this is an h1

this is an h2

Finanças | CONTROLE FINANCEIRO
Virando o jogo

Uma crise econômica afeta milhares de empreendedores, mas, se depender do Sebrae, a sua empresa sairá dela ainda mais fortalecida.

· 09/11/2016 · Atualizado em 24/10/2022
Imagem de destaque
FAVORITAR
Botão favoritar

As crises econômicas têm diversas naturezas e podem ocorrer a qualquer momento, mas, mais importante do que o fato em si, é como lidamos com a situação. Estar preparado e ter ferramentas que possam ajudar na reversão do cenário é fundamental para a minimização dos resultados negativos.

Inovar pode ser uma boa alternativa, mas, para lidar com a instabilidade econômica, é preciso agir com cautela. As decisões tomadas podem levar ao equilíbrio financeiro da empresa ou podem provocar um efeito contrário, como prejuízos e endividamento, colocando em risco a própria sobrevivência do negócio. 

Assim, listamos abaixo algumas sugestões para incrementar o processo de inovação na sua empresa:

1. Foque nas necessidades do cliente

Tente encontrar algo que o seu cliente deseje e que você possa oferecer sem gerar altos investimentos financeiros. Às vezes, não é necessário grandes ações. Muitas vezes, os clientes querem algo que você já pode prover com a sua estrutura, mas ainda não tinha se atentado. Surpreenda-o.

2. Abra-se para novas contribuições

Quando nos focamos apenas nos nossos pensamentos, corremos o risco de obtermos sempre as mesmas respostas. Não hesite em chamar a sua equipe para participar do processo. Além de valorizar as pessoas, poderá se surpreender com as novas visões apresentadas.

3. Mantenha a cabeça e os olhos abertos

Para encontrar oportunidades de inovação, é importante construir pontes entre funcionários, cargos, departamentos e até mesmo hierarquias. Crie a cultura da partilha e esteja atento ao mercado.

Para apoiar os pequenos negócios em momentos de crise econômica, o Sebrae coloca ao seu alcance dicas e orientações valiosas para ajudar a sua empresa a virar o jogo e superar as dificuldades financeiras.

A boa notícia é que uma crise pode ser também uma ótima oportunidade para os empreendedores! 

Por isso, fique atento, analise o mercado e preste atenção ao cenário e às tendências. Assumir o controle da situação para virar o jogo exige planejamento e medidas assertivas.

Para ter êxito nas decisões, é preciso conhecer muito bem o próprio negócio e não desperdiçar uma boa oportunidade.

O Virando o Jogo é um conjunto de conteúdos que o Sebrae preparou especialmente para os pequenos negócios que querem mudar a situação e retomar o controle do empreendimento. São cursos, palestras, oficinas, cartilhas e audiovisuais com orientações técnicas e dicas para você vencer a crise e impulsionar os seus negócios.

Com o Virando o Jogo, você também sabe como renegociar dívidas e como manter-se competitivo, mesmo em meio a uma crise econômica.  

O Sebrae preparou estratégias para você superar as barreiras. 

Para sair do vermelho e continuar no jogo

E para aproveitar as oportunidades que surgem no momento de crise.

Para driblar as dificuldades e crescer na crise

Confira também o vídeo abaixo com 10 dicas infalíveis do Thiago Nigro para a gestão financeira de pequenos negócios.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora