O estado do MT teve o 7º crescimento industrial no país. Saiba mais no texto do SEBRAE-MT.
Sebrae-MT
· Atualizado em 15/09/2022De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na última década, o estado do Mato Grosso teve o sétimo maior crescimento industrial no país. Só o setor da construção civil teve acréscimo de 0,78% e agora ocupa o 4º lugar em crescimento industrial. Esses números revelam a enorme oportunidade para empresários da região.
No geral, o setor industrial do estado subiu oito posições no ranking do Brasil, saindo de 0,87%, em 2008, para 1,45% até 2018, segundo o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
Um importante indicativo desses números, além de demonstrar uma década de amadurecimento e expansão para a região, é o fato de que neste período ocorreu uma desconcentração da indústria brasileira. Se antes havia uma maior participação da região sudeste no PIB industrial, a última década gerou um aumento para as demais regiões geográficas (Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte).
Nesse sentido, o Mato Grosso é um exemplo de protagonismo no setor com crescimento industrial sólido. Acompanhe a leitura deste artigo do SEBRAE-MT e confira dicas de como manter o seu negócio prosperando!
Um dos principais pilares para o desenvolvimento do estado se dá pela sua diversificação industrial - a qual contribui enormemente para o crescimento da economia do país.
Confira abaixo, ainda segundo dados do Observatório da Indústria da Fiemt, algumas das áreas de destaque do crescimento industrial de Mato Grosso nos últimos dez anos.
- Indústria extrativa - 5º lugar no país, avanço de 0,78%;
- Serviços Industriais de Utilidade Pública (Siup) - 6º lugar, 1,16%;
- Construção civil - 4º lugar, 0,78%.
Outro setor favorável para o estado é a indústria da transformação, sobretudo a produção de biocombustíveis e alimentos. Para se ter uma ideia, de acordo com a Federação, somente a produção de combustível gerou investimento de R$ 20 bilhões em três anos.
O biodiesel e o etanol são os produtos que se destacam, em 2021, deve-se alcançar a marca de 4 bilhões de litros de biocombustível produzidos, e a estimativa para o ano que vem é a de que Mato Grosso ultrapasse 5 bilhões de litros.
Apesar do cenário ser positivo, para manter esse crescimento industrial se faz necessário reforçar os investimentos no setor, estipular metas e se adaptar às transformações do mundo.
Estamos agora em tempos em que é possível ter um crescimento ainda maior na indústria do estado, do país e do mundo. Isso se dá pela intensificação dos trabalhos após pausas e, em alguns casos, escassez de produtividade diante da pandemia de covid-19.
Para essa produtividade ser crescente na indústria, existem diversas possibilidades de investimento, mas há três pilares que as empresas devem estabelecer. Veja quais!
1 - Investimento interno
O investimento interno deve ser contínuo, tendo em vista que processos de trabalho eficientes demandam fluxos de pessoas bem delimitados, estruturação de máquinas, produtos e materiais.
2 - Otimização
Hoje, o tempo é precioso para qualquer negócio. Um ponto relevante para reduzir tempo e aumentar qualidade é investir na otimização dos fluxos (em especial no que for possível ser adequado ao âmbito digital), dos transportes (em relação ao deslocamento dos produtos), entre outros aspectos que podem e devem ser otimizados.
3 - Organização
E, por fim, a organização constante de todos esses processos é um ponto a ser considerado sempre. Respeitar questões de segurança, sinalização e fluxos de trabalho, tanto os gestores quanto os colaboradores, garante uma maior eficiência em todas as frentes.
Os 3 pilares, inclusive, são chamados dessa forma pois independe do cenário: são fatores atemporais que devem ser considerados para um desenvolvimento industrial contínuo. No entanto, um cenário atípico como o de pandemia demonstrou que as corporações precisam estar mais estruturadas para enfrentar as adversidades.
É preciso criatividade e metodologias coerentes. É preciso estabelecer metas.
Metodologia SMART para o crescimento industrial
A metodologia SMART se trata de um recurso para delineamento de objetivos, que contribui para a gestão e avaliações regulares.
Os objetivos delimitados pela metodologia contribuem para a definição dos passos necessários para a concretização desses alvos - o que, desse modo, auxilia qualquer negócio a avançar de maneira positiva.
E o que significa a sigla SMART?
Cada letra corresponde a um aspecto diferente que fornece parâmetros para que cada objetivo seja estabelecido de maneira coerente. Confira:
- Specific
Está relacionada ao fato de que uma meta deve ser específica naquilo que se busca alcançar para a empresa.
- Measurable
Significa, em português, mensurável, ou seja, qualquer objetivo precisa de recursos para avaliar se é palpável de ser atingido, em quanto tempo e como isso deve ser concretizado.
- Achievable
Significa atingível, ou seja, ressalta que é necessário entender se uma meta é utopia ou não. Ou seja, se o objetivo é alcançável dentro das possibilidades.
- Relevant
Metas precisam ser relevantes! É importante verificar se são importantes para a equipe, para que, desse modo, os profissionais fiquem engajados a gerir resultados positivos.
- Time based
Para concluir a metodologia SMART, o termo do time based (temporal) diz respeito à necessidade de se estabelecer prazos para atingir as metas definidas. Um prazo que seja possível para todos os envolvidos.
Com essa melhor sistematização para as metas, o horizonte dos negócios na indústria fica mais estabelecido e, sendo assim, os passos até lá são dados, com confiança e esperança de que lá haverá evolução e novas oportunidades.
Hoje, num mundo cada vez mais digital e sustentável, o lucro não é o único aspecto a ser considerado para uma indústria crescer. Para além dos investimentos nas bases que mantêm um terreno sólido para desenvolvimentos, é preciso que todo negócio esteja disposto a reinventar-se e a adaptar-se aos desafios do século 21.
Saber como montar uma estratégia de Marketing Digital para indústrias é fundamental para manter o ritmo de crescimento das indústrias. Confira algumas dicas na cartilha do SEBRAE-MT. Clique aqui para fazer o download.
Acesse também o Guia completo para definir metas SMART pós-pandemia do SEBRAE-MT. Baixe o material e coloque em prática no seu negócio! Clique aqui.
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Essa persona é gerada a partir da análise de dados de comportamento e consumo que vão desde perfil demográfico até informações como as necessidades, objetivos e desejos deste público. Importante frisar que, embora a persona seja criada a partir de um padrão gerado pelo seu público, este conceito é diferente do conceito de público-alvo. Assim, público-alvo é um conceito mais abrangente dos consumidores da marca. Enquanto isso, a persona é uma representação, uma concepção mais bem delineada e humanizada de quem seria o consumidor ideal da sua empresa, inclusive com a descrição de suas motivações e necessidades. A partir dessas motivações e desejo, é possível entender e ajustar seu atendimento para uma experiência mais personalizada a fim de agradar melhor e, consequentemente, fechar mais vendas. Saiba que: experiências personalizadas permitem aumentar em até 23% o preço de produtos e serviços. Passo 2 - Produzindo conteúdo relevante Agora que você já conhece sua persona, é hora de começar a produzir conteúdo. Mas antes, que tal definir os canais de comunicação que você vai utilizar e a linguagem que será adotada? Criar conteúdo não é apenas escrever textos, fazer vídeos e fotos. Para o conteúdo ser relevante para sua persona, ele deve ter um propósito bem definido e planejado. Uma boa tática é utilizar o SEO (Search Engine Optimization). Com ele, os conteúdos são otimizados para os sites de busca, aumentando a chance do seu conteúdo aparecer entre os primeiros resultados. Produzindo conteúdo relevante e “aparecendo” para seu público, o potencial consumidor vai passar a reconhecer sua empresa como uma especialista no assunto, dando mais crédito e seguindo adiante no funil de vendas até efetivamente realizar uma compra e se tornar um cliente. Saiba que: com boas estratégias de marketing digital, mais eficiente é a relação custo x retorno sobre o investimento. Passo 3 - Use e abuse do E-mail Marketing Há anos que o e-mail marketing está presente em nossas vidas, se tornando uma ferramenta de comunicação imprescindível neste início de século. Bem, outra grande vantagem do e-mail marketing é sua capacidade de gerar vendas. Quando falamos de funil de vendas, uma das coisas mais importantes é a geração de leads, que é aquele primeiro interesse do público-alvo com o seu produto ou serviço. E-mails com conteúdos interessantes e relevantes criam uma aproximação entre os consumidores e a sua marca. O resultado disso é o início do interesse, ou seja, a captação de leads. Com os dados obtidos através desses leads, é possível otimizar o processo e a conversão desses leads em vendas efetivas. Além do conteúdo, é importante definir uma frequência de envios que não gere um desgaste para a imagem da sua empresa. Saiba que: o link para descadastramento, obrigatório em todo e-mail marketing, ajuda a refinar os clientes que realmente se interessam pela sua marca e, consequentemente, merecem mais atenção da sua equipe de vendas. Passo 4 - Aproveite suas redes sociais Além de produzir e publicar os conteúdos que a sua equipe de marketing produz, é preciso levar esse conteúdo até a sua audiência, ou seja, seus clientes potenciais. As redes sociais devem ser usadas tanto para promover conteúdos quanto para criar um relacionamento mais próximo com consumidores. Por isso, é importante manter uma frequência de postagens e manter uma interação com quem visita suas plataformas. Isso significa responder comentários e manter o canal ativo, para que aumente o engajamento junto a sua marca. Saiba que: é recomendável avaliar os investimentos nos anúncios a fim de ampliar o alcance das postagens e consequentemente, melhorar os resultados. Passo 5 - A importância de fidelizar seus clientes O marketing de fidelização tem dois objetivos principais: a) construir confiança com os clientes recorrentes; e b) transformar um consumidor esporádico em comprador frequente. Dito isso, é importante salientar que, aumentando o ticket médio das suas vendas, você diminui o custo de aquisição de novos clientes. Ou seja, relacionamentos firmes e duradouros são mais eficientes do que conquistar novos relacionamentos. Saiba que: a probabilidade de vender para um cliente frequente é de 60% a 70%, enquanto para clientes novos é de 5% a 20%. Quer ir além? O Marketing Digital, quando bem estruturado, planejado e executado, é uma das maiores e melhores ferramentas que a sua empresa pode contar para aumentar as vendas e crescer.
Tue Jul 05 16:00:36 BRT 2022
Google Ads
Se você já pesquisou qualquer assunto no Google, com certeza reparou que alguns resultados aparecem em destaque logo na primeira página. Ou assistindo um vídeo no YouTube, já deve ter encontrado um anúncio antes ou durante o vídeo. Pois bem, esses anúncios, formatados para atingir um público específico, é possível graças ao Google Ads, uma excelente ferramenta de Marketing Digital para os pequenos negócios e um grande aliado para aumentar as vendas da sua empresa. O que exatamente é o Google Ads? Google Ads é a plataforma de anúncios do Google e desde seu lançamento é líder no mercado de Mídia Online. Além do buscador de pesquisas, é possível utilizar a plataforma para criar anúncios no Youtube, no Gmail e na Play Store. Ou seja, é uma das formas mais eficientes para arrebatar clientes e fazer sua empresa vender mais. É como uma porta de entrada para o seu site, pois gera tráfego constante, atrai visitantes mais preparados para a compra e não exige grandes investimentos. As soluções do Google em publicidade são realmente eficazes se executadas de forma planejada e estratégica. Ele funciona em empresas de qualquer tamanho e o melhor é que o Google Ads possui um custo bem baixo se comparado aos canais de mídia tradicionais, como TV e jornais. Então, além de eficiente, é uma ferramenta que cabe no caixa da sua empresa. Antes de tudo, planejamento: Coloque um objetivo para cada campanha. Depois, defina quem você quer atingir com seus anúncios. Qual é o perfil desse público? Quais são os hábitos dele na internet? Faça uma pesquisa sobre as palavras-chave certas para o seu negócio. Com uma estratégia azeitada as pessoas irão encontrar sua empresa com maior facilidade. Em seguida, defina seu orçamento para colocar a campanha em ação no Google Ads. Certifique-se de ter os valores necessários para manter a campanha no ar durante o período planejado, a fim de conseguir os melhores resultados. Conheça agora 7 vantagens do Google Ads para pequenas empresas: 1.Investimento baixo Ponto positivo para as pequenas empresas e orçamentos limitados. Com o Google Ads, não há investimento mínimo nem obrigatoriedade de gastos mensais com anúncios. Isso significa riscos muito menores se comparado a outras opções de publicidade. 2. Pague pelos Resultados É exatamente isso que você leu: no Google Ads você só paga quando obtém resultados. Nesse caso, quando alguém “clica” no seu anúncio. É o modelo de publicidade “pay-per-click”, que apenas gera cobrança quando alguém se interessa pelo seu anúncio e clica nele. Além disso, existe uma ferramenta interna chamada Remarketing, que ajuda a segmentar pessoas que clicaram em seu anúncio no passado, mas ainda não geraram conversões. Isso faz você ficar ficar no ”top of mind” dos seus clientes potenciais. 3. O "timing" é perfeito A decisão de compra é um momento muito importante e desperdiçá-la pode significar perder uma venda. Quando alguém pesquisa algo no Google, geralmente procura por aquilo naquele exato momento. Assim, se a sua empresa estiver na hora certa e no buscador certo, tem grandes chances de fechar um bom negócio. 4. Integração com o YouTube Vídeos sempre são eficazes no marketing de conteúdo. De fato, 64% dos usuários são mais propensos a comprar um produto online após assistir um vídeo. Como o YouTube pertence ao Google, toda a publicidade dessa plataforma de vídeos é gerenciada pelo Google Ads. Dessa forma, você terá a oportunidade de exibir os anúncios da sua empresa em vídeos do YouTube que tenham relação com seu produto ou serviço. 5. A importância dos Clientes Locais O Google Ads permite que você escolha uma segmentação geográfica que foque apenas os clientes potenciais do seu mercado. Por exemplo, se você tem uma barbearia e sabe que a maioria de seus clientes moram em um raio de 10 quilômetros do seu negócio, você pode optar por anunciar apenas para pessoas que moram dentro desse raio, mirando seu alvo exato. 6. Melhore a estratégia de SEO: Sua empresa na primeira página do Google em poucas horas. Se esse é o seu desejo, e sabemos que é, o Google Ads pode ajudar bastante, já que, com ele, é possível testar diferentes palavras-chave e ver quais delas geram mais retorno no seu anúncio. 7. O ROI é muito importante O ROI (Return on Investment) é aquele amigo que te avisa se os seus investimentos em publicidade estão funcionando ou não. Com o Google Ads, você tem acesso a recursos que rastreiam e informam seu retorno de investimento (ROI). Ou seja, é possível acompanhar envios de formulários Web, vendas do e-commerce e até vendas offline fechadas por telefone ou pessoalmente. Os relatórios mostram exatamente quais palavras-chave e anúncios estão gerando mais vendas, permitindo que você aloque estrategicamente seu orçamento, maximizando seus retornos.Curtiu esse conteúdo e quer ir além? O Google Ads é uma excelente opção para quem promover seu negócio, produto ou serviço de maneira direcionada, segmentada e de forma mensurável. Uma forma de gerar resultados imediatos para seu negócio e, além disso, te ajudar a trazer potenciais clientes em todos os estágios do funil de vendas.
Tue Jul 05 15:50:37 BRT 2022
Como empreender em 2022? Comece com as dicas do SEBRAE-MT!
Segundo um levantamento recente do SEBRAE, no primeiro semestre de 2021 houve um aumento recorde de abertura de micro e pequenas empresas no país. Esse percentual é considerado o maior desde 2015. Somente nos seis primeiros meses deste ano foram cerca de 2,1 milhões de novos negócios, um crescimento de 35% em comparação ao mesmo período em 2020. Um sinal de que empreender está em alta no país.
Fri Feb 04 16:12:41 BRT 2022
Empreender no pós-pandemia: como montar um hotel-fazenda?
A principal finalidade de um hotel-fazenda é promover uma experiência no campo para os seus visitantes por meio da prática dos hábitos rurais em forma de entretenimento. Muitas pessoas estão buscando descanso e conforto em áreas verdes aos fins de semana e feriados para descansar da rotina agitada de trabalho. O hotel-fazenda surgiu para a população urbana redescobrir a zona rural e a tranquilidade bucólica. Os hotéis-fazenda têm sido ótimas alternativas porque oferecem hospedagem próxima da natureza, sem trânsito ou barulhos. O turismo rural tem sido muito procurado por ser mais afastado dos grandes centros urbanos e da aglomeração. Por isso, este tipo de negócio é uma boa aposta para quem está buscando investimento na área turística.
Tue Aug 24 18:25:28 BRT 2021
Nosso Leite
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso tem o compromisso com os pequenos negócios do campo e dedica tempo e estudos para encontrar soluções para os problemas do produtor que impactam nos negócios da propriedade e, consequentemente, na vida das famílias agricultoras. O desejo do Sebrae é auxiliar, com conhecimentos teóricos e práticos, no desenvolvimento das atividades da cadeia produtiva do leite, com insumos para melhorar a gestão e a tomada de decisão quanto às melhorias a serem feitas, desde a ideia do negócio rural até a relação final com o público consumidor. Por meio do Programa Nosso Leite o Sebrae aponta caminhos para quem está na atividade e pretende ganhar uma nova posição quanto à produtividade e à lucratividade, focando a profissionalização, o melhor aproveitamento de todos os recursos disponíveis e a visão de quem quer empreender, de forma empresarial sustentável, mesmo estando no campo. Este caderno é parte integrante dos materiais que serão disponibilizados no decorrer do programa e nele você vai encontrar todas as facilidades para registrar seus aprendizados, além de servir de apoio para os controles dos processos que serão implementados. Na atividade gerencial é de suma importância anotar, medir e avaliar os dados da produção para poder organizar e controlar melhor a atividade, como: datas de nascimentos, inseminações e cobrições, produção mensal de leite do rebanho e de cada vaca, a relação vacas em lactação / total de vacas, para dar uma noção da eficiência reprodutiva na propriedade, a taxa de natalidade e mortalidade, a relação quilos de concentrado por vaca, litros de leite por vaca, litros de leite produzidos por mão de obra, para avaliar a eficiência dos trabalhadores, o total de litros de leite produzidos por hectare, para se avaliar a eficiência das áreas de produção de forragem. Além dos registros técnicos, também é necessário anotar e acompanhar os dados de receitas e despesas na propriedade. Produção intensiva de leite a pasto As orientações compreenderão um arranjo técnico, focado em índices de produtividade (produção de leite/ hectare/ano) e lucratividade (lucro - R$/hectare/ano) relacionados à área utilizada. Em média, bons resultados são alcançados dentro de um período de três anos. Para tanto, os conceitos aplicados nesse trabalho serão em favorecimento da produção intensiva de leite, com o desenvolvimento dos seguintes pilares do conhecimento: 1. Produção intensiva de forragens (quantidade) e sua utilização (qualidade), sendo o objetivo atingir uma lotação de cerca de 10 U.A. / hectare. (U.A. = unidade animal = 450 kg) 2. Genética com especialização, para produção de leite (padrão racial que aceite o manejo de ordenha sem a presença do bezerro, com período de lactação mínimo de 10 meses e boa persistência de lactação, ou seja, menor percentagem de queda na produção obtida no pico de lactação até a secagem), sendo o objetivo selecionar animais com potencial de produzir 4.500 kg de leite por lactação (305 dias). 3. Eficiência reprodutiva das vacas (período de serviço adequado por meio de um bom manejo e nutrição balanceada), sendo o objetivo atingir o intervalo entre partos entre 12 - 14 meses e manter cerca de 80% do rebanho de vacas em lactação. 4. Eficiência na criação de bezerras e novilhas (idade adequada ao primeiro parto), sendo o objetivo atingir a primeira parição entre 24 - 27 meses de idade. 5. Estruturação da composição do rebanho (o macho não é considerado no rebanho leiteiro), sendo o objetivo atingir e manter 65% do rebanho com a categoria vacas e 35% com as categorias: bezerras e novilhas (fêmeas em crescimento) para fazer a reposição das vacas. 6. Preenchimento de uma planilha de acompanhamento, onde os dados inseridos são baseados nas informações repassadas pelo cliente. Além de servir para a gestão mensal da atividade, após a inserção dos dados referentes a um ano de atividade, serão gerados os índices de eficiência da atividade. A interpretação desses índices é fundamental para a realização dos diagnósticos e direcionamento das ações futuras. Condições Será necessário que a propriedade trabalhe com a técnica da inseminação artificial, possuindo o próprio botijão de sêmen e materiais de inseminação, para promover um melhoramento genético e ter controle das datas de cios e das coberturas. Porém, pode haver a utilização de touro para repasse. O produtor ou um funcionário deverá fazer isso, não sendo aceito a dependência desse serviço de vizinhos, programas de prefeituras ou veterinários. Será necessário haver um acompanhamento de um veterinário para a realização dos exames sanitários relacionados ao diagnóstico de brucelose e tuberculose, implantação de controle de verminoses, esquema de vacinações e de controle de carrapatos do rebanho (calendário sanitário). Esse profissional, também deverá fazer periodicamente os diagnósticos reprodutivos, a fim de confirmar o serviço dos animais, clinicando os animais eventualmente vazios. O serviço de consultoria tem como objetivo contribuir na tomada de decisão, seguindo ações estratégicas (definição de metas), que devem ser executadas pelo cliente, após a realização do planejamento dos objetivos. Sendo assim, essas ações deverão ser combinadas em formas de tarefas e serem realizadas no período entre as visitas. Esse comprometimento é essencial para haver progresso do trabalho. Resultados Esperados: 1. Técnicos Recuperação de áreas degradadas; Pastagens com altas lotações (mínimo de 10 UA/ha); Aumentar a produção de leite por hectare (mínimo de 100 lts leite/ha/dia); Respeitar o bem-estar animal (saúde, nutrição, manejo); Aumentar os índices de produção e reprodução do rebanho leiteiro 2. Empreendedores Melhorar a vida do produtor de leite com geração de renda; Desenvolver a visão de negócios Fortalecer a prática associativista; Desenvolver a atitude empreendedora; Profissionalizar a gestão da propriedade.
Mon Apr 16 15:25:34 BRT 2018
Canvas: como estruturar seu modelo de negócio
Você já deve ter se perguntado se a sua ideia de negócio é viável, certo? Logo em seguida, começam a surgir dezenas de dúvidas a respeito de quais cuidados você deve ter ao abrir uma empresa. Mas afinal, o que é preciso pensar na hora de planejar o seu negócio? O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos, são eles: Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes; Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa; Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço; Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente; Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor; Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave; Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa; Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor. Estrutura de custos: São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.?As ideias representadas nos nove blocos formam a conceitualização do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.