Uma estratégia voltada para inovação torna possível a percepção de oportunidades no mercado que nunca eram vistas por nenhuma outra empresa.
A estratégia competitiva baseada na inovação gera, na maioria das vezes, uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, logo, naturalmente, tem como resultado o encontro de mais oportunidades no mercado, gerando uma maior probabilidade de sobrevivência da empresa.
A empresa para desenvolver um ambiente inovador necessita está aberta e predisposta a visualizar a mudança como uma oportunidade e não como uma ameaça. Talvez esta seja a primeira característica para desenvolver uma cultura de inovação.
Empresas que inovam
Utilizando a lógica das estratégias competitivas para a indústria brasileira, podemos tipificar as empresas em três categorias:
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Empresas que inovam e diferenciam produtos: empresas de maior conteúdo tecnológico que competem por diferenciação de produto, o que seria a estratégia competitiva mais promissora, concentrando a ponta mais dinâmica da indústria e tendendo a capturar parcela maior da renda gerada pela indústria;
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Empresas especializadas em produtos padronizados: empresas razoavelmente atualizadas em certas características operacionais (fabricação e logística), mas defasadas no que se refere a outras armas modernas da competição (pesquisa e desenvolvimento, marketing, gerenciamento de marcas, etc.) e que competem basicamente por custo e preço;
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Empresas que não diferenciam produto e têm produtividade menor: categoria que engloba empresas que oferecem produtos de qualidade inferior, não exportadoras, porém se mostram capazes de captar espaços no mercado, através de baixos preços e outras possíveis vantagens.
Por que inovar?
Se pararmos para pensar o porquê das empresas inovarem, vamos chegar sempre à mesma conclusão que é sempre obter uma vantagem competitiva, seja por diferenciação do produto, ou seja, pela diferenciação por preço.
Um novo produto ou processo pode ser uma fonte de vantagem mercadológica para quem inova. No caso das inovações por processo que aumentam a eficiência e a produtividade, a empresa adquire uma vantagem de custo sobre seus competidores, seja pela margem maior sobre o preço ou pela diminuição no próprio preço.
No caso da inovação por produto, a empresa ganhará uma vantagem competitiva a partir da introdução de um novo produto no mercado, o que lhes favorece a possibilidade de maior demanda e maior margem sobre os custos.
As empresas podem também aumentar a demanda proveniente da diferenciação de produto, com objetivo de atender novos mercados. Mudanças nos métodos organizacionais podem melhorar a eficiência e a qualidade das operações e dos produtos ou serviços e assim aumentar a demanda ou diminuir os custos. A inovação pode também melhorar o desempenho da empresa, pois ela faz aumentar sua capacidade de inovar.
Por exemplo, as melhorias nos processos de produção podem permitir o desenvolvimento de um novo leque de produtos, e novas práticas organizacionais podem melhorar a capacidade de adquirir e criar novos conhecimentos que poderão ser usados para o desenvolvimento de outras inovações.
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March, 2020
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Avalie a solução e corrija a rota, se necessário
Siga 9 passos para alcançar as metas e os objetivos para corrigir sua rotina: 1. Defini-los um a um, com clareza, objetividade e positivismo. 2. Faça sempre por escrito (ou digitado), porque o compromisso consigo próprio é maior e seu cérebro registra de modo mais fácil e rápido. 3. Seja preciso o máximo possível. Defina prazos para realizar cada fase, as ferramentas ou os recursos necessários, os conhecimentos ou habilidades que você precisa ter ou desenvolver para alcançá-los. 4. Decida quais são as prioridades de realização. 5. Estabeleça metas e objetivos desafiadores e, ao mesmo tempo, realistas. 6. Sempre escolha algum tipo de “ganho” para cada meta alcançada. Pode ser de um cineminha básico a um final de semana viajando. 7. Comprometa-se com cada meta e cada objetivo. Envolver-se emocionalmente é essencial. 8. Avalie constantemente o processo. Se necessário corrija a rota e continue. 9. Sempre que possível defina metas quantitativas, assim como metas de performance. É uma forma bem objetiva de avaliar seu desempenho. Após colocar esses planos em prática, recomenda-se no 8º passo uma avaliação para confirmar se realmente os resultados definidos no plano de ações foram alcançados. Caso a solução não tenha dado certo, você não deve desanimar. Procure descobrir o que falhou e retome ações para corrigir a rota e atingir melhores resultados. Tudo isto faz parte do aprendizado, pois, falando francamente, poucas são as soluções que dão resultado no primeiro momento da execução. A maior parte delas exige ajustes e correções. Se for necessário, corrigir a rota, deve-se retornar à elaboração do plano de ações e fazer um novo planejamento bem como trilhar novamente os demais passos até que chegar aos resultados desejados. Depois de corrigida a rota, avalie novamente a solução e repita este ciclo, até que você tenha certeza de que poderá atingir as metas projetadas em seu plano. Esta correção de rota deve ser feita sempre que necessário, até se ter sucesso. A avaliação criteriosa das causas do insucesso ajudará a corrigir a rota rapidamente. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.