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Planejamento | FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO
Aprenda a focar o sucesso da sua empresa

Sebrae Conecta mostra como priorizar as tarefas do seu dia a dia para concretizar a sua ideia de negócio.

· 19/02/2020 · Atualizado em 28/12/2022
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Você teve uma grande ideia para montar um empreendimento e está pensando em tirá-la do papel. Mas, ao começar o planejamento, percebeu que talvez esse passo seja muito grande. Afinal, vai precisar conciliar as suas atividades atuais com as da futura empresa até se estabelecer no mercado.

Essa história é familiar? Muitos empreendedores enfrentam esse dilema, já que não dá para largar tudo da noite para o dia. Por isso, criamos conteúdos para você saber como priorizar suas tarefas e focar o que realmente importa: o sucesso nos negócios.

Em linhas gerais, a priorização das tarefas deve levar em conta as seguintes etapas:

1. Listar todas as tarefas do seu negócio

Cada uma delas deve ser descrita de forma clara: com a definição do objetivo, recursos necessários à execução, tempo necessário para a conclusão e outras.

2. Avaliar o prazo de entrega de cada tarefa

Depois, é preciso identificar quanto tempo cada tarefa levará para ser concluída. 

Aqui, ficará claro que a prioridade não está somente relacionada com a ordem de execução das tarefas, mas também com o fato de identificar quais são mais importantes para o resultado.

3. Definir os critérios de prioridade 

As tarefas podem ser classificadas de diferentes maneiras, por exemplo:

  • Mandatórias – que vão definir os rumos das tarefas seguintes.
  • Dependentes – que podem ser influenciadas por fatores externos, internos, legislações, contratos etc.
  • Relacionadas ao diferencial do negócio, demandando mais tempo para a execução.
  • Complexidade da tarefa – exigindo mais tempo e profissionais especializados.
  • Importância financeira – na medida em que alguns contratos e clientes representam um percentual econômico maior nas finanças do negócio.
  • Urgência – uma vez que algumas tarefas precisam ser realizadas dentro de um período ou perdem a validade.

Portanto, cada negócio deve mapear quais são as suas prioridades e, a partir delas, classificar suas tarefas.

4. Fazer a organização visual para as tarefas

Depois de determinar os critérios e classificar as prioridades, é preciso fazer com que o modelo seja visível para ser acompanhado. Para isso, organizar visualmente cores e fluxos de trabalho pode ser uma boa alternativa.

Tenha foco e planeje bem a sua jornada empreendedora


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