this is an h1

this is an h2

Fri Jan 19 12:20:25 BRT 2024
Finanças | CAPITAL DE GIRO
Capital de giro para o equilíbrio dos negócios do MEI

Entenda melhor o que é capital de giro e saiba calcular os recursos que você precisa para manter o seu negócio lucrativo e longe dos imprevistos.

· Atualizado em 19/01/2024
FAVORITAR
Botão favoritar

Você já ouviu falar em capital de giro, certo? Então, agora é hora de entender melhor como calcular as reservas necessárias para manter seu negócio longe do vermelho.

Capital de giro é o valor que você precisa ter disponível para despesas enquanto não recebe de seus clientes.

Vamos ver um exemplo: imagine que você vendeu no cartão de crédito, mas vai precisar pagar contas antes de receber estes pagamentos. 

Neste momento você vai precisar de capital de giro – a quantia necessária para que o seu negócio funcione tranquilo neste período de tempo, para cobrir o caixa até que entrem os novos pagamentos.

Por que fazer este cálculo

Calcular o capital de giro que você precisa ter disponível é importante para você saber se a sua empresa irá se manter no azul e se as finanças estão saudáveis.

E também para saber se você pode vender a prazo ou no cartão de crédito, como muitas vezes os clientes pedem, sem que o dinheiro falte até que entrem estes pagamentos.

Trabalhar sem um capital de giro suficiente pode levar ao endividamento ou mesmo ao encerramento das suas atividades. Por isso é tão importante calcular o capital de giro que você precisa ter.

Como calcular o capital de giro

O cálculo do capital de giro para MEI ou para a pequena empresa envolve três conceitos financeiros:

· Liquidez. É a facilidade que você tem em obter dinheiro vivo ou transformar itens em dinheiro vivo.

· Passivo circulante. São todas as contas, despesas e obrigações a pagar no curto prazo (12 meses).

· Ativo circulante. São os ativos — os bens que podem ser transformados em dinheiro — que você tem nos mesmos 12 meses.

Não é complicado. Vamos detalhar melhor estes conceitos e como fazer o cálculo.

Liquidez

Liquidez é a capacidade de converter um bem em dinheiro. Ou seja, é a rapidez com a qual você consegue se desfazer de algo que possui para receber dinheiro em mãos. Um investimento tem liquidez quando é simples obter dinheiro sobre os valores investidos. 

A liquidez é alta quando você consegue obter dinheiro de forma fácil e rápida. A liquidez é baixa quando você demora mais a receber o dinheiro, como a venda de um imóvel, por exemplo. 

Passivo circulante

Também é fácil entender. Passivo é tudo que temos a pagar — contas, dívidas, obrigações. Para calcular o seu passivo circulante, some tudo que você tem a pagar em um curto prazo, normalmente, em até 12 meses.

Por exemplo, um equipamento financiado, água, luz, internet, aluguel e o seu pró-labore (ou a sua remuneração enquanto sócio). Projete todas essas despesas para os meses subsequentes e este será o valor do passivo circulante.

Ativo circulante

O ativo circulante é o conjunto de bens e direitos que serão convertidos em dinheiro nos 12 meses, que é o prazo considerado para o ano fiscal da empresa.

Os ativos são os bens que geram valor e são transformados em dinheiro neste prazo. Aqui entra o saldo bancário, estoque que você já tem, contas a receber e valor no caixa físico da empresa, se houver. 

Então agora já temos o valor do passivo circulante (as contas a pagar) e do ativo circulante (o que temos em caixa mais o que vamos receber).

Para calcular o capital de giro do MEI, pegue o valor do ativo circulante e diminua dele o passivo circulante.

Capital de giro líquido = ativo circulante – passivo circulante

Se o resultado for positivo, ótimo. Significa que haverá dinheiro suficiente para pagar todas as obrigações.

Se você fez as contas do seu capital de giro e o resultado é negativo, procure formas de aumentar a receita e diminuir as despesas.

Conte com o Sebrae para orientação sobre o equilíbrio financeiro de seu negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?