Conheça os três cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae para incentivar o empreendedorismo entre jovens.
A educação empreendedora para o ensino médio está estruturada com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento integral dos jovens, procurando encorajar o protagonismo juvenil, sensibilizar e preparar os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, instigando-os a identificar oportunidades e planejar seu futuro por meio de atitudes empreendedoras.
Veja algumas vantagens de se ensinar empreendedorismo aos jovens:
- Contribuir para que as próximas gerações de profissionais e empreendedores sejam mais autoconfiantes.
- Ajudar a desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe.
- Desenvolver a liderança para empreender ou “intraempreender”.
- Capacitar os jovens para identificar oportunidades e solucionar problemas pessoais e profissionais.
- Incentivar o autodidatismo.
- Desenvolver a habilidade de falar em público.
- Aprimorar a comunicação interpessoal.
Para atender os estudantes do ensino médio, três cursos compõem o portfólio do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae: Formação de Jovens Empreendedores, Despertar e Crescendo e Empreendendo.
Formação de Jovens Empreendedores
O curso Formação de Jovens Empreendedores (FJE) estimula nos participantes o desenvolvimento das características do comportamento empreendedor. O curso orienta os estudantes a reconhecer seu potencial realizador e os incentiva a desenvolver uma postura empreendedora. Com isso, podem planejar o futuro procurando encontrar e aproveitar oportunidades de integração no mercado de trabalho ou na criação do seu próprio negócio, caso seja esta sua opção.
O curso está estruturado em seis oficinas complementares e sequenciais:
- Oficina 1 - Conexões, oportunidades e desafios!
- Oficina 2 - Eu: jovem empreendedor?
- Oficina 3 - Planejar para alcançar resultados
- Oficina 4 - Desafio empreendedor
- Oficina 5 - Apresentação do plano de negócios para o público externo
- Oficina 6 - A caminho do futuro
A capacitação dos professores é realizada ao longo de 40 horas. O curso é aplicado em 60 horas presenciais com os estudantes.
Despertar
O curso Despertar tem como objetivo incentivar o empreendedorismo entre jovens estudantes do ensino médio, transmitindo-lhes uma visão de mundo abrangente, para que possam identificar suas potencialidades e descobrir novas oportunidades.
A metodologia promove o despertar para uma visão ampla do empreendedorismo, englobando a cooperação, a cidadania e a ética. Ao final do curso, espera-se que eles estejam mais proativos e comprometidos com o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.
O curso está dividido em 22 encontros presenciais em sala de aula (44 horas), atividades de campo (16 horas) e a realização da Feira do Empreendedor (10 horas).
A capacitação dos professores é realizada em 32 horas.
Crescendo e Empreendendo
O objetivo deste curso é provocar uma discussão com jovens sobre trabalho, negócio e empreendedorismo. Pretende-se que eles conheçam esse universo e se predisponham a identificar oportunidades por meio da adoção de atitudes empreendedoras.
O curso é trabalhado no formato de oficinas e pode ser aplicado especialmente a projetos sociais com ações educacionais e a propostas pedagógicas de curta duração.
As doze horas do curso estão divididas em três encontros:
- Encontro 1 - Descobrindo atitudes empreendedoras
- Encontro 2 - Empreendedorismo na vida, no mundo do trabalho e dos negócios
- Encontro 3 - Pensando no futuro
A capacitação de professores tem duração de 23 horas.
Como participar
Secretarias estaduais e municipais de educação, associações que trabalham com jovens e instituições de ensino interessadas em proporcionar uma das soluções educacionais aos seus estudantes devem procurar o Sebrae mais próximo para negociar a parceria e a realização da capacitação dos professores.
Foi um prazer te ajudar :)