Quer abrir uma empresa e precisa de recursos? Veja como conseguir.
Investir é uma necessidade que todo empreendimento precisa fazer. Porém, uma dúvida que surge em muitos momentos durante a gestão na hora de abrir uma empresa ou até mesmo para dar uma repaginada nela é a captação de recursos.
Geralmente, captar recursos é uma função que abrange o setor de finanças do seu negócio e o principal objetivo é aumentar o capital de giro da empresa para desenvolver novos projetos, atrair um sócio, adquirir novos equipamentos, expandir e entre outros.
O que é captação de recursos?
Antes de entendermos os processos de como captar recursos para iniciar um negócio é preciso compreender o real significado da palavra. A captação de recursos está ligada a um montante de estratégias que viabilizem um retorno certo de capital para financiar algum empreendimento, negócio, produto ou marca.
Basicamente é buscar um aporte pecuniário para atender a um propósito de algum lugar (empresa, organização, entidade, projeto, etc). Para captar recursos é preciso realizar um planejamento contendo todas as necessidades que serão sanadas com esse investimento.
Se você tem um negócio muito bom ainda no papel e não sabe por onde começar para obter uma ajuda, nós temos um curso exclusivo que pode te auxiliar.
Se inscreva no curso “Quando e como captar recursos para negócios criativos”, que você, futuro empreendedor, terá orientação para encarar um financiamento de maneira consciente e saudável para o seu negócio.
Como captar recursos para o seu negócio?
Agora que você já compreende o significado de captação de recursos e sua necessidade, é hora de aprender algumas dicas que separamos para captar recursos para sua empresa. Confira:
Investidor Anjo
Uma dica para captar recursos na hora de abrir um negócio é encontrar um investidor anjo. Além de investimento financeiro, o investidor anjo possui experiência na área e pode orientar melhor o futuro empreendedor. Se você vê um retorno nesse método, prepare-se para frequentar cursos, workshops e participar de eventos para fortalecer o networking e obter bons relacionamentos futuros para seu negócio.
Crowdfunding ou financiamento coletivo
O crowdfunding, também chamado de financiamento coletivo, é uma opção alternativa de captação de recursos. Nessa etapa, o futuro empreendedor lança a ideia virtualmente e as pessoas podem contribuir com o valor que quiserem. Há algumas plataformas especializadas em “vaquinhas virtuais” e que podem ser um caminho a mais para captar recursos para iniciar o seu negócio.
Empréstimos bancários
Essa é a forma mais popular de captar recursos atualmente. Empréstimos em instituições financeiras oferecem condições favoráveis a pessoas jurídicas que tenham um bom score de crédito. Neste caso, se você tem um planejamento estruturado, busque uma orientação de seu gerente bancário e veja as melhores opções para conseguir o capital.
Investimento em editais
Os editais são uma opção de captação de recursos muito utilizada por organizações não governamentais, empresas privadas, institutos e fundações. Geralmente, o auxílio que parte de edital se dá para investir em projetos sociais , por isso, se o seu negócio tiver um projeto que abranja estruturas sociais, vale a pena cadastrar-se em editais para obter a ajuda.
Investimento societário
O investimento societário é uma outra forma de captação de recursos para um negócio e funciona da seguinte maneira: uma terceira pessoa entra como sócio na empresa justamente para suprir alguma necessidade específica que pode ser a necessidade financeira. Ele só será sócio com o interesse de crescimento do negócio e, por conta disso, compreende e aceita o aporte a longo prazo.
Agora que você teve uma noção sobre como captar recursos para iniciar um empreendimento, é hora de sentar com o setor financeiro e abranger todas as possibilidades.
Caso ainda encontre dúvidas, o Sebrae oferece o curso gratuito "Como captar recursos para o seu negócio", que faz uma análise dos melhores financiamentos para o seu tipo de segmento.
Foi um prazer te ajudar :)