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Planejamento | TOMADA DE DECISÃO
Calendário do Empreendedor 2023: as principais datas para se preparar

Conheça as datas mais relevantes para o comércio em 2023 e saiba como aproveitar essas épocas do ano para vender mais.

· 15/06/2023 · Atualizado em 15/06/2023
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Estamos chegando ao final de 2022, e, sem dúvidas, esse é o melhor momento para iniciar o planejamento para 2023. Vale destacar que essa atitude é essencial para o crescimento do seu negócio. Sendo assim, é importante começar a pensar nos objetivos que você pretende alcançar, nas obrigações que precisa cumprir etc.

Além disso, é fundamental ter um cronograma com as datas mais lucrativas para o comércio no próximo ano. Pensando nisso, elaboramos este artigo no qual você vai conferir por que é significativo ter o calendário do empreendedor, quais são as épocas propícias para vender mais e como se preparar para isso. Continue lendo!

Por que é importante ter um calendário empresarial?

O calendário comercial é um recurso excelente para todos os empreendedores. Trata-se de uma ferramenta que contém as datas mais relevantes para o comércio. Dessa maneira, é possível pensar de forma estratégica e definir as melhores ações para aumentar o faturamento nesses períodos do ano.

Portanto, ter esse cronograma bem estruturado pode proporcionar vários benefícios para o seu negócio. Confira, a seguir, alguns deles.

Planejamento das campanhas com antecedência

Para ter sucesso nas suas ações de marketing, o primeiro passo é fazer um planejamento. Ou seja, você precisa decidir:

  • quando a campanha iniciará e finalizará;
  • como fará a divulgação;
  • em quais mídias você vai investir;
  • se vai precisar contratar mão de obra extra;
  • o orçamento que disponibilizará;
  • como você medirá os resultados;
  • etc.

Assim, com o calendário do empreendedor, é possível ter uma visão geral de todas as datas que serão relevantes para a sua empresa e começar a se preparar bem antes do dia.

Se você for promover uma campanha do dia das mães, por exemplo, é necessário iniciá-la com antecedência para ter tempo suficiente para atingir o público-alvo.

Preparação do estoque para atender a demanda

Já imaginou iniciar uma campanha de Black Friday e depois descobrir que a sua empresa não tem como suprir a demanda? Com certeza, seria desastroso, e os seus clientes não ficariam nada satisfeitos.

Desse modo, ao saber que, em novembro, será realizado este grande evento, você tem tempo para organizar o seu estoque de produtos para atender a clientela com tranquilidade.

Oportunidade de aumentar o faturamento

Sem dúvidas, as datas comemorativas e os feriados são grandes aliados para impulsionar as vendas do comércio. Nessas épocas do ano, os consumidores são atraídos pelas promoções e pelos descontos proporcionados pelas empresas. Esse é o momento ideal para traçar um plano de ação para conquistar o cliente e aumentar o faturamento do seu negócio.

Treinamento da equipe para atender a clientela com excelência

Não adianta atrair o público se a sua equipe não estiver preparada para recebê-lo. Desse modo, ao utilizar o calendário do empreendedor, você terá tempo hábil para treinar os seus funcionários para atender os consumidores com qualidade.

Além disso, é possível perceber se você vai precisar de mão de obra extra e, assim, realizar as contratações temporárias no período adequado.

Quais são as datas mais relevantes para o comércio em 2023?

Agora que você já sabe a importância do calendário do empreendedor para o sucesso do seu negócio, vamos conferir as principais datas comerciais para 2023.

Carnaval

O carnaval é uma das festividades mais esperadas pela maioria dos brasileiros. É o momento de aproveitar para curtir os blocos de rua, apreciar as belezas das escolas de samba, utilizar fantasias etc.

Mas há quem prefira beneficiar-se desse período do ano para descansar e conhecer novos lugares. Sendo assim, o carnaval é uma época excelente para aquecer as vendas de lojas de fantasias, artigos de decoração, casas de festa, do setor hoteleiro, entre outros.

Dia da mulher

Em 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Trata-se de uma data para homenagear e reconhecer a força e o empoderamento do público feminino.

Nesse sentido, as lojas de roupas, maquiagem, perfumaria, por exemplo, podem aproveitar para promover descontos e promoções. Além disso, também é possível abranger o público masculino, pois ele compra para presentear suas esposas, namoradas, filhas, mães, avós etc.

Dia do consumidor

O dia do consumidor é priordial para o comércio e, portanto, não pode faltar no seu calendário do empreendedor. Segundo o relatório publicado pela Social Miner, na data oficial, as empresas faturaram cerca de 722 milhões em 2022. Se comparado ao mesmo período em 2021, houve um aumento de 22% no faturamento.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, na primeira quinzena de março de 2022, o comércio chegou a faturar cerca de 7,2 bilhões de reais.

Páscoa

A Páscoa é uma época especial para aquecer o comércio de vendas de chocolate, ovos de páscoa, vinho, bacalhau etc. Além disso, no período da Semana Santa, diminui-se a procura por carnes e aumenta-se o consumo de peixes e ovos, por exemplo.

Dia das Mães

O Dia das Mães ocorre no segundo domingo de maio. É uma data carregada de emoções e, por isso, um ótimo momento para apostar em promoções, atrair e fidelizar clientes, oferecer embalagens bonitas para presente, entre outras ações.

Dia dos Namorados

Junho é o mês dos namorados, mas a data oficial ocorre no dia 12. É uma excelente oportunidade para alavancar as vendas de floriculturas, cinemas, restaurantes, motéis etc.

São João

O período junino também é um ótimo aliado para impulsionar o faturamento de vários negócios. Nessa época do ano, aumenta-se a procura por roupas de estampa xadrez, artigos de decoração, comidas típicas, entre outros.

Dia dos Pais

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo do mês de agosto. Assim, diversos segmentos podem explorar essa data, como as lojas de perfumes, relojoarias, roupas, barbearias etc.

Dia do Cliente

O dia do cliente acontece em 15 de setembro. É o momento de presentear a sua clientela, mostrando o quando ela é especial para você. Sendo assim, aposte em ações de fidelização, promoções, descontos, brindes, entre outros.

Dia das Crianças

No dia 12 de outubro comemora-se o dia das crianças. Essa data pode ser aproveitada por setores de vendas de brinquedos, roupas infantis, cinemas etc. Nesse momento, é válido investir em ações para divertir tanto os pais quanto a criançada.

Halloween

Em 31 de dezembro é comemorado o dia das bruxas. Essa data pode ser bem aproveitada por casas de festa, lojas de doces, artigos de decoração, entre outros segmentos.

Black Friday

A Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro. É um dos períodos mais aguardados pelos consumidores, pois sempre há promoções irresistíveis. Desse modo, eles conseguem comprar itens que estavam desejando o ano inteiro.

Portanto, capriche nessa data. Caso seja uma loja online, planeje as suas ações de logística para não frustrar os clientes por conta de atrasos nas entregas dos produtos.

 Natal

O Natal é comemorado dia 25 dezembro, mas as compras começam bem antes. Além disso, continua sendo a data mais importante do comércio varejista. Nessa época, as pessoas aproveitam para comprar lembrancinhas, presentes de amigo secreto, artigos natalinos, itens para a ceia, roupas etc.

Réveillon

O réveillon também é um dia bem interessante para o comércio. Nesse período, os consumidores buscam por peças de vestuários, bebidas, viagens para passar a virada do ano em outros lugares, hotéis, e assim por diante.

Além dessas datas, também é essencial que você foque no regionalismo, como é o caso do aniversário da sua cidade. Se você tiver uma casa de festas, por exemplo, nesse dia, é possível promover eventos para as pessoas da região e atrair visitantes.

Além do mais, considere os dias que têm relação direta com o seu negócio e com o seu público. Vamos supor que você tenha uma loja de artigos esportivos. Nesse caso, seria oportuno incluir o dia do atleta no seu calendário do empreendedor.

Como desenvolver e programar ações na empresa?

Depois de elaborar o seu calendário comercial, é necessário desenvolver ações para colocar em prática. Veja, a seguir, algumas delas.

Faça um planejamento

Para ter sucesso nas suas estratégias de vendas, é fundamental realizar um bom planejamento. Sendo assim, veja quais são os produtos ou serviços que você vai ofertar, confira se tem estoque suficiente, defina quais serão as promoções, os meios de pagamento etc.

Qualifique a sua equipe

Para atender o cliente com qualidade, é essencial ter uma equipe bem treinada, principalmente os funcionários que fazem parte da linha de frente. Desse modo, capacite os seus colaboradores para o processo de vendas e atendimento durante essas datas especiais.

Utilize as redes sociais

Aproveite o potencial das redes sociais para divulgar as suas promoções. Utilize o Instagram, o Facebook, o YouTube, o TikTok etc., para alcançar o seu público-alvo. Além disso, publique fotos de alta qualidade, vídeos, lives, entre outras coisas. Aposte nos formatos de vídeos curtos, pois, além de serem rápidos e fáceis de ser consumidos, possuem um ótimo alcance nas mídias sociais.

Invista em mídias pagas

Para potencializar ainda mais os seus resultados, invista em anúncios pagos, como Instagram Ads, Facebook Ads e Google Ads. Dessa forma, você consegue atingir uma audiência segmentada de forma muito mais rápida. Além do mais, os investimentos em mídias pagas na Internet possuem um ótimo custo-benefício.

Ter o calendário do empreendedor com as principais datas comerciais em 2023 é primordial para conseguir aproveitar as oportunidades e aumentar o faturamento da sua empresa nessas épocas do ano. Também, sempre planeje todas as ações para atender o cliente com excelência e conquistar o sucesso nas suas vendas.

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