Saiba o que é o capital empreendedor e como esse tipo de recurso se aplica à sua empresa.
O capital empreendedor, também conhecido como capital ou investimento de risco, é uma das formas de captar recursos para realizar os planos e projetos de longo prazo do seu negócio. Nessa forma de financiamento, um investidor (chamado de investidor de risco) aporta recursos no empreendimento em troca de participação societária, geralmente minoritária, de uma empresa de capital fechado.
Essa aplicação pode ocorrer em diversos momentos de um projeto, de negócios que estão começando até os mais maduros, que já têm uma grande operação, mas precisam de recursos para continuar.
Em um empréstimo, uma empresa capta uma quantia que será devolvida ao longo do tempo com juros. No caso do capital empreendedor, o investidor aporta os recursos na empresa em troca de uma participação societária. Geralmente, o objetivo é vender essa participação após alguns anos por um valor maior do que pagou.
Investidores de risco podem entrar em diversas etapas de desenvolvimento de um negócio. Para cada estágio, existe um tipo de investidor com critérios de seleção e objetivos específicos.
São modelos híbridos de negócios nos quais gerar lucro e comprometimento caminha junto com a minimização dos problemas sociais, rompendo com as tradicionais fronteiras entre os setores social e privado, entre os negócios e os impactos sociais.
Esse tipo de empreendimento tem se mostrado uma alternativa para o desenvolvimento sustentável e mais justo, além de estar assumindo um caráter estratégico no crescimento socioeconômico; na geração de emprego; na distribuição de renda; na inclusão social produtiva; na geração de tributos; e no atendimento a demandas socioambientais da base da pirâmide.
Foi um prazer te ajudar :)