LOJA ONLINE
Como abrir uma loja virtual
Esta cartilha reúne as informações necessárias para você abrir sua loja virtual e iniciar o seu comércio eletrônico.
É notório que a internet reúne milhões de pessoas no mundo inteiro. Somente no Brasil foram mais de 75 milhões de usuários em 2010, divididos entre todas as classes sociais. Estes milhões de brasileiros usuários da internet configuram um mercado crescente e cada vez mais confiável tecnicamente.
Com o poder de venda migrando também para as classes C e D, os pequenos negócios estão à frente de excelente oportunidade de alavancagem de suas empresas na internet, com a mesma atenção e disponibilidade de uma loja física. Afinal, desde que surgiram em meados dos anos 1990, pode-se dizer que as lojas virtuais causaram uma verdadeira revolução no comércio.
Como não há necessidade da presença física nem do comprador, nem do vendedor, também não necessitam do manuseio de papel moeda e, tampouco, da mercadoriano momento da transação. Nelas, a relação ocorre entre um comprador e um vendedor em qualquer lugar do planeta.
Podemos dizer que as lojas virtuais são uma série de sistemas que interagem com o usuário de uma forma que culmine em uma compra. Esses sistemas podem ser adquiridos de terceiros ou desenvolvidos internamente, mas é fundamental que deem respostas ágeis e eficientes aos usuários 365 dias por ano, 24 horas por dia.
Veja mais alguns dados sobre a importância que uma loja virtual poderá ter para o seu negócio:
- O Brasil movimentou R$ 15 bilhões no comércio online em 2010.
- 40% a mais que o ano anterior.O Natal de 2010 movimentou R$ 2,2 bilhões em compras pela internet.
- O valor médio das compras foi de R$ 370.
- 70% dos internautas brasileiros que acessam a web diariamente estão nas classes C e D.
Boa leitura!