Descubra como as mídias sociais podem ajudar sua estratégia de marketing digital a conquistar e fidelizar mais clientes.
Uma boa presença nas redes sociais é fundamental para estar próximo dos seus consumidores nos dias de hoje. Pessoas de todas as faixas etárias estão na internet e procuram por produtos e serviços on-line constantemente.
Além disso, investir nas redes sociais da sua empresa é uma ação relativamente barata, que tem um ótimo custo-benefício. Entretanto, tanta eficiência e facilidade cobram o seu preço: as mídias sociais pedem cuidados e atenção constantes. Ao contrário das mídias tradicionais, como revistas, panfletos e outdoors, que eram estáticos, as redes sociais estão em constante movimento e mudança. É preciso atenção e atualização constante.
Uma pesquisa da Oracle, empresa de ferramentas para gestão de mídias sociais, demonstra claramente essa demanda constante do meio digital. De acordo com o estudo, a maioria dos usuários do Twitter espera que reclamações ou comentários sejam respondidos em até duas horas (e de maneira pessoal, nada de bots). Já no Facebook, 51% dos entrevistados buscam respostas no mesmo dia para as dúvidas ou queixas publicadas na plataforma.
Por isso, fique atento às especificidades de cada rede social para atender bem seus consumidores e manter sua marca com uma reputação positiva. Neste conteúdo, apresentaremos melhor algumas das redes mais acessadas pelos brasileiros. Confira!
As redes mais populares
Facebook
O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas pelas empresas brasileiras. Isso se deve, principalmente, ao fato da plataforma reunir pessoas de diferentes faixas etárias, regiões e classes sociais. Ou seja, o seu público é bastante diversificado.
Portanto, os primeiros passos para investir no marketing digital dessa ferramenta são: criar a sua fanpage e definir os grupos que você pretende alcançar. A partir disso, você pode começar a investir no relacionamento com seus possíveis clientes, além de criar anúncios pagos.
Instagram
O Instagram começou apenas como um aplicativo de edição e publicação de fotos, mas logo alcançou o status de rede social. Atualmente, é uma das redes sociais preferidas dos brasileiros. Ao longo dos anos, o Instagram fez adaptações de formatos, de acordo com a mudança nos hábitos dos consumidores. Muitas empresas utilizam essa plataforma para vender, manter um relacionamento com os clientes, anúncios pagos e também investem em parcerias com influenciadores - que publicam fotos usando os produtos da marca e/ou serviço.
Além disso, os stories e o reels permitem a publicação de vídeos curtos, como tutoriais, resenhas e outros conteúdos inovadores.
Pinterest
O Pinterest é uma rede social para a publicação de fotos, uma espécie de “quadro de cortiça” on-line, no qual os usuários salvam referências, ideias e até produtos que desejam comprar.
O micro e o pequeno empreendedor podem criar painéis com as imagens dos produtos. Além disso, também podem criar ações em datas comemorativas. No Dia dos Namorados, por exemplo, pode-se criar um painel para divulgar produtos específicos para a data e divulgá-lo em outras redes sociais ou enviá-lo por e-mail.
Twitter
O Twitter é um microblog que permite a publicação de fotos, vídeos e textos. Atualmente, é possível escrever no máximo 280 caracteres, mas a rede social anunciou que essa limitação de caracteres deve acabar. Para micro e pequenas empresas, essa ferramenta pode ser utilizada para divulgar notícias institucionais, informações sobre seus produtos, promoções e manter uma relação próxima com clientes. Saiba mais sobre a melhor linguagem para essa plataforma aqui.
Saiba mais
Para saber mais sobre a gestão das suas redes sociais, confira os outros conteúdos do Sebrae sobre o tema:
Planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais
Foi um prazer te ajudar :)