Grupos de artesãos podem aperfeiçoar fabricação de seus produtos e aumentar produtividade com conhecimentos adquiridos por meio da inovação e da tecnologia.
O Sebrae desenvolveu solução de inovação e tecnologia voltada para o artesanato. Grupos de artesãos que trabalham com produtos originados da união de vários componentes têm a oportunidade de aperfeiçoar a gestão das unidades produtivas no país.
A solução Práticas de produtividade para o artesanato capacita comunidades envolvidas no processo de fabricação do artesanato local. Um dos objetivos é preparar os artesãos para que, cada vez mais, eles se tornem autossuficientes, atendendo a um possível aumento da demanda.
A aplicação das metodologias apresentadas na solução permitirá aos artesãos aperfeiçoar a fabricação de seus produtos, buscando mais produtividade.
Confira a seguir informações sobre formato e modalidade, encontros e competências a serem adquiridas pelos participantes.
Em formato de curso na modalidade presencial, a solução tem carga horária de 24h, cumprida em três encontros, a serem realizados preferencialmente no próprio ambiente dos artesãos.
Os participantes entrarão em contato com as metodologias de Estrutura de Produto e Fabricação Sequencial, que são conceitos focados na alavancagem da produtividade.
De forma inédita, esses conceitos foram adaptados para a fabricação do artesanato.
As estratégias utilizadas incluem exposição dialogada e técnica de apresentação, além de exercícios individuais e em grupo.
No primeiro encontro, será apresentada a metodologia Estrutura do Produto. No encontro seguinte, os participantes aprenderão sobre a Fabricação Sequencial.
Ao participar do curso, o artesão aprenderá a aplicar as técnicas ensinadas durante os encontros e poderá aumentar a produtividade no seu artesanato.
Com a solução desenvolvida para os artesãos que precisam aumentar sua produtividade, espera-se que eles adquiram, ao fim do curso, as seguintes competências:
- Conhecer metodologias de produtividade que permitem aos artesãos compreender a fabricação do seu artesanato e o aperfeiçoamento dessa fabricação;
- Estar apto a aplicar, conforme suas necessidades, as metodologias de produtividade na fabricação do seu artesanato.
Saiba mais
- Conheça um case de artesanato no artigo Mercado de artesanato em crescimento
- Vendas de artesanato pela internet
- Arte com sustentabilidade no artesanato
- Manual de boas práticas para embalagem de artesanato
- Conheça seu cliente de artesanato
Foi um prazer te ajudar :)