Sebrae Conecta mostra como priorizar as tarefas do seu dia a dia para concretizar a sua ideia de negócio.
Você teve uma grande ideia para montar um empreendimento e está pensando em tirá-la do papel. Mas, ao começar o planejamento, percebeu que talvez esse passo seja muito grande. Afinal, vai precisar conciliar as suas atividades atuais com as da futura empresa até se estabelecer no mercado.
Essa história é familiar? Muitos empreendedores enfrentam esse dilema, já que não dá para largar tudo da noite para o dia. Por isso, criamos conteúdos para você saber como priorizar suas tarefas e focar o que realmente importa: o sucesso nos negócios.
Em linhas gerais, a priorização das tarefas deve levar em conta as seguintes etapas:
1. Listar todas as tarefas do seu negócio
Cada uma delas deve ser descrita de forma clara: com a definição do objetivo, recursos necessários à execução, tempo necessário para a conclusão e outras.
2. Avaliar o prazo de entrega de cada tarefa
Depois, é preciso identificar quanto tempo cada tarefa levará para ser concluída.
Aqui, ficará claro que a prioridade não está somente relacionada com a ordem de execução das tarefas, mas também com o fato de identificar quais são mais importantes para o resultado.
3. Definir os critérios de prioridade
As tarefas podem ser classificadas de diferentes maneiras, por exemplo:
- Mandatórias – que vão definir os rumos das tarefas seguintes.
- Dependentes – que podem ser influenciadas por fatores externos, internos, legislações, contratos etc.
- Relacionadas ao diferencial do negócio, demandando mais tempo para a execução.
- Complexidade da tarefa – exigindo mais tempo e profissionais especializados.
- Importância financeira – na medida em que alguns contratos e clientes representam um percentual econômico maior nas finanças do negócio.
- Urgência – uma vez que algumas tarefas precisam ser realizadas dentro de um período ou perdem a validade.
Portanto, cada negócio deve mapear quais são as suas prioridades e, a partir delas, classificar suas tarefas.
4. Fazer a organização visual para as tarefas
Depois de determinar os critérios e classificar as prioridades, é preciso fazer com que o modelo seja visível para ser acompanhado. Para isso, organizar visualmente cores e fluxos de trabalho pode ser uma boa alternativa.
Tenha foco e planeje bem a sua jornada empreendedora
Foi um prazer te ajudar :)