O Sebrae Minas e o BDMG se uniram em uma parceria inédita para facilitar o acesso ao crédito para micro e pequenas empresas (MPE) mineiras.
Agora, além de orientar e capacitar os empreendedores sobre gestão financeira e auxiliar na análise da necessidade de obtenção de empréstimo, o Sebrae Minas passa a oferecer o crédito diretamente aos empresários, atuando como correspondente bancário do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Com esta iniciativa, o Sebrae Minas amplia o serviço de assessoramento aos empreendedores do estado, oferecendo mais um canal de obtenção de crédito para micro e pequenas empresas.
Crédito emergencial
Para apoiar os proprietários de micro e pequenas empresas (MPE) dos municípios mineiros atingidos pelas chuvas, o Governo de Minas, por meio do BDMG, lançou o programa de acesso a crédito emergencial "BDMG Solidário". O Sebrae Minas é parceiro da iniciativa e atuará na operacionalização desses empréstimos como correspondente bancário.
O programa visa a recuperação econômica e incentiva o desenvolvimento empresarial do estado com a oferta de taxas reduzidas, além de carência e prazo de pagamentos estendidos.
Podem solicitar o crédito MPE de municípios com menos de 700 mil habitantes e que estejam contempladas no decreto de emergência ou calamidade publicado pela Defesa Civil de Minas Gerais. Dependendo do porte da empresa, pode ser solicitado um empréstimo de até R$ 480 mil, com taxa de 0,5% ao mês, carência estendida de seis meses, prazo de pagamento de até três anos e parcelas fixas.
O Sebrae Minas vai intermediar o processo de solicitação de crédito e envio de informações cadastrais dos empreendedores ao banco. Já a análise e aprovação do pedido será de responsabilidade exclusiva do BDMG.
Os interessados em buscar a linha especial do BDMG para empresas afetadas pelas chuvas devem acessar este link para dar início ao processo.
Programa de renegociação
Além do programa de acesso a crédito, as micro e pequenas empresas dos municípios contemplados no decreto da Defesa Civil, e que estejam adimplentes ou inadimplentes desde 2 de dezembro de 2021, poderão renegociar suas dívidas com até seis meses de carência adicional, sem juros e prazo de até dois anos para quitar o empréstimo.
Como funciona a parceria
Como correspondente bancário, o Sebrae Minas se torna apto a intermediar operações de crédito com recursos do BDMG. Funciona assim:
- O empreendedor vai até uma das agências do Sebrae Minas espalhadas pelo estado.
- Lá, ele conversa com um dos nossos colaboradores, que vai entender sua necessidade e orientá-lo sobre as possibilidades de crédito disponíveis no mercado.
- Caso o empreendedor, depois dessa avaliação, entenda que a melhor opção para ele é uma das linhas de crédito oferecidas pelo BDMG, nosso colaborador, autorizado pelo empresário, providencia a proposta com todos os dados necessários.
- Essa proposta será encaminhada para a análise do BDMG.
- Sendo aprovada, o Sebrae Minas providencia o contrato e coleta a documentação cadastral e fiscal para ser enviada ao banco, que fará toda a conferência para liberar o recurso.
Quais as vantagens para o empreendedor
Ao procurar o Sebrae Minas, o empreendedor tem acesso a diversas soluções para aprimorar a gestão financeira do seu negócio.
A instituição é referência no estado em serviços de orientação e capacitação técnica e gerencial para pequenos negócios.
Por isso, mais que oferecer crédito, o Sebrae Minas tem knowhow técnico em gestão para compartilhar.
Nossos colaboradores são capacitados para auxiliar os empreendedores em suas demandas, avaliando as principais necessidades e as melhores oportunidades para alavancar os negócios.
Por meio de ferramentas de diagnóstico gerencial, conseguimos entender a realidade do empreendedor e oferecer a ele soluções sob medida para a melhoria da gestão financeira e dos resultados da empresa.
E se o diagnóstico apontar o crédito como uma alternativa necessária ao momento do empreendedor, o Sebrae Minas oferece toda orientação sobre como buscar as melhores opções do mercado, levando sempre em consideração a necessidade atual e as perspectivas de alavancagem do negócio.
Crédito Assistido
Esta não é a primeira parceria envolvendo o BDMG e o Sebrae Minas em benefício dos empreendedores de pequenos negócios do estado.
As duas instituições também realizam o programa Crédito Assistido, que oferece capacitação financeira aos empresários impactados pela pandemia e que contratam junto ao BDMG um financiamento com garantias complementares do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe).
A iniciativa abrange a oferta de combos de capacitação, de acordo com a necessidade de cada empreendimento, incluindo cursos, planilhas gerenciais, e-books e consultorias financeiras personalizadas.
Quer saber mais sobre as soluções do Sebrae Minas para melhorar a gestão do seu negócio? Procure uma de nossas agências de atendimento ou acesse nosso Portal do Cliente.
Foi um prazer te ajudar :)