Veja algumas soluções e conteúdos de gestão de pessoas que o Sebrae possui para facilitar a gestão do seu negócio.
Dentro de qualquer empresa, a boa gestão de pessoas pode beneficiar tanto os colaboradores, quanto os clientes. Funcionários que trabalham sob uma boa gestão rendem mais e, consequentemente, conseguem conquistar os clientes. Com as casas lotéricas, não é diferente.
Como se tratam de estabelecimentos que trabalham diretamente com o público, os lotéricos precisam investir alto na gestão dos seus funcionários, considerando essa gestão como uma etapa primordial no planejamento estratégico da sua empresa.
As indicações feitas aqui levam em consideração alguns aspectos importantes desse planejamento, no que se refere à Gestão de Pessoas:
Ideias de negócio - Casas Lotéricas
O empresário lotérico deve manter quantitativo de pessoas dimensionado conforme orientação da CAIXA, devidamente treinado em suas respectivas funções, de modo a operar o estabelecimento lotérico de forma satisfatória. Uma casa lotérica precisa de profissionais que exerçam as funções de caixa, atendente e gerente. É comum o proprietário assumir a função de gerente para gerir as operações cotidianas.
Gestão de Equipes de Vendas – E-book
A forma como as organizações lidam com seus colaboradores influencia diretamente nos seus resultados.
Gestão de pessoas é um tema que desperta muito o interesse das organizações. Neste e-book você vai ter acesso a informações para ajudar na criação e manutenção de uma equipe bem preparada para gerar os melhores resultados para o seu negócio. De acordo com a publicação, o tema é importante porque impacta diretamente o desempenho e o resultado das empresas. A excelência neste processo é fator determinante na oferta de produtos e serviços competitivos e atrativos para o mercado.
Cultura Organizacional: o que é, como se forma e meios de fortalecer (Parceria Endeavor)
Se a estratégia representa os tijolos, a cultura organizacional, sem dúvida, é a argamassa que mantém as paredes sólidas. Descubra como diagnosticar e fortalecer a cultura da sua empresa.
Liderança Inspiradora: como inovar na gestão de pessoas (Parceria Endeavor)
Ter uma liderança inspiradora faz funcionários felizes, e funcionários felizes fazem uma empresa melhor.
Este e-book traz informações importantes para criar um time de sucesso.
A importância das pessoas para seu empreendimento
Investir em capital intelectual, identificar suas habilidades e possibilitar seu desenvolvimento é tão ou mais importante quanto investir em tecnologia.
Neste artigo vai poder ler mais sobre essas questões.
Planilhas que facilitam a Gestão – Pessoas
Indicamos a você, lotérico, algumas ferramentas que o ajudarão a organizar a gestão da sua equipe, de forma simples, mas eficaz.
A organização e a gestão de pessoas são algumas das tarefas que os empreendedores têm bastante dúvidas de como realizar. Estas planilhas vão ajudar você a organizar melhor seus documentos, delegar tarefas e fazer treinamentos eficientes.
Contratações / Regulação do Contrato de Trabalho / Demissões
É importante que o contrato de trabalho da equipe esteja sempre dentro das leis, que os impostos sejam pagos corretamente para manter os funcionários registrados e trabalhando no período de funcionamento da lotérica, dentre outros aspectos trabalhistas.
Pensar na documentação de contratação dos funcionários, por exemplo, é tão importante quanto estar atento aos documentos dos funcionários que foram desligados da equipe. Por esse e outros motivos, é necessário que o lotérico esteja sempre atento aos modelos principais de demissão e rescisão de contrato trabalhista.
Saiba Mais:
Neste vídeo, aprenda a chegar a um valor salarial que motive seus funcionários, mas não comprometa o crescimento da sua empresa.
Saiba como formalizar a admissão e registro de empregadoO que você precisa fazer para registrar a admissão de um novo empregado na sua empresa.
Recrutamento de Pessoal
Um recrutamento bem feito e bem planejado reforça uma boa gestão de pessoas. O lotérico pode optar por um recrutamento externo, onde busca uma pessoa no mercado para preencher uma vaga aberta dentro da empresa, ou utilizar o recrutamento interno que dá oportunidade aos funcionários que trabalham há muito tempo na lotérica, para ocupar outros cargos.
Indicações:
- Curso on-line – Formação de Equipes como Estratégia de Sucesso
Este curso tem como objetivo fazer sua empresa crescer e ainda ganhar a admiração de seus colaboradores. Nele, aprenderá como a formação de equipes motivadas pode ser uma das estratégias de sucesso fundamentais para o seu negócio.
Neste artigo, você vai entender que organizar uma equipe demanda tempo e conhecimento, principalmente na hora de contratar funcionários e colaboradores. Mas, com algumas dicas, esse processo pode ser muito mais rápido e eficiente.
Recrutar e selecionar bem resulta em boas contratações
Neste artigo, conheça os pontos positivos e negativos de se recrutar candidatos dentro e fora da empresa.
Seleção de Pessoal
Para fazer a seleção dos candidatos que já foram recrutados, o lotérico precisa ter em mente que algumas habilidades devem ser priorizadas, principalmente se for para preenchimento de vaga de operadora caixa da lotérica. Portanto, é muito importante ficar atento às qualidades de comunicação e interação pessoal que o novo funcionário possa ter. Nesse contexto, o lotérico pode usar no seu processo de seleção entrevistas e testes psicológicos, pois com essas estratégias os candidatos poderão mostrar sua sensibilidade frente aos problemas comuns da lotérica, principalmente no que tange ao tratamento dos clientes.
Indicações:
Gestão de Pessoas – Recrutamento e Seleção
Neste vídeo vai entender a diferença entre recrutamento e seleção de pessoas. Além disso, terá acesso a algumas dicas para encontrar os colaboradores adequados aos cargos que pretende preencher.
Para evitar alta rotatividade, as empresas devem saber avaliar o perfil dos candidatos de acordo com as necessidades de cada função.
Dicas e boas práticas para entrevistar profissionais com eficiência
Uma boa seleção aumenta as chances de trazer colaboradores de valor para a empresa. Conheça alguns aspectos essenciais ao entrevistador.
Motivação
Manter a gestão de pessoas dentro da lei é fundamental para uma casa lotérica. Devido ao grande fluxo de pessoas que entram e saem todos os dias desse estabelecimento e pela rotina de atendimento ao público, os funcionários precisam estar motivados ao trabalho e buscar melhores resultados na sua performance.
Curso gratuito – A liderança na gestão de equipes
O objetivo do curso é ajudar os empreendedores a organizar, ter disciplina, resolver conflitos e comunicar melhor para otimizar seus resultados com sua equipe.
Por que profissionalizar os funcionários
Os trabalhadores são a base de sustentação de qualquer empresa. Se não são devidamente preparados, é necessário tomar algumas atitudes urgentes, pois o despreparo poderá prejudicar em muito a qualidade do trabalho e acarretar uma imagem negativa da empresa, além de aumentar significativamente os custos.
A qualidade de uma empresa, produto ou serviço começa pelas mãos de quem colabora para que os resultados aconteçam. Ter uma equipe bem-preparada, dá tranquilidade ao empreendedor e aumenta as chances de fidelização dos clientes, além de elevar as vendas.
Capacitar e desenvolver competências é um processo
Talentos. Competências. Habilitar pessoas para que sejam talentosas e que, ao brilharem, façam a empresa brilhar. Quem dispensa? Quem consegue alcançar ou oferecer esta capacitação?
Conheça as fases do processo de desenvolvimento de competências, fator essencial à cultura do conhecimento na empresa.
Remuneração Variável
Capacitação dos colaboradores para manutenção de equipes qualificadas
É sempre bom ter uma equipe afinada com o trabalho. A cartilha produzida pelo Sebrae orienta o dono de um pequeno negócio sobre a importância da capacitação de pessoal. Trata-se de uma maneira de adequar as qualificações dos funcionários aos requisitos necessários para o desempenho de atividades e funções.
Rotatividade de Pessoal
Em caso de alterações constantes no quadro de funcionários da empresa, pesquise o nível de satisfação de sua equipe para identificar a origem do problema.
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