this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 10:23:06 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Gestão de energia com internet das coisas em IBTs

A gestão de energia com a internet das coisas é uma estratégia de economia para o negócio. Deixe sua indústria inteligente, otimize tempo e dinheiro.

· 06/03/2023 · Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O custo de energia nas Indústrias de Base Tecnológica (IBT) já é considerado alto e, com o aumento das tarifas, esse cenário piorou ainda mais, afetando os custos e a rentabilidade dessas empresas.

A gestão de energia com a internet das coisas (IoT) é uma forma de otimizar os gastos e ainda contar com o auxílio da tecnologia para facilitar o acompanhamento real do custo com energia na empresa. 

A internet das coisas é uma forma de coletar e transmitir dados de forma eficiente e que pode ajudar em vários processos industriais. É a partir do mapeamento de informações que essa tecnologia atua e ajuda a empresa a encontrar falhas e pontos de melhorias que levam a economia.  

Gestão de energia com internet das coisas 

A gestão energética com a IoT é uma ferramenta de dados. Se a empresa precisa de uma pessoa para monitorar se a energia está sendo usada, não será mais necessário.

Mas, muito além de acender e apagar, esses dispositivos recebem informação em tempo real sobre o local, arredores, fluxo de pessoas e condições climáticas. Ao reter esses dados, a empresa consegue traçar uma estratégia de uso de energia de forma mais sustentável. 

Com a internet das coisas, o fornecimento de energia fica mais inteligente e com um custo mais baixo do que com outros sistemas de controle e monitoramento que ocupam espaço nos prédios.

A partir da IoT, funcionários podem controlar a energia com smartphones ou outros dispositivos que fazem parte da rede integrada da empresa. 

Outro ponto positivo na gestão de energia com a internet das coisas é a captação de informação. É possível saber mais sobre o uso, espaço e real necessidade.

Com esses dados, a empresa consegue desenhar estratégias de economia ou pensar soluções práticas que podem ajudar a diminuir o consumo, podendo ainda identificar modos de racionalizar o uso de energia por linhas de produção ou departamentos quando necessário. 

As Indústrias de Base Tecnológica ganham a possibilidade de economizar com a gestão energética da IoT. Para uma estratégia de contenção de gastos, pode-se levar em consideração as informações do clima do local onde a empresa atua, o número de funcionários, horários de movimentações e a tendência de uso.  

A tecnologia veio para ajudar a otimizar ao máximo o trabalho humano, deixar os sistemas mais ágeis e os processos mais inteligentes. Aproveite a internet das coisas na IBT para melhorar a rotina de trabalho e ainda ajudar o seu financeiro! 

Leia mais: IoT - Quais são os benefícios da internet das coisas para a Indústria 4.0?

A indústria 4.0 e o admirável mundo da automação  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?