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Tue Dec 17 11:22:39 BRT 2024
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
5 dicas para as agências de viagens diferenciarem seus serviços

Estratégias simples e inovadoras ajudam a atrair clientes e a destacar agências de viagens em um mercado cada vez mais competitivo.

· Atualizado em 17/12/2024
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Fidelizar clientes é um desafio constante nas agências de viagens, nicho que enfrenta um grande nível de concorrência. Como se isso não bastasse, os usuários desses serviços estão cada vez mais exigentes e bem informados.

Nesse cenário, adotar estratégias de diferenciação é uma questão de sobrevivência. Empresas que fazem “mais do mesmo” correm um sério risco de ficarem estagnadas e serem engolidas pela concorrência. Então, como destacar sua agência em meio a tantas ofertas semelhantes?

Se essa é sua dúvida, está no lugar certo! Neste artigo, apresentaremos 5 dicas simples e práticas que podem fazer a diferença nos serviços oferecidos pela sua empresa. Acompanhe!

Competitividade no setor de agências de viagens

A competitividade no setor de viagens nunca foi tão intensa. São mais de 32 mil agências no Brasil, totalizando um faturamento que, em 2023, ultrapassou os R$ 13 bilhões, conforme dados do Ministério do Turismo. Além disso, a expectativa é que esse mercado continue a forte tendência de crescimento nos próximos anos.

Esses dados podem ser animadores por um lado. Afinal, saber que sua empresa faz parte de um segmento bilionário é ótimo. Mas, todo esse crescimento abre os olhos de muitas pessoas interessadas em morder um pedaço desse bolo que só cresce.

Como se não bastasse, as empresas agora precisam competir com as plataformas digitais. O Google e o YouTube oferecem informações, comparativos e inspirações de maneira acessível e gratuita para o público. Ou seja, eles se tornaram concorrentes indiretos — mas poderosos — das agências de viagens tradicionais.

Isso coloca essas empresas em uma posição desafiadora: como competir quando o consumidor tem tanto poder em suas mãos? A resposta está na capacidade de se destacar e agregar valor de forma única, isso que abordaremos neste conteúdo.

5 estratégias para diferenciar a sua agência de turismo

Após entender a importância de buscar destaque no mercado de turismo, apresentaremos algumas dicas simples e práticas que ajudarão você a se diferenciar da concorrência. Confira!

1. Posicionamento digital

A época em que o digital era apenas uma tendência para os negócios ficou no passado. Atualmente, ter uma presença online forte é uma obrigação de quem deseja se destacar em seu mercado.

Você deve investir em ferramentas e estratégias digitais que apresentem sua empresa de forma profissional e estratégica para o público. Demonstre as vantagens que os clientes podem obter ao contratar seus serviços. Esse trabalho deve incluir:

  • criação de um site atraente, responsivo e otimizado para SEO;
  • construção perfis profissionais em redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok e LinkedIn);
  • elaboração de conteúdo de alto valor para o usuário (podendo ser vídeos ou artigos em blogs);
  • investimento em anúncios patrocinados em plataformas como o Meta Ads ou o Google Ads.

A presença digital que estamos trabalhando neste tópico envolve a criação de autoridade online para o seu público. Com isso, a sua operadora de viagens será lembrada como uma fonte confiável de informações e serviços.

Logo, quando o seu público pensar em viajar, a primeira agência que virá em sua mente é justamente a que tem a maior autoridade. Isso colocará o seu negócio em uma posição privilegiada frente à concorrência.

2. Vendas no digital

Atuar no digital vai além do marketing, as ferramentas online também podem facilitar as vendas nas agências de viagem. Você pode oferecer um sistema totalmente digitalizado, no qual o usuário acessa o site, escolhe o destino, efetua pagamentos, emite passagens, reserva diárias de hotel e ingressos para passeios — enfim, tudo o que necessita para arrumar as malas e pegar a estrada.

3. Foco na experiência do cliente

A experiência do cliente é o diferencial mais significativo quando se trata do setor de turismo. Ela se torna determinante ao tratarmos da fidelização. Você só terá clientes fiéis se conseguir oferecer para eles momentos memoráveis durante o relacionamento com sua empresa.

O cliente deve ser o centro da sua estratégia de marketing. Atualmente, muito se fala em automação, uso de inteligência artificial e outras tantas tecnologias que facilitam a captação de consumidores. Mas, o que verdadeiramente atrai pessoas para o seu estabelecimento é oferecer uma experiência incrível.

Isso pode ser feito de várias formas. Por exemplo, oferta de pacotes sob medida, presença ativa em toda jornada do consumidor, planejamento pré-viagem etc. O mais importante é entender o que é valioso ao seu cliente e trabalhar suas estratégias em cima disso.

4. Estratégias de fidelização

Os clientes fiéis são aqueles que fazem uma primeira compra e, posteriormente, voltam a adquirir serviços com sua empresa. Além disso, eles também recomendam a sua marca para outras pessoas.

Esse assunto está diretamente relacionado ao tópico anterior. Quando você é capaz de oferecer uma experiência memorável ao seu cliente, é natural que ele se torne fiel a sua empresa. Além de ser um diferencial competitivo, ter clientes fiéis também contribui para a saúde financeira do negócio.

Afinal, você não precisará empregar muitas estratégias de marketing para convencer um consumidor que já conhece suas soluções e confia nelas.

5. Inovação

Por fim, é importante investir em inovação com o foco na criação de diferenciais competitivos para seu público. Um exemplo disso é implementar experiências imersivas, como tours virtuais em realidade aumentada de algum pacote de viagem que a sua empresa está comercializando.

O uso dessas inovações ativa o gatilho da curiosidade nas pessoas, que sentem vontade de visitar a sua empresa e conhecer a novidade ofertada. Uma vez que esse potencial consumidor está no seu estabelecimento, fica mais fácil implementar estratégias para converter e fidelizá-lo.

Importância de estar um passo à frente no setor de agências de viagens

Tentar estar sempre a um passo à frente da concorrência é determinante para garantir sucesso e longevidade no setor de turismo. A busca constante por inovação, excelência e personalização nos serviços são fatores que diferenciam a sua agência em um mercado com tantas alternativas.

Quando a agência entende as necessidades e desejos do seu público e oferece soluções que superem expectativas, consegue transformar cada viagem em uma experiência única. Além disso, é sempre bom ter em mente que o seu serviço não se resume apenas a vender viagens.

Quem pensa em se diferenciar precisa estar um passo à frente, é importante ter em mente que o objetivo do seu negócio é criar memórias para os clientes. Passagens, destinos, hotéis, gastronomia ou parques são apenas instrumentos que levarão os viajantes a viverem momentos inesquecíveis.

Podemos concluir este artigo afirmando que, não há saturação de mercado que resiste a uma empresa que oferece diferenciais e benefícios reais aos seus clientes. Proprietários e gestores de agências de viagens que tiverem isso em mente estarão sempre um passo à frente da maioria dos concorrentes, gerando resultados positivos e alcançando crescimento sustentável ao longo dos anos.

Se você quer transformar a captação e fidelização de clientes no seu negócio, entre em contato conosco. O Sebrae/PE está pronto para ajudar sua empresa a crescer!


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