Confira os principais tipos de negócio e tenha acesso a um documento completo com direcionamentos para planejar e estruturar sua padaria.
Focada numa amplitude de produtos e serviços que visam atender as mais diversas demandas que o consumidor atual apresenta, a padaria conceito expressa uma nova concepção para a panificação e confeitaria brasileira.
As padarias incluem um amplo mix de produtos que aliam conforto e praticidade, além do cuidado com a apresentação em investimentos de diversos segmentos de serviços no ponto de venda. Destacam-se ainda fatores que agregam valor aos produtos como:
- Embalagens especiais.
- Iluminação diferenciada.
- Formato inovador e de layout: máquinas, equipamentos, balcões.
- Estrutura de centrais de produção.
O estilo da padaria brasileira apresenta-se como referência não somente no setor de alimentos, mas também na panificação mundial. Nossas empresas de panificação apresentam um modelo que varia muito em relação a outros lugares no mundo que mantêm o padrão tradicional de vendas. Ele tem sido apresentado, em feiras e eventos internacionais, a investidores estrangeiros, que passaram a conhecer o conceito e a investir nesse mercado, oferecendo aos empresários nacionais novas opções de maquinário, utensílios e equipamentos.
O objetivo é disseminar esse conceito da padaria brasileira não somente para os empresários estrangeiros, mas principalmente para os interessados no Brasil. Não é raro verificar que há empresários que ainda não conseguem adequar sua empresa de acordo com as exigências e demandas do consumidor moderno que busca na padaria um espaço para compras que vão muito além do pão francês.
A incorporação de novos produtos e serviços alinhados ao tamanho físico e disponibilidade de investimento por parte dos empresários fez com que fossem criados diferentes perfis de lojas, cada um focado em um modelo diferente de atuação. É possível perceber a consolidação de modelos de lojas divididos em:
- Escala industrial: produção feita em larga escala e a venda destes panificados não se destina somente ao consumidor local, mas ao atacado. Destaca-se a produção dos congelados e de pães embalados.
- Padarias de supermercados: a produção de panificados não é o principal negócio, mas se configura com a produção e venda de produtos com preços menores que ampliam a concorrência. As padarias de supermercado também podem ter métodos artesanais nos processos de fabricação.
- Processo artesanal: geralmente, a venda é direta ao consumidor, mas há também revenda para outros estabelecimentos, sem muita escala.
Confira os principais tipos de padarias artesanais:
- Loja tradicional: apresenta oferta reduzida de produtos e serviços, em face às múltiplas opções com as quais as padarias atualmente vêm operando.
- Loja master: tem amplo mix de produtos e oferece toda a conveniência ao consumidor para que este não se desloque a outro local.
- Loja gourmet: oferece alimentos prontos para todas as refeições do cliente.
- Loja express: foca em lanches e refeições rápidas, com atendimento ágil. É comum encontrar nessas empresas refeições prontas para levar, kits de lanches, pizzas em fatias, etc.
- Loja especializada, confeitaria ou boutique de pães: trabalha a produção própria, focando na qualidade e no reconhecimento de “grife” de seus produtos.
- Loja quiosque: localiza-se em locais públicos de grande circulação de pessoas, como praças, shoppings, aeroportos e rodoviárias. Apresenta um mix reduzido de produtos e foco em itens que atendam às necessidades do público, podendo ser café, confeitaria, lanches rápidos, produtos para levar ou outros.
Clique aqui para baixar o PDF Estratégias de Aplicação da Padaria Conceito com um planejamento completo e bem exemplificado de como desenvolver as etapas desse negócio, da infraestrutura à operação.
Foi um prazer te ajudar :)