O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para os empreendedores potencializarem suas vendas e aproveitar a retomada econômica em Mato Grosso
Sebrae-MT
· Atualizado em 30/09/2021O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para os empreendedores potencializarem suas vendas. Com a retomada econômica na região de Mato Grosso, a perspectiva é positiva para os negócios locais, principalmente do varejo. Entretanto, é preciso adotar alguns cuidados para garantir bons resultados no faturamento e a satisfação dos clientes.
A expectativa do comércio é grande para essa data especial. Segundo o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT) e dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a intenção de consumo na capital mato-grossense cresceu 5,5% em setembro, e a tendência é que continue em alta. O bom desempenho foi puxado pelas famílias que recebem até 10 salários mínimos.
Como se preparar para suprir a alta demanda nesta data especial, bombar as vendas da sua empresa e ainda garantir que os clientes fiquem satisfeitos com suas compras? Confira as dicas do SEBRAE-MT neste post!
O primeiro ponto importante para iniciar a estratégia de vendas focada no Dia das Crianças é o planejamento das ações que precisam ser realizadas e as metas a serem alcançadas. É fundamental preparar a sua empresa para os desafios, desde o estoque de produtos até as formas de pagamento, passando pelo foco no atendimento, seja presencial ou por e-commerce.
Entender o público-alvo também deve fazer parte do planejamento de vendas. Apesar deste dia ser dedicado às crianças, quem realiza a compra é o adulto, que pode ser representado pelos pais, tios, padrinhos e avós. Há ainda a demanda por outros públicos, como pessoas que ajudam instituições e presenteiam crianças em situação de vulnerabilidade.
Com o planejamento e público-alvo definidos, é hora de entender os próximos passos em detalhes, vamos conferir?
1 - Garanta um bom atendimento
Em datas comemorativas, as lojas ficam mais cheias e a equipe de vendas precisa estar preparada para momentos de estresse que são mais comuns em épocas movimentadas. Por isso, é importante se atentar aos detalhes, como sorriso no rosto e cordialidade.
Se a sua venda é feita de forma online também é possível mostrar cordialidade. Em algum momento do funil de vendas, é importante que um vendedor converse com o potencial consumidor do produto da loja. Essa conversa é uma forma de conquistá-lo, mostrar o valor humano da empresa. Deixe claro nessas conversas as características do produto, dicas de uso e ofereça condições de pagamento especiais.
Como saber se a minha empresa está prestando um atendimento seguro? Adote medidas eficientes para preservar o seu público, adapte o seu atendimento de forma consciente e segura, minimizando os impactos negativos.
Acesse o infográfico do SEBRAE-MT e siga nossas orientações.
2 - Organize seu estoque com antecedência
De nada vai adiantar o seu esforço para vender mais nesta data se a sua empresa não tiver os produtos desejados e em quantidade suficiente no estoque.
Por isso, fale com antecedência com seus fornecedores, identifique também quais produtos devem ter uma maior demanda, com base em análises de dados de vendas anteriores e tendências de seu segmento.
Inclua novos itens ao seu estoque, afinal, todo mundo gosta de uma novidade!
Confira neste vídeo do SEBRAE como fazer um controle de estoque eficiente.
3 - Encante os pequenos
Busque estratégias para chamar atenção das crianças. Mesmo que a decisão de compra seja do adulto, o interesse pelo produto vai partir dos pequenos. Você pode setorizar a loja por faixas etárias, e no caso das crianças menores, enfeitar o espaço com balões, adesivos, painéis coloridos, entre outros apetrechos infantis.
Para o comércio virtual, inclua brindes no envio dos produtos comprados, como um pirulito estilizado, uma cartela de adesivos, um álbum de figurinhas, um cartão com recadinho. Esses mimos vão ajudar a conquistar o cliente para uma próxima compra.
4 - Faça parcerias com entidades assistenciais
Planeje ações sociais para essa data comemorativa e contribua com entidades que fazem um trabalho sério com o público infantojuvenil. Os clientes se engajam em assistência social, então você pode promover a doação de alimentos e outros itens, o que gera reconhecimento e admiração de potenciais consumidores.
Você também pode fazer kits personalizados, como kit de roupinhas, sabonetes, álcool em gel e outros produtos de higiene, para os clientes comprarem junto com os presentes e doarem para ONGs e outras iniciativas sociais.
A demanda pelo e-commerce está em alta. De acordo relatório da Mastercard SpendingPulse, as vendas do comércio eletrônico aumentaram 28,4% no primeiro semestre de 2021 quando comparadas ao mesmo período de 2019.
Para vender mais e melhor no ambiente virtual em datas comemorativas, sua empresa pode investir em uma página na internet especial para a ocasião. E para repercutir essa divulgação online, potencialize as suas redes sociais!
Crie posts com a temática infantil e entregue conteúdo relevante, não apenas com único intuito de vender:
- Mostre as características principais do produto que o fazem ser desejado pelas crianças
- Divulgue depoimentos e a avaliação de clientes que já consumiram o produto
- Faça parcerias com influenciadores digitais que possam relatar a experiência com a marca
Confira em artigo do SEBRAE-MT como contratar influencers para proporcionar bons resultados na divulgação do seu negócio. Clique aqui.
Publicidade infantil
Um dos pontos de atenção que todo empreendedor que comercializa para o público infantil deve ter é com a publicidade. O anúncio publicitário para crianças, de qualquer produto ou serviço, é considerado uma prática abusiva e ilegal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Portanto, é necessário adotar outras estratégias de divulgação patrocinada. Conversar com os pais, tios e avós da criança nos anúncios é uma das formas de seguir as regras da legislação e ainda prospectar a sua venda de maneira mais assertiva.
Como dissemos anteriormente, o poder de compra está nas mãos dos responsáveis da criança. Então, é mais importante que sua empresa promova ações de atração sobre os produtos infantis da marca direcionadas para o público adulto.
Quando falamos de publicidade, não podemos esquecer também das ações em redes sociais e demais mídias digitais. Pouca gente conhece, mas a Amazon é uma possibilidade de divulgação de negócios na internet. E com a pandemia, essa foi uma das plataformas que mais cresceu e ganhou visibilidade.
Na Amazon Ads, sua empresa pode desenvolver anúncios em diversos formatos, como:
- Pesquisas
- Gráficos
- Banners
- Vídeos
Baixe o e-book do SEBRAE-MT, conheça todas as vantagens e utilize essa ferramenta para divulgar seus produtos e serviços.
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