Atendimento rápido e personalizado atrai clientes. Veja como a plataforma pode alavancar sua empresa.
O WhatsApp se tornou o principal aplicativo de mensagens instantâneas utilizado no Brasil. Além de ser uma ferramenta para comunicação pessoal, também está ganhando espaço como canal de atendimento ao cliente para pequenas e grandes empresas.
Para atender essa demanda, o WhatsApp Business oferece uma série de ferramentas para ajudá-lo a se comunicar de maneira fácil, rápida e segura com os seus clientes. Com ele, os clientes em potencial podem acessar rapidamente informações importantes, como horário de funcionamento e catálogo de produtos.
Por isso, se você ainda não implementou essa ferramenta em seu negócio, confira algumas boas práticas para usar o WhatsApp Business em seu negócio.
Uma das funcionalidades mais atrativas do WhatsApp Business é a possibilidade de criar um catálogo com os seus produtos e serviços. Assim, quando um cliente entrar em contato através deste canal, ainda que você não consiga respondê-lo no mesmo momento, irá acessar informações importantes que podem economizar muito tempo de atendimento.
Para explorar esse recurso e utilizá-lo a favor do seu negócio, você pode inserir produtos e serviços separadamente com fotos, descrições e preços, além de incluir link direto para o seu site, caso já tenha um.
O seu catálogo pode ser criado a partir do próprio aplicativo de forma profissional, característica fundamental para atrair mais clientes e construir uma imagem positiva, além de agilizar vendas e fornecer detalhes importantes sobre os itens que comercializa.
O WhatsApp Business apresenta algumas funcionalidades que permitem a personalização de mensagens e respostas que vão economizar muito do seu tempo ao realizar o atendimento ao cliente durante um dia cheio, por exemplo.
Duas delas são: as mensagens de saudações, que vão aparecer como boas-vindas aos novos clientes que entram em contato com a sua conta comercial; e as respostas rápidas, que são textos que podem ser acionados rapidamente durante a conversa para responder perguntas comuns e recorrentes.
Além disso, também há a mensagem de ausência, que aparecerá quando o cliente entrar em contato fora do horário comercial. Ela pode ser personalizada e indicar para o cliente quando ele será atendido, além de propor ações como explorar o catálogo para saber mais sobre os produtos e serviços oferecidos.
As ações executadas no WhatsApp Business geram um volume de dados significativos e as métricas podem ser acessadas e usadas para obter insights importantes sobre a sua estratégia de comunicação e negócio.
Com essas métricas, você pode gerar relatórios e acompanhar quantas pessoas entraram em contato, por exemplo, a cada mês, quais são os dias e horários de pico, assim como a eficiência das estratégias adotadas e a necessidade de repensar a sua maneira de se comunicar com os seus clientes.
Neste artigo, você conferiu algumas recomendações importantes para implementar a ferramenta WhatsApp Business e utilizá-la em sua estratégia de negócios.
Agora, que tal descobrir outros serviços, recursos e informações que vão ajudá-lo a administrar o seu negócio e inovar?
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