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Wed Nov 10 12:20:23 BRT 2021
Mercado e Vendas | VENDA
Black Friday: como atender bem o cliente e aumentar as vendas

A Black Friday é uma data com grande potencial para aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Entenda melhor o tema com as dicas do SEBRAE-MT.

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Sebrae-MT

· Atualizado em 10/11/2021
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Introdução

A Black Friday é uma ótima oportunidade para que os empreendedores potencializem suas vendas, mas antes de tudo é preciso saber como atender bem o cliente. Há uma perspectiva positiva para os negócios mato-grossenses com a data, principalmente devido à retomada econômica na região.  

Neste post, o SEBRAE-MT dá dicas de como se preparar para suprir a alta demanda deste período, ampliar as vendas da sua empresa, garantir que os clientes fiquem satisfeitos com suas compras e fidelizar os compradores.

3 pontos importantes

O primeiro ponto importante para iniciar a estratégia de vendas neste período de promoções e descontos é o planejamento das ações que precisam ser realizadas, prazos e os objetivos que devem ser buscados. É fundamental preparar a sua empresa para os desafios que a data exige, como:

 Estoque dos produtos

  1. Formas de pagamento
  2. Preparação da equipe de atendimento (presencial e/ou e-commerce)
O Seu público-alvo

Outro aspecto fundamental do planejamento de vendas é saber quem é o seu cliente. Conhecer os diferentes perfis de consumidores é o primeiro passo para entender as necessidades e características de cada um, como a localização, gênero, faixa etária, hábitos de consumo etc. Além disso, as empresas precisam ter conhecimento sobre os conceitos de comportamento do consumidor e jornada de compra.

 Comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor auxilia os empresários a entender os fatores que levaram uma pessoa a adquirir determinado item, com o objetivo de replicar os elementos que influenciaram esse processo de compra nas demais soluções oferecidas pela empresa.

O processo ajuda a evitar que o empreendedor cometa erros na hora de se comunicar com o cliente ou, até mesmo, oferecer suas soluções. Por exemplo, pessoas que estão em um estágio de vida em que estudam, fazem faculdade ou outro tipo de curso, dificilmente terão interesse em produtos para casa, mesa e banho.

Por isso, é importante pesquisar sobre o seu público e entender os seguintes aspectos para determinar o comportamento dele:

  • Cultura do seu consumidor
  • Hábitos que envolvem sua vida social
  • Ocupação que exerce

Estilo de vida.

Jornada de compra

A jornada de compra, por outro lado, pode ser conceituada como o caminho que um cliente deve percorrer até chegar à sua decisão de compra. Ela é baseada em pesquisa de mercado e, consequentemente, da análise do comportamento do consumidor, entendendo os fatores que influenciam a conversão em vendas.

É um processo um pouco mais complexo do que o comportamento do consumidor e possui algumas etapas muito bem-definidas dependendo da identificação dos padrões e costumes do consumidor:

  • Aprendizado e descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração da solução

Decisão de compra

Saiba se comunicar

Ao entender esses conceitos, você terá toda a informação necessária para aumentar ainda mais suas vendas na Black Friday e se comunicar da forma correta com seus compradores. Você também poderá centralizar os seus esforços para atingir de forma mais específica as pessoas que têm mais chances de se tornar seus clientes. Assim, ainda é possível reduzir o custo com marketing e atrair as pessoas certas para o seu estabelecimento.

Saiba mais no artigo do SEBRAE-MT “O que influencia no comportamento do consumidor e na jornada de compra?”. Baixe o material, entenda como o consumidor chegou até a sua marca e conheça seu comportamento para a vender cada vez mais produtos e serviços!

Canais de venda

Para obter melhores resultados em suas vendas é necessário também adotar os canais de venda adequados para seu o negócio. Isso é imprescindível para ter sucesso na estratégia de vendas, independentemente do segmento de mercado ou do tipo de público que você costuma atender.

Hoje em dia os empresários podem contar com diversos canais de venda on e off-line. Entre os meios online estão os sites, redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, e-mail marketing e outros. Já no tradicional meio off-line estão as lojas, quiosques e outros estabelecimentos físicos.

Ao fazer uso dos canais de venda de forma correta nessa Black Friday, você irá atrair o seu público para o estabelecimento, e terá a oportunidade de encantá-lo, vender seus produtos ou serviços, e torná-lo um fiel consumidor.

Saiba o que são os canais de venda, conheça os principais tipos e descubra como potencializar esse processo em seu negócio. Acesse o artigo do Sebrae-MT: “O Que São Canais de Venda - Entenda Para Ter os Melhores Resultados”.


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