- Página Inicial
- SBRT
Informa sobre o cultivo da maca peruana
Informações sobre abacaxi e coco em calda e envase.
Informações de produção, ingredientes e contraindicações para tintura de cabelo com folha de alfeneiro (Ligustrum lucidum)
Informações sobre qual caixa utilizar para diferentes tipos de abelha sem ferrão.
Informações sobre descorante natural para purificação de gordura animal.
Informações sobre certificações para equipamentos com tecnologia Bluetooth
Informa sobre reuso de efluentes da indústria de bebidas e apresenta as normas pertinentes à produção e comercialização de fertilizantes
Informações a respeito da produção de vacina para uso humano
Apresenta informações para obtenção de licença de funcionamento na ANVISA, responsabilidade técnica e equipamentos necessários para abertura de empresa para fabricação de perfumes contratipo
Informações sobre as propriedades físicas e químicas da manta abrasiva utilizada em esponjas de lavar louça
Informa sobre fabricação de resinas odontológicas e sua aplicação.
Informa sobre fornecedores de alevinos no estado do Amazonas
Informa sobre fornecedores de ração para alevinos no estado do Amazonas
Informa sobre tipos de edulcorantes, possíveis problemas na fabricação do doce de leite e alternativas para produção do doce de leite diet em tablete
Aborda a função de alguns materiais utilizados na solda, além de apresentar fornecedores de tais produtos para o estado de Santa Catarina.
Apresenta informações a respeito de certificadora digital, certificados digitais e seus tipos
Indica qual enquadramento e legislação para fabricação de suco pasteurizado
Apresenta informações sobre qualidade de absorção de nutrientes em ração para pirarucu e lista de fornecedores no estado da Bahia.
Apresenta informações sobre itens presentes na ração para pirarucu e peixes carnívoros
Apresenta informações sobre fornecedores de carne e hortifrúti na Região Sudoeste do Estado da Bahia
Este dossiê apresenta, primeiramente, o processo de deposição de zinco em superfícies e as técnicas disponíveis. Posteriormente, são detalhados os mecanismos da galvanização por eletrodeposição bem como suas propriedades, etapas, variações, vantagens, relação com o meio ambiente, pintura e normas técnicas.
Soluções e inovações tecnológicas para lacres, materiais empregados, formatos, características de acordo com o produto acondicionado, seja ele, pastoso, sólido ou líquido. As maquinas empregadas na aplicação do lacre de forma que o produto não sofra a ação de agentes externos e conservem por mais tempo suas características originais.
Apresenta informações sobre a automação residencial, considerando aparelhos e dispositivos eletrônicos no controle de tarefas cotidianas.
Os cogumelos comestíveis e medicinais são produtos naturais sensíveis a contaminações por vírus, bactérias, fungos e insetos e alguns cuidados devem ser tomados para evitar estas contaminações. Desta forma, este dossiê tem como objetivo determinar as precauções sanitárias na chegada do composto colonizado para cultivo dos cogumelos a fim de evitar contaminações, determinar as principais fontes de contaminação durante o cultivo em estufa, caracterizar contaminações causadas por vírus, bactérias, fungos e insetos, apresentar medidas de controle clássicas e alternativas das contaminações, determinar processos de limpeza de estufas e normas de qualidade higiênico-sanitárias durante o processo de cultivo.
Informações a respeito dos diversos tipos de sistemas de exaustão existentes, sistemas de filtragem utilizados, captação, uso adequado do sistema ao material a ser retirado, equipamentos utilizados, instalação, legislação, normas técnicas e fornecedores.
O empreendedor deve estabelecer e manter procedimentos para identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços que possam ser controlados e sobre os quais presume-se que tenham influência, a fim de determinar aqueles que tenham ou possam vir a ter impacto significativo sobre o meio ambiente. Neste sentido este dossiê objetiva caracterizar os aspectos e impactos da indústria de cerâmica vermelha.
O trabalho de elaboração da correta especificação do motor elétrico projetado para a utilização nos acionamentos motrizes de diversos processos industriais, é desenvolvido na exposição sistemática dos parâmetros elétricos e mecânicos intervenientes nos cálculos de dimensionamento, se ajustando as recomendações contidas das normas técnicas, definindo ainda as variáveis de operação para os diversos regimes de trabalho.
Carne Mecanicamente Separada (CMS) é aquela que resulta do aproveitamento através da separação mecânica de pequenas porções de carne que ficam aderidas aos ossos após a desossa normal. O tipo de matéria-prima, tecnologia de fabricação, características, equipamentos utilizados, rendimento, conservação e utilização serão abordados neste dossiê.
Aborda a descrição botanica, variedades, clima, solo, plantio, práticas culturais, adubação, produção , subprodutos, pragas e doenças da lichia.
A popularidade das gérberas é cada vez maior. Nos últimos anos, ela alcançou um lugar de destaque entre as cinco variedades mais cultivadas na Holanda. Sua popularidade também aumentou no mundo inteiro, e está logo atrás de outras flores preferidas, tais como, a rosa e o cravo. As Gérberas podem ser cultivadas em vários tipos de clima e em qualquer região do mundo. As principais áreas de produção se encontram na Holanda, Itália, Alemanha, França e Califórnia. No Brasil ela se concentra na região de Holambra e Mogi, e constitui uma das principais espécies da pauta de exportação para o EUA e Europa. Seu cultivo é relativamente simples. Para ser bem sucedido nesta atividade, é necessário cumprir algumas exigências básicas descritas neste trabalho, como o estudo prévio das características do solo, analise da água, ausência de patógenos no solo, conhecimento das técnicas de cultivo, cuidados com a irrigação e fertirrigação, colheita e embalagens
A arborização urbana proporciona benefícios de ordem física, social e ecológica. Torna-se fundamental nos ambientes urbanos por absorverem CO2 do ar e devolverem à atmosfera o oxigênio, vital para a qualidade da vida humana. Entretanto, é observado que a arborização sem planejamento tem provocado transtornos nos espaços urbanos. Conceitos inadequados de conservação tem produzido árvores de risco, uma vez que favorecem a infestação por pragas, culminando na morte das mesmas que por sua vez causam graves acidentes vindo a cair sobre redes de distribuição elétrica, prédios públicos, veículos e pessoas. Apesar da manutenção e do plantio de árvores urbanas em praças, jardins, canteiros centrais e ruas ser responsabilidade das prefeituras municipais, o presente dossiê pretende fornecer orientações uma vez que observa-se um aumento de empreendedores particulares voltados em executar estas ações em parceria com os poderes públicos.
É cada vez maior o interesse das organizações na implementação e certificação dos seus Sistemas de Gestão Ambiental, da Qualidade e de Segurança e Saúde Ocupacional, de forma integrada. Com a crescente pressão nas empresas para se fazer mais com menos, várias delas estão vendo a integração dos Sistemas de Gestão como uma excelente oportunidade para reduzir custos com o desenvolvimento e manutenção de sistemas separados, ou de inúmeros programas e ações que, na maioria das vezes, se superpõem e acarretam gastos desnecessários. A ideia central dos Sistemas de Gestão Integrados é, então, proporcionar à gestão, reduzir a duplicação de recursos no aspecto de implantação, documentação, treinamento, auditoria entre outros, e evitar a complexidade de sistemas que são de difícil implantação e manutenção. Este dossiê procura apresentar os componentes relacionados as normas de Saúde e Segurança (OHSAS 18001) e Meio Ambiente (ISO 14001) em sistema integrado em laboratórios químicos, onde serão abordados assuntos tais como: ciclo PDCA, etapas para implantação do SMS, segurança em laboratório, gestão de resíduos sólidos, a política nacional de resíduos sólidos, prevenção de acidentes, sistema de combate a incêndio.
O presente dossiê discorre sobre aspectos relacionados à criação em cativeiro do polvo comum, cientificamente denominado Octopus vulgaris. Neste, podem ser encontradas informações sobre as características estruturais e hábitos, bem como sobre as técnicas de criação de polvo em cativeiro, abordando aspectos como: reprodução, alimentação, crescimento, engorda e condições de higienização do cativeiro.
Instalações para o processamento, aplicação do processo de higienização, fluxo de processamento do coco ralado e do leite de coco, embalagem, condições de conservação e armazenamento.
Este dossiê aborda informações sobre suinocultura: instalações, raças, manejo dos diversos tipos de criação, manejo sanitário, reprodução, manejo reprodutivo, alimentação, nutrição, melhoramento, enfermidades e produtos.
Atualmente, a demanda por produtos diet e light em função, principalmente, do grande número de portadores de doenças como obesidade, diabetes e coronariopatias. Devido ao crescimento desta classe de produtos, este dossiê abordará informações técnicas sobre a utilização na indústria alimentícia dos diferentes tipos de adoçantes (naturais e artificiais) existentes no mercado e a legislação pertinente aos adoçantes.
A publicação deste dossiê tem por finalidade fornecer subsídios para os empresários de pequeno e médio portes interessados no aproveitamento de frutas. Tratase de uma adaptação do ?Manual para Fabricação de Geleias? publicado pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC em 1985, onde são apresentados dados gerais sobre os componentes do doce, informações sobre a formação do gel, metodologia de processamento, embalagem e relação dos principais defeitos que podem ocorrer no produto.
A publicação deste dossiê tem por finalidade fornecer subsídios para os empresários de pequeno e médio portes interessados no aproveitamento de frutas. Trata-se de uma adaptação do ?Manual para Fabricação de Geleias? publicado pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC em 1985, onde são apresentados dados gerais sobre os componentes do doce, informações sobre a formação do gel, metodologia de processamento, embalagem e relação dos principais defeitos que podem ocorrer no produto.
A produção mais Limpa (PmaisL) tem como objetivo a redução ou eliminação dos resíduos desde a escolha das matérias-primas, otimização dos processos até a reciclagem interna e externa e posterior armazenagem e destinação final dos mesmos. Como o conceito de PmaisL ainda não está difundido dentro da sociedade, este dossiê busca abordá-lo, mostrando suas etapas de implementação e seus benefícios econômicos e ambientais dentro das indústrias do setor de transformação de plásticos. Para melhor entendimento dessa técnica, será exibido de forma geral o processo de produção utilizado nestas indústrias e exemplos de estudos de casos realizados. Serão destacados ainda neste documento aspectos referentes à legislação ambiental pertinente.
Durante o período de vida útil das Unidades Flutuantes de Produção e Estocagem FPSO's ocorre exposição à atmosfera marinha e são submetidas a diferentes meios corrosivos, o que implica na especificação de sistemas comprovadamente eficazes de proteção contra a corrosão. Quando se especifica um esquema de pintura, o objetivo primordial é a obtenção de excelente desempenho frente ao meio corrosivo. Na questão ambiental, o desempenho desse esquema exerce influência levando-se em consideração que, quanto menor o número de intervenções para manutenção de pintura, menor será a agressão ao meio ambiente. Diante do exposto, este dossiê terá como objetivo a apresentação de novos conceitos, procedimentos técnicos, análises técnicas e econômicas para pintura de FPSO's, com ênfase na proteção ambiental e saúde ocupacional a fim de proporcionar redução de custos.