Uma crise econômica afeta milhares de empreendedores, mas, se depender do Sebrae, a sua empresa sairá dela ainda mais fortalecida.
As crises econômicas têm diversas naturezas e podem ocorrer a qualquer momento, mas, mais importante do que o fato em si, é como lidamos com a situação. Estar preparado e ter ferramentas que possam ajudar na reversão do cenário é fundamental para a minimização dos resultados negativos.
Inovar pode ser uma boa alternativa, mas, para lidar com a instabilidade econômica, é preciso agir com cautela. As decisões tomadas podem levar ao equilíbrio financeiro da empresa ou podem provocar um efeito contrário, como prejuízos e endividamento, colocando em risco a própria sobrevivência do negócio.
Assim, listamos abaixo algumas sugestões para incrementar o processo de inovação na sua empresa:
1. Foque nas necessidades do cliente
Tente encontrar algo que o seu cliente deseje e que você possa oferecer sem gerar altos investimentos financeiros. Às vezes, não é necessário grandes ações. Muitas vezes, os clientes querem algo que você já pode prover com a sua estrutura, mas ainda não tinha se atentado. Surpreenda-o.
2. Abra-se para novas contribuições
Quando nos focamos apenas nos nossos pensamentos, corremos o risco de obtermos sempre as mesmas respostas. Não hesite em chamar a sua equipe para participar do processo. Além de valorizar as pessoas, poderá se surpreender com as novas visões apresentadas.
3. Mantenha a cabeça e os olhos abertos
Para encontrar oportunidades de inovação, é importante construir pontes entre funcionários, cargos, departamentos e até mesmo hierarquias. Crie a cultura da partilha e esteja atento ao mercado.
Para apoiar os pequenos negócios em momentos de crise econômica, o Sebrae coloca ao seu alcance dicas e orientações valiosas para ajudar a sua empresa a virar o jogo e superar as dificuldades financeiras.
A boa notícia é que uma crise pode ser também uma ótima oportunidade para os empreendedores!
Por isso, fique atento, analise o mercado e preste atenção ao cenário e às tendências. Assumir o controle da situação para virar o jogo exige planejamento e medidas assertivas.
Para ter êxito nas decisões, é preciso conhecer muito bem o próprio negócio e não desperdiçar uma boa oportunidade.
O Virando o Jogo é um conjunto de conteúdos que o Sebrae preparou especialmente para os pequenos negócios que querem mudar a situação e retomar o controle do empreendimento. São cursos, palestras, oficinas, cartilhas e audiovisuais com orientações técnicas e dicas para você vencer a crise e impulsionar os seus negócios.
Com o Virando o Jogo, você também sabe como renegociar dívidas e como manter-se competitivo, mesmo em meio a uma crise econômica.
O Sebrae preparou estratégias para você superar as barreiras.
Para sair do vermelho e continuar no jogo
E para aproveitar as oportunidades que surgem no momento de crise.
Para driblar as dificuldades e crescer na crise
Confira também o vídeo abaixo com 10 dicas infalíveis do Thiago Nigro para a gestão financeira de pequenos negócios.
Foi um prazer te ajudar :)