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Organização | LOGÍSTICA
Organize as araras da sua loja com dicas de VM

Como montar looks incríveis nas araras da sua loja? Como organizar seus produtos com harmonia, despertando o desejo do seu consumidor?

· 23/03/2023 · Atualizado em 08/04/2023
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Esse artigo é indicado para você que tem dúvidas na hora de organizar as peças da sua loja e que deseja aprender dicas imperdíveis de visual merchandising. Inspirados pelo conteúdo da Viviane Giron, selecionamos algumas sugestões sobre como dispor as peças nas araras da sua loja, conferindo mais sofisticação e alavancando as suas vendas. Confira!

A falta de organização nas araras pode causar uma série de problemas, tanto para o estabelecimento quanto para o cliente. Primeiramente, a apresentação caótica dos produtos pode desencorajar o consumidor a entrar na loja ou mesmo a procurar o produto que deseja. Além disso, pode tornar mais difícil para os funcionários encontrar os produtos que precisam, o que pode levar a perda de tempo e até mesmo a erros na expedição dos pedidos. 

A falta de espaço adequado para exposição dos produtos pode resultar em danificação ou sujeira desses itens, o que pode prejudicar a imagem da loja e reduzir suas vendas. Portanto, é fundamental que as araras sejam devidamente organizadas para evitar esses problemas e garantir uma boa experiência tanto para os clientes quanto para os funcionários da loja.

Criando harmonia visual

Se você costuma arrumar as araras e expositores da sua loja por categorias, isto é, blusas com blusas, calças com calças etc., saiba que esse não é o método mais indicado. A boa notícia é que a principal ferramenta dentro do visual merchandising para impulsionar vendas, e que vamos falar por aqui, é o cross merchandising. O cross merchandising consiste em promover produtos que se complementam entre si, impulsionando a venda de mais de um produto. É baseado no cross merchandising que montamos essas cinco técnicas para te ajudar a organizar sua loja.

A primeira técnica para começar a organizar sua loja é separar por cores. Você deve separar literalmente os tons neutros dos tons terrosos dos tons quentes e dos tons frios. Assim, vai ser possível a gente criar um impacto e uma harmonia visual na loja como um todo por meio das araras.

Geralmente, as lojas pequenas, as boutiques e as multimarcas não trabalham com a grade completa do produto, ou seja, do PP ao GG, e, muitas vezes, esse aspecto, por cada produto ser diferente um do outro, pode causar a sensação de desorganização dentro da loja. Então, a principal dica é agrupe por cores primeiro.

Quando você estiver separando por cores, perceberá que não existem apenas cores sólidas dentro do seu mix de produtos. Provavelmente, você irá se deparar com estampas. Nesse caso, a dica é tentar encaixar as estampas dentro das cores sólidas que tenham mais harmonia com os tons sólidos, que sejam mais parecidas com ela. Dessa forma, você vai conseguir distribuir proporcionalmente a quantidade de peças lisas e peças estampadas em cada arara. 

É também importante observar a proporção de tops e bottoms em cada área e ter cuidado para que cada uma delas seja composta por um mix de produtos, permitindo que o cliente monte um look completo. Tops e bottoms são os termos usados no varejo de moda para se referir às peças usadas na parte de cima, como casacos, jaquetas, blusas, e à peças usadas na parte de baixo, como calças e shorts. Quando montamos a arara, devemos sempre cuidar da proporção dos dois elementos. A sugestão é começar sempre pelas blusas, seguidas pelos casacos, depois as calças e os vestidos, assim, educamos o cliente a se orientar dentro da loja e combinar os produtos. 

O terceiro truque para criar harmonia visual e impulsionar as vendas é alternar entre looks frontais e laterais na arara. É uma ótima estratégia para criar padrão e ritmo na exposição dos produtos. Para fazer um look frontal, podemos optar por um cabide conhecido como cabide silhueta, indicado para vestidos e saias. Também é possível usar dois cabides, um para o top e outro para o bottom, e com a ajuda de um prolongador, evidenciar a silhueta do produto.

O quarto truque é usar e abusar das sobreposições para evidenciar o mix de produtos e montar um look completo que desperte o desejo do cliente. Utilizar brincos, pochetes, cintos  e acessórios em geral para complementar e crescer os looks. 

O quinto truque, apesar de parecer básico para muitos, é fundamental: a excelência operacional. É importante passar todos os produtos e organizá-los de forma clara e atrativa para o cliente, sempre dispor os produtos do menor para o maior. Não exponha produtos amassados ou sujos, preze sempre pela limpeza e organização das suas peças. 

Por último, dedilhar os cabides. Dedilhar é o tempo usado no varejo de moda para deixar um espaçamento exato entre um cabide e outro. Uma dica importante é tomar cuidado com a quantidade de peças que você irá expor nas araras. Para isso, é necessário que seu expositor tenha espaço suficiente para que seu cliente possa mover os cabides de forma confortável, sem que pareça que sua arara está lotada de peças.  

Quando as peças estão organizadas, fica mais fácil para os compradores encontrar o que estão procurando, e para as vendedoras realizarem as tarefas de manutenção do estoque. Além disso, uma loja organizada transmite aos clientes a sensação de cuidado e profissionalismo da empresa.

Seguindo esses cinco truques, sua loja ficará completamente diferente, muito mais organizada, atrativa e cheia de looks completos. O mais importante é conhecer muito bem a sua clientela e definir a identidade da sua marca. Existe uma estratégia de visual merchandising para cada tipo de marca, justamente para promover o produto da melhor forma. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

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Essas foram algumas dicas sobre harmonia no ponto de venda e como organizar suas araras de forma mais atraente e intuitiva. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.  

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