Plataforma que será lançada em 2022 ajudará empreendedores na exportação de produtos.
Sebrae-MT
· Atualizado em 15/09/2022Em 2022 o governo lançará o Global Trade Hub, plataforma que proporcionará diversas facilidades para que o empreendedor possa realizar a exportação de seus produtos. Mas você não precisa esperar até lá para preparar sua empresa para a internacionalização. Discutiremos o passo a passo para entrar com o pé direito no mercado externo nesta postagem do Blog SEBRAE-MT.
O serviço nomeado temporariamente de Global Trade Hub, anunciado pelo governo para 2022, é mais uma ferramenta na estratégia do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) desenvolvida pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) para incentivar o crescimento do comércio exterior.
A ideia é proporcionar ao empreendedor uma plataforma digital que automatize e reúna serviços diversos utilizando de toda a metodologia desenvolvida pelo PNCE. A plataforma permitirá que a empresa faça uma análise de seu nível de maturidade de exportação, sendo assim capaz de criar uma estratégia de internacionalização baseada nesse resultado.
A plataforma reunirá serviços que auxiliarão em cada fase da exportação, desde o pré-contrato até a logística. O autodiagnóstico do nível de maturidade de exportação de sua empresa se torna o conhecimento base para prosseguir com segurança e aproveitar das diversas vantagens que um modelo de negócios global proporciona.
1 - Planejamento
É preciso uma análise completa dos riscos e vantagens de embarcar no mercado internacional. É importante aqui definir também qual modelo de negócio deseja seguir, falaremos sobre cada um deles mais à frente.
2 - Estudo de Mercado
A empresa deve fazer uma análise das regras para o trabalho internacional na área que deseja. Pesquisando os requisitos legais de sua operação, conhecendo as barreiras e acordos internacionais que influenciarão o processo, as preferências tarifárias entre os países e o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).
3 - Preparação da empresa
Neste ponto é importante orientar a equipe, deixando seu time pronto para o ingresso no mercado externo. A preparação de um cronograma é fundamental para obter sucesso na atualização de seus processos produtivos e de gestão, que devem estar alinhados aos termos requisitados pelo mercado internacional.
Existem diversas ferramentas que auxiliam o processo de internacionalização de empresas, a primeira delas é o Siscomex, Sistema Integrado de Comércio Exterior. Esse sistema desenvolvido pelo governo federal é de uso obrigatório para exportadores e reúne todas as informações mais importantes sobre o processo de exportação e importação.
É necessário em seguida ter conhecimento dos Incoterms, que são os “Termos internacionais de comércio”, normas regularizadoras do comércio internacional às quais você deve se adequar.
Para uma visão mais aprofundada sobre o assunto, não deixe de conferir o infográfico preparado pelo SEBRAE-MT sobre “Como exportar os seus produtos”. E para ainda mais detalhes sobre os Incoterms e demais regulações de exportação, acesse também o infográfico “Regras Internacionais de Negociação”.
Feita a parte mais burocrática, o próximo passo é analisar o custo da exportação, incluindo nisso as necessidades de frete e seguro.
A oportunidade é agora
Com o Global Trade Hub no horizonte e o crescimento do comércio online impulsionado pela pandemia, esse é o momento ideal para começar a adequação de seus negócios visando atingir território internacional.
O tema pode não ser dos mais simples, mas o SEBRAE possui diversas iniciativas disponibilizadas de forma gratuita para auxiliar o empreendedor que deseja ampliar o alcance de sua companhia.
Além do material citado nessa postagem, disponibilizamos também diversos cursos online para capacitar gestores e prepará-los para o ingresso no mercado global.
Não deixe de aproveitar essa chance única com a ajuda do SEBRAE-MT!
Internacionalizar seus negócios traz uma infinidade de vantagens a sua empresa. Dentre elas:
- Ampliação de seu alcance
A internacionalização torna possível alcançar novos consumidores e engrandecer a marca conquistando presença global. A ampliação de mercado é também uma eficiente estratégia de redução de riscos, já que você passa a contar com uma gama de clientes diversificada entre mercado externo e interno.
- Inovação tecnológica
Uma empresa exportadora passa a competir com as maiores e melhores do mercado, essa competitividade é terreno fértil para a inovação e crescimento tecnológico. É preciso se manter atualizado para produções em larga escala que consigam abastecer o comércio internacional e se adequar às regras e padrões de qualidade deste setor.
- Retorno financeiro
A expansão do território comercial de sua empresa é capaz de ampliar significativamente seus lucros, além de melhorar os processos de gestão financeira necessários para uma empresa globalizada.
- Capacitação profissional
A experiência de um negócio internacional é engrandecedora para seus funcionários, permitindo o intercâmbio de ideias e fortalecendo o quadro de equipe.
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