O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para os empreendedores potencializarem suas vendas e aproveitar a retomada econômica em Mato Grosso
Sebrae-MT
· Atualizado em 30/09/2021O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para os empreendedores potencializarem suas vendas. Com a retomada econômica na região de Mato Grosso, a perspectiva é positiva para os negócios locais, principalmente do varejo. Entretanto, é preciso adotar alguns cuidados para garantir bons resultados no faturamento e a satisfação dos clientes.
A expectativa do comércio é grande para essa data especial. Segundo o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT) e dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a intenção de consumo na capital mato-grossense cresceu 5,5% em setembro, e a tendência é que continue em alta. O bom desempenho foi puxado pelas famílias que recebem até 10 salários mínimos.
Como se preparar para suprir a alta demanda nesta data especial, bombar as vendas da sua empresa e ainda garantir que os clientes fiquem satisfeitos com suas compras? Confira as dicas do SEBRAE-MT neste post!
O primeiro ponto importante para iniciar a estratégia de vendas focada no Dia das Crianças é o planejamento das ações que precisam ser realizadas e as metas a serem alcançadas. É fundamental preparar a sua empresa para os desafios, desde o estoque de produtos até as formas de pagamento, passando pelo foco no atendimento, seja presencial ou por e-commerce.
Entender o público-alvo também deve fazer parte do planejamento de vendas. Apesar deste dia ser dedicado às crianças, quem realiza a compra é o adulto, que pode ser representado pelos pais, tios, padrinhos e avós. Há ainda a demanda por outros públicos, como pessoas que ajudam instituições e presenteiam crianças em situação de vulnerabilidade.
Com o planejamento e público-alvo definidos, é hora de entender os próximos passos em detalhes, vamos conferir?
1 - Garanta um bom atendimento
Em datas comemorativas, as lojas ficam mais cheias e a equipe de vendas precisa estar preparada para momentos de estresse que são mais comuns em épocas movimentadas. Por isso, é importante se atentar aos detalhes, como sorriso no rosto e cordialidade.
Se a sua venda é feita de forma online também é possível mostrar cordialidade. Em algum momento do funil de vendas, é importante que um vendedor converse com o potencial consumidor do produto da loja. Essa conversa é uma forma de conquistá-lo, mostrar o valor humano da empresa. Deixe claro nessas conversas as características do produto, dicas de uso e ofereça condições de pagamento especiais.
Como saber se a minha empresa está prestando um atendimento seguro? Adote medidas eficientes para preservar o seu público, adapte o seu atendimento de forma consciente e segura, minimizando os impactos negativos.
Acesse o infográfico do SEBRAE-MT e siga nossas orientações.
2 - Organize seu estoque com antecedência
De nada vai adiantar o seu esforço para vender mais nesta data se a sua empresa não tiver os produtos desejados e em quantidade suficiente no estoque.
Por isso, fale com antecedência com seus fornecedores, identifique também quais produtos devem ter uma maior demanda, com base em análises de dados de vendas anteriores e tendências de seu segmento.
Inclua novos itens ao seu estoque, afinal, todo mundo gosta de uma novidade!
Confira neste vídeo do SEBRAE como fazer um controle de estoque eficiente.
3 - Encante os pequenos
Busque estratégias para chamar atenção das crianças. Mesmo que a decisão de compra seja do adulto, o interesse pelo produto vai partir dos pequenos. Você pode setorizar a loja por faixas etárias, e no caso das crianças menores, enfeitar o espaço com balões, adesivos, painéis coloridos, entre outros apetrechos infantis.
Para o comércio virtual, inclua brindes no envio dos produtos comprados, como um pirulito estilizado, uma cartela de adesivos, um álbum de figurinhas, um cartão com recadinho. Esses mimos vão ajudar a conquistar o cliente para uma próxima compra.
4 - Faça parcerias com entidades assistenciais
Planeje ações sociais para essa data comemorativa e contribua com entidades que fazem um trabalho sério com o público infantojuvenil. Os clientes se engajam em assistência social, então você pode promover a doação de alimentos e outros itens, o que gera reconhecimento e admiração de potenciais consumidores.
Você também pode fazer kits personalizados, como kit de roupinhas, sabonetes, álcool em gel e outros produtos de higiene, para os clientes comprarem junto com os presentes e doarem para ONGs e outras iniciativas sociais.
A demanda pelo e-commerce está em alta. De acordo relatório da Mastercard SpendingPulse, as vendas do comércio eletrônico aumentaram 28,4% no primeiro semestre de 2021 quando comparadas ao mesmo período de 2019.
Para vender mais e melhor no ambiente virtual em datas comemorativas, sua empresa pode investir em uma página na internet especial para a ocasião. E para repercutir essa divulgação online, potencialize as suas redes sociais!
Crie posts com a temática infantil e entregue conteúdo relevante, não apenas com único intuito de vender:
- Mostre as características principais do produto que o fazem ser desejado pelas crianças
- Divulgue depoimentos e a avaliação de clientes que já consumiram o produto
- Faça parcerias com influenciadores digitais que possam relatar a experiência com a marca
Confira em artigo do SEBRAE-MT como contratar influencers para proporcionar bons resultados na divulgação do seu negócio. Clique aqui.
Publicidade infantil
Um dos pontos de atenção que todo empreendedor que comercializa para o público infantil deve ter é com a publicidade. O anúncio publicitário para crianças, de qualquer produto ou serviço, é considerado uma prática abusiva e ilegal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Portanto, é necessário adotar outras estratégias de divulgação patrocinada. Conversar com os pais, tios e avós da criança nos anúncios é uma das formas de seguir as regras da legislação e ainda prospectar a sua venda de maneira mais assertiva.
Como dissemos anteriormente, o poder de compra está nas mãos dos responsáveis da criança. Então, é mais importante que sua empresa promova ações de atração sobre os produtos infantis da marca direcionadas para o público adulto.
Quando falamos de publicidade, não podemos esquecer também das ações em redes sociais e demais mídias digitais. Pouca gente conhece, mas a Amazon é uma possibilidade de divulgação de negócios na internet. E com a pandemia, essa foi uma das plataformas que mais cresceu e ganhou visibilidade.
Na Amazon Ads, sua empresa pode desenvolver anúncios em diversos formatos, como:
- Pesquisas
- Gráficos
- Banners
- Vídeos
Baixe o e-book do SEBRAE-MT, conheça todas as vantagens e utilize essa ferramenta para divulgar seus produtos e serviços.
O SEBRAE-MT tem cursos e oficinas online em várias áreas. Tem cursos de vendas, gestão de pessoas, finanças, precificação e muito mais. Clique aqui, escolha seu curso e inscreva-se
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Agrocast | Sua propriedade também é uma empresa
Sítio, Fazenda, Propriedade, Granja, Meu pedacinho de chão, enfim... Não importa como você chama a sua propriedade, se você produz nela e comercializa ela é um negócio, e deve ser administrada como tal. Quer assuntar mais sobre isso? Então escuta o Agrocast aqui. O negócio é o seguinte · Agrocast | Sua propriedade também é uma empresa
Setembro, 2022
Exportação para MPEs: Como internacionalizar a sua empresa
Em 2022 o governo lançará o Global Trade Hub, plataforma que proporcionará diversas facilidades para que o empreendedor possa realizar a exportação de seus produtos. Mas você não precisa esperar até lá para preparar sua empresa para a internacionalização. Discutiremos o passo a passo para entrar com o pé direito no mercado externo nesta postagem do Blog SEBRAE-MT.
Setembro, 2022
Branding: tudo o que a sua empresa precisa saber
A identidade da marca é formada por seus valores e propósitos, além de uma série de aspectos relacionados ao negócio, como logotipo, cores, símbolos, design do produto, estrutura dos serviços etc. O termo branding se refere a todas as ações necessárias para a construção, posicionamento e identidade da marca. Confira neste post do SEBRAE-MT tudo o que a sua empresa precisa saber sobre branding!
Setembro, 2022
Como fidelizar e prospectar seu consumidor
De que adianta oferecer descontos em um produto ou serviço que não é de interesse do seu público? Conhecer os diferentes perfis de consumidores é o primeiro passo para entender as necessidades de cada um e direcionar as ações de aproximação, fidelização e prospecção com assertividade. Na estratégia de marketing, o mapeamento dos diferentes perfis de públicos é chamado de criação de personas. A proposta é elaborar ao menos três tipos de perfis. Sua empresa conseguirá mapear as características principais de cada um a partir do banco de dados já existente dos atuais consumidores dos produtos e serviços, e também por meio de pesquisas de mercado e tendências.
Setembro, 2022
Marketing Digital: empresas apostam cada vez mais na estratégia
O Marketing Digital está dominando o mercado brasileiro e vem ganhando consistência ano a ano. Uma pesquisa recente mostra que 94% das empresas no país escolheram esse tipo de estratégia para o crescimento da marca. A produção de conteúdo é a principal aposta das companhias em suas ações digitais. O que é Marketing Digital? O Marketing Digital é um conjunto de ações e estratégias realizadas em ambiente digital para promover pessoas, marcas, produtos e serviços. Se popularizou à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra e se tornaram mais ativas na sua jornada de consumo. Com autonomia para pesquisar online, comparar preços, entrar em contato com o vendedor no momento que deseja, o consumidor agora é quem tem o poder de escolha e negociação. Cabe às empresas entender quais mecanismos são necessários para chegar nesse cliente no ambiente digital em que está habituado. O Marketing Digital pode incluir diferentes frentes de atuação: Produção de conteúdo E-mail Marketing Site/Blog Redes sociais Dentro de cada uma dessas frentes, há diversas possibilidades de ações estratégicas como inbound marketing, SEO, mídia paga, patrocínio de influenciadores, eventos, novos canais de atendimento (chatbot, whatsapp business etc), otimização de conversão (CRO), entre outros. Antes de escolher a ação, é importante que sua empresa tenha uma visão clara de quem é seu público-alvo e de quais são seus atuais desafios. Assim, você conseguirá enxergar seus principais objetivos e estabelecer as metas para montar o seu planejamento de Marketing Digital. Marketing Digital: desafios e estratégias A pesquisa "Maturidade do Marketing Digital Vendas no Brasil", realizada pelas agências de consultoria Resultados Digitais, Mundo do Marketing e Rock Content, mostra que 67% das organizações consideram que suas estratégias de Marketing Digital são eficientes. Mas ainda há desafios a serem enfrentados. Para 69% das empresas entrevistadas, a principal dificuldade é converter contatos em clientes. Aumentar o tráfego para os canais digitais (57%) e montar uma estratégia de conteúdo (46,4%) também são alguns dos obstáculos na área. No entanto, abdicar das estratégias online é uma opção para apenas 2,7% das empresas. Para superar esses desafios, 73% das empresas estão direcionando seus investimentos de Marketing Digital principalmente para produção de conteúdo. Investir mais em redes sociais, na infraestrutura de blog ou site e mídia paga também são algumas das principais metas das companhias brasileiras. Marketing Digital: alcance global O Marketing Digital também é uma ótima oportunidade para as empresas reforçarem sua marca em nível mundial, já que a internet quebrou barreiras geográficas. Claro que, para isso, é necessário também preocupar-se com a adaptação do idioma do seu conteúdo e das plataformas de comunicação com o seu público. Hoje em dia para ter uma boa presença digital é preciso gerenciar vários canais e ter uma estratégia bem diversificada. E a gente sabe que muitas vezes é você, empresário, que dá conta de tudo isso. Pensando em facilitar a sua vida, o SEBRAE-MT elaborou uma planilha para ajudar a sua empresa a estruturar a estratégia de Marketing Digital. Baixe, planeje e execute! Organize as suas ações e conteúdos de todos os seus canais digitais. Clique aqui. Confira ainda o post 4 estratégias de uso gratuito do Facebook para promover o seu negócio, e anote as dicas que separamos para você brilhar no mundo virtual! 5 vantagens da presença digital para as empresas Em qualquer segmento, ter uma forte presença digital se tornou obrigatória para a maioria das empresas que desejam se manter no mercado. E quem não se preocupa com isso corre um grande risco de ser excluído ou engolido por empresas que já estão na internet. Confira as principais vantagens da sua marca no ambiente digital: Aumenta a visibilidade do negócio Estreita o relacionamento com o cliente Reduz custos Alavanca as vendas Proporciona autoridade no mercado Conheça em detalhes as principais vantagens da presença digital para o seu negócio no infográfico exclusivo do SEBRAE-MT. Não perca mais tempo e comece a adotar medidas para implementar esse conceito! Acesse aqui.
Março, 2022
Natal: Dicas para aumentar suas vendas
A Serasa Experian publicou em setembro de 2021 um estudo sobre as expectativas do comércio para o Natal. A análise aponta que 64,6% das MPEs já antecipam que os resultados das vendas neste período do ano serão superiores ao ano passado. A perspectiva é devido ao efeito que a pandemia teve na economia como um todo, que começa agora a ser mitigado. As vendas de final de ano são um grande momento para as MPEs e é preciso saber como capitalizar essa oportunidade. Para conseguir esse feito, sua empresa precisa estar alinhada com as tendências de mercado e preparada para a demanda das comemorações. Outro estudo sobre o período de festas, este realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), revela que o público mais propenso a receber presentes no Natal são os filhos. Sendo esses 62% do público-alvo para presentes. Informações de pesquisas como essa devem ser utilizadas para orientar as campanhas e estratégias de venda.
Dezembro, 2021
Black Friday: como atender bem o cliente e aumentar as vendas
A Black Friday é uma ótima oportunidade para que os empreendedores potencializem suas vendas, mas antes de tudo é preciso saber como atender bem o cliente. Há uma perspectiva positiva para os negócios mato-grossenses com a data, principalmente devido à retomada econômica na região. Neste post, o SEBRAE-MT dá dicas de como se preparar para suprir a alta demanda deste período, ampliar as vendas da sua empresa, garantir que os clientes fiquem satisfeitos com suas compras e fidelizar os compradores.
Novembro, 2021
Como vender para merenda escolar
Já pensou em vender os produtos da sua propriedade, para o seu Município para ser utilizado na merenda escolar? Não? Então pega essa prosa aqui, que o assunto vai te interessar! O negócio é o seguinte · Agrocast | Como vender para merenda escolar
Agosto, 2021
Como iniciar piscicultura com espécies regionais
A piscicultura no Brasil sempre foi uma grande promessa de bons negócios, principalmente por causa das condições climáticas favoráveis e da boa oferta de grãos para produção de ração. Tais fatores, porém, não foram devidamente aproveitados e potencializados durante muitos anos simplesmente por não existir uma legislação que regulamentasse o setor. Para complicar ainda mais o ambiente de negócios para a piscicultura, esteve sempre a cargo de órgão ambiental a responsabilidade de controle e fiscalização de uma atividade meramente zootécnica, como é também a produção de frangos, suínos, bovinos e outros animais. No Brasil, a partir da lei federal n° 11.959, de 29 de junho de 2009, da resolução 413/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do novo Código Florestal brasileiro, inicia-se a regulamentação ambiental do setor, apesar da resistência dos órgãos ambientais dos estados. Os atuais marcos legais permitem que o empreendedor rural possa fazer seus investimentos com segurança jurídica. Forma-se, assim, um novo ambiente no chamado “aquabusiness”, que caminha a passos largos. Importante destacar que a implantação de uma piscicultura para fins comerciais exige os mesmos cuidados que qualquer outro negócio mercantil, seja do setor de serviços, comércio ou indústria. Acima das regulamentações específicas de cada atividade, todos são regidos pela mesma lei – a irrevogável lei do mercado. Baixe aqui o manual Como iniciar piscicultura com espécies regionais (em PDF)