Confira o que é preciso observar na hora de pensar em franqueabilidade do seu negócio
Sabemos que empreender é arriscar a todo momento. Mas, quando se entra no mundo do empreendedorismo, o céu é o limite. Por isso, quando falamos em franqueabilidade, o empreendedor que faz uma boa gestão se anima e não pensa duas vezes em abrir franquias por todos os cantos.
Para isso, é necessário que ele faça uma análise de franqueabilidade para poder ter um negócio comprovadamente seguro e rentável no futuro. Mas, franquear também é assumir um risco.
Mas, o que é análise de franqueabilidade?
A análise de franqueabilidade é um estudo amplo de viabilidade para a ampliação do seu negócio. Nele, são considerados:
- Saúde financeira da empresa;
- Marketing;
- Planejamento estratégico;
- Know-how (um fator preponderante para pensar em franqueabilidade);
- Público-alvo;
- Aceitação do seu serviço/produto/marca.
Dentro do relatório de análise de franqueabilidade vale a pena observar também:
Infraestrutura do negócio
A infraestrutura do negócio condiz aos termos de gestão da empresa, ou seja, sua estrutura, profissionais capacitados, e toda organização interna e externa.
A partir desses resultados, a análise de franqueabilidade será construída e você saberá se poderá abrir, de fato, uma franquia. Nessa etapa, observe todos os alicerces e veja como a rentabilidade é conduzida. São etapas fundamentais para pensar em expandir o seu negócio.
Investimentos
Antes de pensar em abrir uma franquia, a gestão deve saber se há capital suficiente para investimentos, ou para fazer melhorias na matriz ou para expandir.
Imagem da marca
A imagem de marca é um quesito importante na análise de franqueabilidade, porque é esse fator que determinará qual a imagem que o consumidor e público-alvo tem do seu produto. Se a sua empresa vai bem, ela ecoa e consegue um alcance melhor.
Considere o perfil do seu cliente fiel e tente identificá-los em outras localidades. A análise de franqueabilidade avalia o posicionamento do empreendimento em todos os âmbitos, principalmente se está de acordo com o que o público procura.
Concorrência
Antes de expandir e pensar em abrir uma franquia do seu negócio, é válido observar e analisar a concorrência direta e indireta. Neste panorama, é importante apontar e deixar em evidência os principais diferenciais do seu negócio.
Know-how
Reconhecimento é tudo! Se a sua empresa possui um know-how perante a sociedade é um sinal de que ela pode expandir. Na hora de abrir uma franquia, é importante que tudo que foi construído seja mantido, ou seja, desde o atendimento padronizado, qualidade do produto/serviço oferecido e ações de marketing.
Se o seu negócio está pronto para expandir, é importante fazer uma análise de franqueabilidade bem abrangente e que assegure todas as etapas antes de abrir uma franquia.
Na Consultoria Análise de Franqueabilidade você terá orientação para avaliar se o sistema de franchising é o modelo ideal para o crescimento do seu negócio e se ele está preparado para franquear.
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