente ajudá-lo com isso.

2. Pesquise muito

Procurar fornecedores pode ser feito pela internet. No entanto, não se trata apenas de usar o Google e ler apenas a primeira página de resultados. Para encontrar bons fornecedores, é necessário olhar com muita atenção e cuidado cada possibilidade. Isso porque muitos fornecedores que são realmente bons não podem investir tempo e dinheiro para divulgar sua empresa da maneira correta. E assim, acabam não conseguindo destacar-se em motores de busca on-line como o Google. Então, faça muita pesquisa para encontrar bons fornecedores. Passe dias ou até semanas pesquisando opções a fundo que possam atender às suas necessidades comerciais. E quando encontrar fornecedores em potencial, pesquise a história deles, sua reputação, procure opiniões de outros clientes, ligue para obter mais informações relevantes, como preço, entrega, prazo, saúde financeira, capacidade de produção, o que for. Em outras palavras, faça uma pesquisa realmente aprofundada e interaja com eles para ver como eles atendem os clientes. E avalie se eles estão de acordo com suas necessidades comerciais. Lembre-se de que quanto melhor o serviço prestado pelos fornecedores, mais importante será para sua empresa. Afinal, é com eles que você terá uma parceria. 

3. Participe de feiras e eventos do seu segmento

Feiras ou eventos são ótimos lugares para fazer networking. Basicamente, é a maneira de cultivar relacionamentos profissionais em ambientes diversos e usar esses relacionamentos para algum propósito, como fortalecer amizades, negociações comerciais ou aproveitar oportunidades no mercado de trabalho. E isso é muito vantajoso porque são nessas conversas pessoais que é possível encontrar oportunidades de negócios que, talvez, na internet, não fosse viável. Na verdade, participar de feiras e eventos pode proporcionar uma experiência melhor e mais próxima com potenciais fornecedores. Portanto, visite esses lugares sempre que possível para criar uma boa rede de contatos. 

4. Não se preocupe com o preço

Sim, o preço é importante, mas existem outros pontos muito valiosos que precisam ser considerados. Como o crédito fornecido pelo fornecedor, disponibilidade de estoque, consignação, reposição rápida e qualidade, por exemplo. No caso do crédito fornecido pelo fornecedor, é importante porque, muitas vezes, sua empresa não tem tanto dinheiro disponível em caixa. E ao pagar a prazo, sua empresa pode ter mais tempo para vender produtos e poder pagar as contas com maior segurança. A consignação, se possível, é valiosa para empresas com pouco dinheiro em mãos. Consignação é quando você tem um produto que vai ser colocado à venda sem que o comerciante precise comprar o produto. Dessa forma, a loja só paga o fornecedor se vender o produto. Nesse caso, o risco para a loja é menor, já que se não vender, pode devolver os produtos. Em relação à disponibilidade de estoque, é muito importante que os fornecedores tenham uma capacidade de produção suficiente para garantir que nunca haverá falta de produtos para entregar à sua empresa. E assim, seu negócio poderá atender toda a sua demanda da maneira certa. E isso também vale para a reposição rápida. Se o fornecedor não conseguir entregar dentro dos prazos que você precisa, sua empresa pode ter problemas e não conseguir fazer vendas devido a atrasos na entrega de seus fornecedores. E, por fim, a qualidade é essencial para ser analisada. Se o fornecedor não conseguir entregar a qualidade necessária que sua empresa procura, naturalmente, não será uma boa escolha. 

5. Preço e métodos de pagamento

Como dito anteriormente, os preços são fundamentais ao escolher bons fornecedores. No entanto, estude e entenda qual cenário se encaixa melhor no fluxo de pagamento da sua empresa. Além disso, não se esqueça de considerar os valores de outros itens, como frete, impostos, taxas de serviço, entre outros. Isso é muito importante para considerar no valor total final, para não ter perdas futuras.

6. Peça amostras

Procure fornecedores que possam fornecer amostras, porque desta forma você será capaz de conhecer realmente a qualidade do produto ou serviço sendo comprado. E, assim, sua empresa poderá avaliar se a qualidade é boa o suficiente para poder comprar uma quantidade maior. Isso evitará a compra de algo que não atenda às necessidades da sua empresa.

Não dependa apenas de um fornecedor: Tenha pelo menos dois fornecedores e seja honesto e transparente sobre isso. Deixe seus fornecedores saberem que eles não são os únicos. Isso criará um relacionamento honesto entre as empresas e um sentimento positivo, por mais competitivo que seja. 

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Essas foram algumas dicas para você encontrar bons fornecedores para o seu varejo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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