Orientações mostram que é preciso escolher cores sóbrias, aliviar o peso do site, além de dar prioridade à criação da marca
Uma pesquisa feita pelo Sebrae em 2018 mostrou que 72% dos donos de pequenos negócios já utilizam a internet para se relacionar com seus clientes. Em se tratando de sites, o número mais que dobrou desde 2015, quando a instituição realizou levantamento semelhante, passando de 11% para 27% o percentual de empreendedores que contam com páginas na internet para seus negócios. Cada vez mais as empresas compreendem a importância da internet como ferramenta para alavancar suas vendas.
Mas a criação de uma página na internet exige cuidados, a começar pela sua apresentação, pois ela define a própria identidade da empresa. Além disso, a ferramenta tem que ser de fácil manuseio para que o público-alvo tenha um acesso mais rápido e sem perda de tempo. É fundamental, ainda, oferecer informações precisas sobre os serviços ou produtos ofertados para que o cliente saiba com quem está negociando, qual a origem dos produtos que provavelmente irá adquirir, bem como a qualidade e idoneidade da empresa.
Se a intenção, além de ter um site próprio, é criar uma loja virtual, é preciso saber qual tipo de tecnologia é mais adequada às necessidades, capacidades e exigências do negócio. Se o espaço é exclusivo de vendas, o empreendedor deverá usar ferramentas específicas, voltadas para as suas necessidades. Para montá-la, é necessário contratar uma empresa especializada, que vai customizar a página, atendendo às suas exigências e especificações, por meio da segmentação de seções e dos produtos disponíveis para venda, por exemplo.
Conheça cinco dicas que podem ajudar a montar o seu site:
1. Pense como seu cliente – Planeje o site de forma que auxilie seu cliente a tomar a decisão de adquirir seu produto ou serviço. Vale testar o protótipo antes de colocar no ar, fazer pesquisa periódica e analisar o que seus concorrentes estão fazendo para que possa se diferenciar.
2. Produza conteúdo relevante – Um bom conteúdo é capaz de atrair visitantes, uma vez que a qualidade (aliada ao correto uso de termos-chave) pode garantir uma boa posição no resultado de buscas do Google. Considere produzir textos, fotos e vídeos relevantes. É possível utilizar boa parte dessa produção para divulgação nas redes sociais e em e-mail marketing, por exemplo, o que permite acessar novos e atuais clientes.
3. Ofereça serviços – Você pode adicionar uma ampla gama de serviços que façam a diferença para seu cliente. Pode ser o agendamento em restaurantes, bares ou salões de beleza; um calendário de eventos com a reserva dos ingressos; enquetes para saber qual produto deve entrar em promoção; uma loja virtual com o catálogo de produtos; atendimento por videochat; e, até um fórum colaborativo, que ajude a resolver dúvidas dos clientes.
4. Facilite o contato – Ter um formulário de contato é o ponto de partida para qualquer site. Mas você pode ir além deixando o link para que seu cliente fale com você diretamente pelo WhatsApp Business ou mesmo, dependendo do volume de interações, utilizar um chatbot, que é um robô digital, para responder perguntas mais básicas. Também divulgue as redes sociais onde seu negócio tem presença para que os cliente possam acessar.
5. Monitore – Abuse das ferramentas gratuitas que te ajudam a entender o comportamento do usuário no seu site: de onde é, como chegou até você, o que acessa, quanto tempo usa, quais problemas enfrenta e aonde vai. Essas são algumas questões que podem ser respondidas usando ferramentas como Google Analytics, Mouseflow e Hotjar.
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Descubra porque a presença digital é tão importante
Criar e manter uma empresa pode ser um grande desafio. É necessário lidar com clientes exigentes e concorrentes ferozes, entre muitas outras forças competitivas. Nesse contexto, para obter bons resultados, poucos fatores são tão importantes quanto a presença digital. No entanto, o que é presença digital exatamente? Como aproveitá-la em benefício do negócio? Quais são as suas principais vantagens? Bom, são muitas as dúvidas. Ao entender as respostas e adotar as melhores práticas, você poderá multiplicar os seus ganhos financeiros e comerciais. Pensando na importância do assunto, criamos um material completo para explicar por que a presença digital é tão importante, além de indicar as práticas iniciais. Boa leitura! Primeiro, o que é presença digital? Pense que existem dois mundos: um é físico e o outro, digital. O físico é representado pelo seu ponto comercial, por suas operações diárias de trabalho e pelas pessoas com as quais você convive ao longo do expediente. Ele é o mundo tangível, que pode ser tocado e sentido. O mundo digital, por sua vez, pode ser representado pelo que está na tela do seu computador ou dos dispositivos móveis. Ele não é tangível, mas é igualmente importante para o sucesso de uma empresa. As redes sociais, os e-commerces e os blogs são parte desse segundo universo. Agora, vejamos o que é presença digital: é estar presente no mundo digital, de modo que a empresa consiga ser encontrada por clientes ou outras partes interessadas, bem como tirar dúvidas, fechar negociações e estabelecer relações. Ou seja, é ir além do mundo físico. Todavia, é importante destacar que não basta abrir uma conta digital e, depois, deixá-la de lado, esperando até que um cliente apareça. É preciso ter uma presença ativa, isto é, investir o seu tempo e a sua energia na estratégia digital, objetivando aproveitar as suas oportunidades. Felizmente, o mundo digital é bastante acessível. Empresas de todos os tipos, tamanhos e segmentos podem estar presentes. Não é preciso ter um orçamento robusto, muito menos grandes equipes. Mesmo com poucos recursos, você pode obter grandes resultados. Por que a presença digital é essencial às empresas? Hoje, a presença digital é um item básico à manutenção dos negócios e ao crescimento comercial. O motivo é simples: ninguém mais procura a sua empresa no catálogo telefônico, mas, sim, em ferramentas de busca, como o Google ou as redes sociais, disponíveis na internet. Adiante, apresentaremos seis razões pelas quais a sua companhia deve estar presente digitalmente. Aumenta a visibilidade do negócio No ambiente dos negócios, visibilidade significa muito e pode determinar o sucesso. Existe até um velho ditado que diz: "quem não é visto não é lembrado". O problema é que, se a sua empresa está apenas no mundo físico, essa visibilidade é limitada e custa caro. O mundo digital é mais acessível. Milhares ou até milhões de clientes podem visitar as suas redes sociais ou as páginas na web em um único dia. Eles podem conhecer os seus produtos, avaliar as suas soluções e compartilhar o seu empreendimento com amigos e/ou familiares. Com boas táticas digitais, você pode ter resultados ainda melhores. Normalmente, não custa caro impulsionar a sua marca no mundo digital e iniciar campanhas patrocinadas, que levam o seu negócio até um público previamente selecionado de consumidores. Facilita o relacionamento com clientes Ao longo do expediente, é necessário se relacionar com os consumidores, seja para oferecer um produto, seja para tirar dúvidas, seja para ouvir (e solucionar) reclamações. Se essa relação for precária, você provavelmente perderá clientes e prejudicará a imagem do negócio. Novamente, a presença digital ajuda muito. O relacionamento pode ser facilitado com a adoção de canais digitais, como redes sociais ou aplicativos mobile de comunicação. Assim, os clientes encontrarão menos desafios para chegar até o seu negócio e conversar com você. Essa facilidade de relacionamento gera dois grandes benefícios. Em primeiro lugar, torna o diálogo com o seu público-alvo mais ágil, agradável e atraente. Além disso, maximiza a satisfação dos consumidores, que podem se sentir mais bem ouvidos e atendidos pelo empreendimento. Promove mais competitividade Competitividade é um termo um pouco complexo, mas que significa muito para as empresas — refere-se à capacidade de superar outros concorrentes do mercado, atrair novos clientes e gerar soluções mais precisas. Quanto maior a sua competitividade, melhor. A presença digital tem grande relevância para manter um negócio competitivo. Veja bem: se os seus concorrentes estão online e você não está, esse é um sério problema. Por outro lado, se você está online e os seus concorrentes não estão, é uma boa oportunidade para ganhar mercado. Quando a presença digital é bem aproveitada, o empreendimento pode conquistar uma posição única e atraente. Ela fornece uma vantagem competitiva, colocando a sua empresa um passo à frente das outras e gerando resultados superiores à média. Gera mais oportunidades de venda e de crescimento Vender é coisa séria. Sem vendas, as muitas outras atividades empresariais — como a criação, a fabricação e a distribuição de produtos — simplesmente não fazem sentido. Por isso, é preciso criar (e aproveitar) oportunidades para vender muito mais. Felizmente, o mundo digital está repleto de oportunidades de venda. Você pode anunciar os seus produtos ou serviços para uma enorme quantidade de consumidores, bem como criar promoções personalizadas e direcionadas para um perfil específico de cliente. É interessante destacar que, na internet, não há limitação geográfica. Ou seja, você pode oferecer os seus produtos para consumidores que moram na esquina da sua empresa, além de fazê-lo para clientes que moram em outros estados ou até em outros países. Logo, há mais cobertura. Simplifica a criação de estratégias de marketing Criar estratégias tradicionais de marketing pode ser muito difícil. É preciso ter tempo e energia para planejar tudo, além de recursos financeiros para cobrir gastos com impressos e pessoas envolvidas. No mundo digital, é mais fácil criar boas estratégias comerciais. É possível criar táticas nas redes sociais, segmentando o seu público e compartilhando anúncios específicos. Você também pode criar links patrocinados, permitindo que o seu web site fique mais bem posicionado nas ferramentas de busca, como o Google. Curiosamente, estratégias de marketing digital são mais fáceis de planejar, executar e analisar. Além disso, geram custos menores e mais compatíveis com a realidade financeira de empresas pequenas e/ou que ainda estão nos primeiros anos de atuação. Moderniza a marca do empreendimento A marca de uma empresa não se resume ao logotipo utilizado. Vai muito além. Consiste na identidade do negócio, isto é, na forma como ele é visto pelas partes interessadas, sobretudo pelos clientes finais. Quando a marca é atraente, fica muito mais fácil atrair consumidores. Novamente, a presença digital ajuda muito. Quando a empresa está presente na web, passa uma imagem mais amigável e disposta, como se estivesse convidando o público para avaliar os seus produtos e iniciar uma relação do tipo ganha-ganha, na qual todos são beneficiados. Por outro lado, empresas sem presença digital podem passar uma imagem ruim, como se não estivessem preocupadas em se conectar com os clientes e fornecer soluções modernas. Essa diferença pode ser determinante na decisão de compra do consumidor final. Como a presença digital influencia as vendas? Até aqui, você pôde notar que a presença digital é crucial e, em muitos aspectos, influencia o relacionamento com os clientes finais, bem como a capacidade de venda do negócio. Isso não ocorre por acaso, pois é reflexo de três coisas apresentadas ao longo dos próximos tópicos. Comportamento de consumo digital Primeiro, é necessário entender que o comportamento de consumo tem mudado bastante. Até pouco tempo, a maioria das pessoas tinha medo de comprar pela internet e muitas nem sabiam como fazer isso. Hoje, o cenário é outro e o consumo digital está em alta. Atualmente, muitos clientes preferem comprar pela internet, sobretudo se conseguem preços e ofertas mais atraentes. Isso ocorre porque o mundo digital é muito conveniente e acessível, de modo que o cliente pode encontrar o que quiser sem nem mesmo sair de casa. Modernização das tecnologias Outro fator que tem impulsionado as vendas digitais é a modernização tecnológica. Pare para refletir sobre as tecnologias atuais e para compará-las com aquelas de dez anos atrás. Existe muita diferença. Hoje, todas as empresas podem acessar ferramentas de ponta. Veja, por exemplo, o e-commerce. Antes, era preciso contratar especialistas em TI para criar um comércio digital. Agora, é possível fazer um e-commerce de forma totalmente gratuita e sem um suporte especializado — tudo com apenas algumas horas da sua dedicação. Medidas de restrição e distanciamento social Há, ainda, que se destacar as atuais implicações da pandemia ligada à COVID-19, também chamada de novo coronavírus. As medidas de restrição e de distanciamento social fizeram com que consumidores elevassem as suas compras online, acelerando a transição digital do mercado. Mesmo após a pandemia, há perspectivas de que a transformação digital continue alta e de que as vendas online mantenham-se aquecidas. Quais ações são necessárias para ter presença digital? Felizmente, investir na presença digital não é difícil e a sua empresa pode começar a qualquer momento. Existem muitas táticas úteis e que variam de acordo com o seu tipo de negócio, bem como com as estratégias digitais que você deseja. Veja algumas opções: elabore um site personalizado para o seu empreendimento; construa um e-commerce (loja digital) para vender os seus produtos; abra uma conta nas redes sociais, como Facebook ou Instagram; esteja presente em aplicativos mobile, como apps de entrega; crie um blog para compartilhar ideias e conteúdos que gerem autoridade. Na hora de investir em presença digital, lembre-se de que consistência é importante. Então, não crie muitas contas online. Invista em poucas que levem a sua empresa até o seu público-alvo; depois, monitore e utilize essas contas cotidianamente. Agora, você está por dentro do assunto, sabe por qual razão a presença digital é tão importante e como ela pode potencializar as suas vendas. Lembre-se de que começar não é algo difícil, pois uma simples conta nas redes sociais pode ser o primeiro passo. É preciso, porém, haver dedicação contínua para aproveitar as oportunidades presentes no mundo digital. Gostou do nosso artigo? Quer acompanhar as nossas novidades? Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar sempre por dentro das nossas publicações. Vamos lá!
Fri Nov 01 11:16:25 BRT 2024
Não sabe como inovar seu negócio? Veja 10 práticas inovadoras
Antigamente, as empresas só tinham concorrentes locais. Com a chegada da internet e a capacidade de comprar praticamente qualquer coisa por meio de um celular conectado, a competição ficou mais acirrada. Até mesmo os empreendimentos mais tradicionais precisaram se mexer para se manterem vivos. Como não há fórmula pronta, a dúvida permanece: como inovar seu negócio e se manter relevante para seus clientes? Neste artigo, mostraremos a importância da inovação como motor de desenvolvimento do seu empreendimento. Também apresentaremos as melhores práticas para que o seu negócio possa explorar lacunas e identificar ideias que possam ser transformadas em lucros para o negócio. Venha conosco! A inovação como forma de se destacar em um mercado competitivo Para se destacar em setores competitivos, inovar é sempre o melhor negócio. Afinal de contas, nenhum empreendedor quer que o seu negócio seja conhecido como "aquele que faz as mesmas coisas que todo mundo". Nesse sentido, a inovação é fundamental para melhorar o posicionamento competitivo de qualquer negócio. Ela é especialmente importante quando gera uma mudança de mentalidade na empresa, que implementa processos mais eficientes, corta desperdícios, retém talentos e, claro, gera produtos e serviços satisfatórios para os clientes. A inovação está em produtos e serviços que chamam a atenção do público e resolvem problemas de um modo que outras soluções não conseguiam. No entanto, um detalhe interessante é que nem sempre o objetivo é gerar soluções do zero. De acordo com o Panorama de Inovação Aberta nas empresas no Brasil, estudo promovido pela Softex, os principais objetivos citados por empreendedores que buscam inovar são os seguintes: 19,8% afirmam que o objetivo é gerar um novo produto ou um novo negócio; 16,8% apontam que o objetivo é melhorar a produtividade; 14,9% indicam que o objetivo é garantir um novo posicionamento no mercado. Nesse sentido, dá para afirmar que a inovação passa pela transformação das práticas ineficientes enraizadas na empresa. Quando a organização coloca a eficiência como meta, é possível trilhar um caminho direto para o sucesso. As 10 melhores práticas para inovar no negócio Por falar em caminhos para o sucesso, quais são as melhores práticas para garantir que a inovação seja definitivamente incorporada dentro da empresa? Vamos conhecê-las! 1. Adote tecnologias emergentes Como a tecnologia está presente em todos os setores e se tornou imprescindível para diferentes empresas, é comum que ela seja confundida com a inovação em si. Os dois conceitos não são sinônimos, mas as soluções digitais podem e devem ser utilizadas para gerar benefícios para o empreendimento. Recursos tecnológicos garantem precisão e agilidade aos procedimentos do dia a dia. Isso é possível por meio da adoção de softwares (os programas e aplicativos), hardwares (os equipamentos físicos) e soluções como a computação em nuvem, além de ferramentas que automatizem tarefas repetitivas. Mesmo as pequenas e médias empresas se beneficiam de softwares de gestão e de automação de processos: basta pensar nos CRMs e ERPs, por exemplo. Além disso, é possível que os líderes conversem com desenvolvedores de soluções digitais para garantir ferramentas personalizadas para atender às demandas do negócio. 2. Invista em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) O processo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é uma área, geralmente vinculada aos times de marketing e produto, que se responsabiliza pela captação de informações e levantamento de dados relevantes sobre o mercado, tecnologias, clientes e, claro, possibilidades de inovação. Também é possível contratar uma empresa externa, especializada nesse tipo de serviço. O importante é ter uma equipe preparada para captar informações e proporcionar conhecimento para que a organização se destaque no mercado. O mais interessante em adotar essa abordagem é que essa estratégia proporciona uma análise aprofundada do empreendimento e identifica oportunidades de aprimoramento. A partir daí, programas são definidos para concretizar as metas que forem mapeadas. É uma iniciativa para empresas realmente comprometidas com o propósito de crescer e inovar. Caso você não tenha profissionais capacitados para assumir essa função, será possível investir em cursos e treinamentos dedicados a isso. Falaremos disso adiante no texto! 3. Fomente a cultura da inovação Para gerar produtos realmente inovadores, é indispensável fomentar uma cultura que torne possível o surgimento de criações diferenciadas. Isso envolve incentivos para que os funcionários sejam ouvidos e apresentem soluções criativas e novas ideias. Um exemplo prático de uma cultura de inovação é o próprio Google. Engana-se quem pensa que as organizações mais ricas são necessariamente fechadas: na carta de IPO (oferta pública inicial, quando as ações da empresa são vendidas na bolsa), os fundadores Larry Page e Sergey Brin informam que incentivam seus funcionários a gastar 20% do tempo de trabalho em novas ideias que beneficiem a multinacional. Implementar uma cultura de inovação exige a definição de processos bem definidos para que as ideias sejam apresentadas. Por isso, é importante abrir canais para acolher sugestões dos funcionários e deixar um tempo livre, a exemplo do Google, para que eles desenvolvam novas soluções e projetos. 4. Atente para as tendências do mercado Há uma frase clichê que sempre encontramos por aí: "o mercado está em constante mudança". Contudo, isso não significa que ela não seja verdadeira, não é mesmo? Cada setor evolui de diferentes formas, atendendo às demandas dos clientes e às inovações das empresas que são as maiores referências. Por isso, é imprescindível que você esteja ciente em relação às tendências de mercado que influenciam o seu empreendimento. Além disso, prestar atenção às mudanças ajuda a inovar, por meio da antecipação de demandas e o preenchimento de lacunas. Há um conceito econômico conhecido como demanda reprimida, que descreve necessidades que as pessoas têm — mas que não estão sendo atendidas pelas empresas com as quais elas interagem. Acompanhar as tendências facilita esse processo de identificação de oportunidades. Pedir feedback direto aos consumidores também ajuda muito! 5. Pense em parcerias estratégicas Firmar parcerias com outras empresas e profissionais é uma excelente maneira de ampliar as oportunidades do negócio. Inclusive, há um nome para esse processo: inovação aberta. Nesse contexto, a empresa busca inovar por meio de parcerias com outras pessoas e companhias. Por meio da inovação aberta, os empreendedores se informam sobre as práticas mais modernas e tecnologias úteis, por exemplo, o que garante maior facilidade para incorporar novos conhecimentos do mercado aos seus produtos e serviços. 6. Aposte em um ambiente de trabalho criativo Essa dica se relaciona diretamente à capacidade de fomentar um ambiente propício para que as inovações ocorram. Uma empresa que valoriza a criatividade e a experimentação de novas ideias incentiva os colaboradores a saírem da zona de conforto e propor novas maneiras de resolver problemas. Muitas vezes, os funcionários estão loucos para propor ideias que resultariam em economia de tempo e aumento de produtividade — contudo, nem sempre eles se manifestam. Um dos motivos para isso é uma rotina totalmente estrita, em que não há espaço para soluções "fora da caixa". Além de dificultar o crescimento econômico da organização, a ausência de um ambiente criativo compromete a retenção de talentos. Afinal, as mentes mais brilhantes provavelmente preferem trabalhar em um local que estimula as sugestões de produtos e serviços inovadores. Por isso, se você quer reter talentos, gerar soluções inovadoras e ainda manter um clima organizacional saudável, aposte em um ambiente criativo e receptivo a novas ideias. 7. Personalize a experiência do cliente Coloque o cliente no centro das suas atividades. Isso porque as ideias inovadoras não servirão para muita coisa se elas não puderem ser usadas para resolver problemas e proporcionar bem-estar para os consumidores. Por isso, antes de um novo projeto, é sempre bom relembrar que o objetivo final é oferecer bons produtos para os clientes. Ainda que as mudanças implementadas na empresa sejam direcionadas para o aumento da produtividade e não necessariamente para o desenvolvimento de produtos, o foco deve estar na entrega final ao consumidor. Tendo isso em mente, personalizar a experiência do cliente passa, sem dúvidas, por conhecer bem esse consumidor. Confira algumas dicas para fortalecer o seu relacionamento com ele e conhecer suas preferências e necessidades: estude o seu público-alvo: as pesquisas da equipe de P&D ajudaram muito nisso; adote tecnologias de análise de dados: que fornecem insights do histórico de vendas e de fontes públicas na internet; aprimore a comunicação: ofereça atendimento em diversos canais e enfatize a importância de sempre ouvir o que o consumidor tem a dizer; treine a sua equipe de atendimento: para que sejam solícitos e consigam direcionar as interações para resolver problemas e conhecer mais sobre as pessoas que entram em contato; pense no pós-venda: tire as dúvidas e peça sugestões. Lembre-se de que os insights deles serão valiosos para identificar fontes de inovação; entre outras ações. 8. Adote metodologias ágeis As metodologias servem para acelerar o processo de desenvolvimento de produtos e/ou serviços, assim como otimizar aspectos da rotina do negócio. Alguns dos exemplos são o Kanban, o Lean e o Scrum. Setores como o RH, a TI e o marketing são alguns que trabalham rotineiramente com essas metodologias e que podem orientar a implementação no resto das empresas. Pesquise sobre aqueles que fazem mais sentido, de acordo com as necessidades e prioridades do negócio. 9. Peça feedbacks Estabeleça canais para que clientes, colaboradores, fornecedores e outros profissionais ligados ao negócio (os chamados stakeholders) façam sugestões e reclamações. Essa é uma ótima fonte de recursos para gerar projetos inovadores. Ao ouvir o que os clientes têm a dizer, por exemplo, será possível identificar alguns padrões que apontam o caminho que a empresa pode seguir para gerar uma solução que resolva muitos problemas relatados por eles. Essa é uma oportunidade para, simultaneamente, inovar, vender mercadorias e se firmar como uma referência de mercado. Além dos clientes, os parceiros também devem ser consultados para que a empresa identifique pontos específicos de melhoria em suas operações. Ao identificar um gargalo apontado em um feedback com um fornecedor, os gestores têm a oportunidade de modificar determinadas práticas — e elevar sua produtividade. 10. Capacite a equipe Ter um quadro de colaboradores capacitados, que sejam incentivados a experimentar novas ideias, é um terreno bastante apropriado para o surgimento de produtos e serviços inovadores. Afinal de contas, o conceito de inovação está diretamente ligado à criação — como fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras se os funcionários só sabem cumprir o básico e não aprimoram os conhecimentos que já têm? Esse é um gargalo significativo para uma empresa que quer gerar mais lucros. Por isso, cabe aos gestores investir em treinamentos e cursos para expandir a capacidade criativa do negócio. Caso essa ideia seja recebida com certa resistência em sua equipe, vale a pena argumentar que as competências adquiridas vão enriquecer os currículos desses funcionários, os preparando para os desafios do futuro. Os desafios a serem superados para manter a inovação Vamos conhecer alguns dos desafios que dificultam a implementação de processos inovadores dentro das empresas: atração de capital para inovar: principalmente se for necessário utilizar tecnologias mais caras. Nem toda empresa tem dinheiro em caixa para financiar totalmente seus projetos inovadores. Uma alternativa é pesquisar os programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que oferecem crédito e subsídios para empreendedores nacionais. Consultar bancos privados e investidores individuais também é uma boa opção; mudança de processos na organização: para gerar produtos e serviços inovadores, talvez seja necessário mexer na estrutura e em procedimentos enraizados. Contudo, pode haver resistência de sócios, colaboradores e stakeholders. A argumentação deve ser baseada na capacidade de gerar novas oportunidades com base na mudança de mentalidade; divulgação das inovações: o seu produto pode ser o mais genial do mundo, capaz de resolver uma infinidade de problemas. Contudo, caso o público não o conheça, você corre o risco de que ele seja ignorado pelos consumidores e, na pior das hipóteses, copiado por um concorrente que o promoverá melhor que você; dificuldade de reter talentos: esse problema é muito comum em empresas brasileiras que têm equipes qualificadas de tecnologia. Assim, muitos funcionários podem optar por trabalhar em países que têm uma cultura de inovação sólida, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e outros europeus. Não à toa, o Brasil ocupa somente a 49º colocação no Índice Global de Inovação, de acordo com dados de 2023. Vale a pena notar que a inovação não é representada apenas por produtos e serviços inteiramente criados do zero. O aprimoramento de algo que o seu negócio já venda é uma maneira de transformar algo que já era comercializado — mas de uma forma que evidencie os pontos fortes e gere mais vendas. Portanto, é possível começar devagar. Inicie com a mudança de processos dentro da rotina da empresa, modificando procedimentos de modo a adotar progressivamente algumas práticas mais modernas e que cortem desperdícios. Poupar gastos é o primeiro passo para gerar um capital extra e investir em treinamentos e cursos para os colaboradores, por exemplo. Para se inspirar e conhecer alguns exemplos de empresas brasileiras que conseguiram superar esses desafios, confira este post. A parceria com o Sebrae Caso você entenda a importância de inovar, mas ainda precise de parceiros que o ajudem a mapear a rota adequada para isso, conte com o Sebrae. A nossa missão é justamente auxiliar os empreendedores na gestão e na identificação de oportunidades para fazer seus negócios crescerem. Nossa abordagem é conjunta, por meio de capacitações, consultorias, oficinas e outros serviços para que você prospere (e inove) em seus negócios. Além disso, também ajudamos na formalização do seu empreendimento. Depois de formalizada, uma empresa precisa encontrar modos de se estabelecer no mercado e se firmar com uma referência. Agora que você entendeu como inovar seu negócio, já sabe o que fazer para transformar a sua organização: acompanhe as tendências do mercado, invista em tecnologia e em treinamento e desenvolva uma cultura propícia para a experimentação e apresentação de novas ideias. Empresas que queiram crescer precisam de inovação e de gestores competentes. Por isso, aproveite a visita ao blog para ler outro conteúdo relevante: 6 habilidades de liderança que você precisa desenvolver!
Sat Oct 19 00:02:26 BRT 2024
Salto Tecnológico | Recife
O Salto Tecnológico é um programa realizado pelo Sebrae e a Prefeitura do Recife, voltado para pequenos negócios - empresas classificadas como MEI, microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), da cidade do Recife. Reconhecido pelo seu potencial de aumentar em 30%, em média, o faturamento oriundo das vendas on-line das micro e pequenas empresas participantes, o Salto Tecnológico, abre inscrições para sua terceira edição. Desta vez, a proposta é atender, em parceria com a Prefeitura do Recife, 450 pequenos negócios da capital pernambucana.
Sat Sep 28 00:00:56 BRT 2024
Como fazer parcerias na academia para prospectar novos alunos?
A preocupação de grande parte da população quanto à saúde movimentou o mercado fitness brasileiro. Entretanto, conforme a concorrência cresce, vale a pena descobrir como fazer parcerias que ampliem a visibilidade da sua marca e ainda contribuam para a melhoria da experiência de compra dos consumidores. Com o crescimento da rede de contatos, sua academia ganha novos canais de aquisição de clientes e ainda pode desenvolver pacotes de serviços personalizados para ampliar as margens de lucro. Se você quer saber como implementar uma das principais tendências no mercado de bem-estar, continue a leitura e acompanhe as nossas recomendações! Parcerias colaborativas no setor fitness Dados do Panorama Setorial Fitness Brasil mostram que 42% dos entrevistados interromperam sua rotina de treino por conta da escassez de tempo. Isso significa que são pessoas com potencial de compra, mas que não conseguem aliar os compromissos do dia a dia com a prática de exercícios. Nesse quesito, ao unir forças com outros negócios locais, sua marca pode oferecer conveniência e praticidade para os alunos. Isso cria um ecossistema de bem-estar que aumenta a fidelização, pois diversas necessidades são atendidas dentro do mesmo ambiente. Esse tipo de parceria também favorece a criação de pacotes combinados, eventos conjuntos e descontos especiais para as compras. Como há vantagens financeiras para o consumidor nesse tipo de escolha, os incentivos são ainda maiores. Benefícios das parcerias para academias Desenvolver boas parcerias com empresários que oferecem serviços complementares aos da sua academia é uma excelente alternativa para se diferenciar de outros negócios nesse nicho. Isso porque tende a trazer diversos benefícios, tais como: melhora na prospecção — tais parcerias corporativas geram indicações de novos clientes, ajudando essa área da academia; fideliza os alunos — também pode melhorar a experiência das pessoas, levando a um alto nível de fidelização; aumenta o movimento — o empreendimento tende a ser mais atrativo pelo número de indivíduos matriculados, sinalizando a qualidade dos serviços; gera comodidades — os clientes podem aproveitar as parcerias para obter descontos e encontrar soluções úteis com mais facilidades. Existem várias tendências para empresas que buscam uma parceria fitness e, ao continuar lendo este texto, você descobrirá cada uma delas. Tendências de parcerias para academias Para quem está em busca entender como fazer parcerias para academia, temos algumas sugestões que fazem sentido e vão ajudar a encantar os alunos. Veja cada uma delas em detalhes, a seguir. Cafés O Brasil é um dos países com maior nível de consumo de café per capita do mundo, inclusive, com uma demanda crescente, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Isso significa que essa é uma ótima oportunidade de parceria com empresas do ramo. Por meio desse tipo de ação, os negócios firmam uma colaboração que pode oferecer condições especiais tanto para tomar um café especial com a pessoa amada ou amigos quanto para entrar em uma rotina fitness. Sem contar que o café é um ótimo pré-treino, podendo ser esse um argumento inteligente para levar os alunos para a cafeteria e vice-versa. Assim, ambas as marcas saem ganhando com aumento nas receitas. Restaurantes Dados de uma pesquisa sugerem que os alimentos saudáveis estão com procura crescente, com cerca de 7 a cada 10 brasileiros buscando estabelecimentos que oferecem esse tipo de opção. Considerando ainda que os alunos da sua academia procuram opções para se manter na dieta e alcançar os resultados esperados a partir dos treinos, encontrar restaurantes com esse foco é uma excelente maneira de agregar valor aos serviços prestados pelo seu negócio. Vale lembrar que bebidas e suplementos também representam ótimas opções. Lojinhas de roupas fitness O mercado de roupas fitness é responsável por movimentar cerca de R$ 22 bilhões por ano no Brasil, conforme dados de 2024, sendo essa mais uma alternativa de parceria para academia que deve ser aproveitada. É possível inovar ao buscar por fabricantes dessas peças para obter ofertas especiais e incluir uma lojinha no próprio estabelecimento — mais uma forma de elevar o ticket médio. Também pode-se pensar em parcerias com lojas já instaladas na cidade, seja para incluir uma amostra na academia, seja para indicar e receber indicações. Serviços de bem-estar Dados do mercado de bem-estar sugerem que os serviços desse setor devem atingir cerca de US$ 8,5 trilhões até 2027, demonstrando a maior procura do público para tais soluções que elevam a qualidade de vida. Nesse nicho, existem ofertas que visam aumentar o relaxamento, como as massagens terapêuticas e até mesmo oferecer um acompanhamento nutricional de qualidade. Portanto, elas são opções complementares que geralmente agradam aos alunos de academia e representam uma ótima opção para atuações colaborativas. Influenciadores fitness Conforme destacado por um estudo realizado pela Cadastra, 40% dos brasileiros já efetuaram compras por meio de indicações de influenciadores digitais, demonstrando a grande oportunidade que bate à porta da sua academia. Para encontrar pessoas influentes na sua região com potencial de gerar resultados, observe o público com quem ela interage, bem como os valores desses influenciadores e o quão grande é o número de indivíduos que acompanham o trabalho. Essa análise ajudará a firmar parcerias com influencers com mais probabilidade de proporcionar ótimos retornos. Planejamento das parcerias Embora as parcerias sejam uma ótima forma de captar novos alunos, é preciso ter cuidado na hora de selecionar empresas parceiras. Afinal, ao vincular sua empresa a uma determinada marca, deve-se conhecer os produtos e serviços para que seus alunos não se sintam enganados. Além da qualidade dos parceiros, também vale a pena definir os termos de colaboração, tais como promoções cruzadas, eventos conjuntos e demais regras para esse intercâmbio. Depois disso, basta desenvolver as estratégias de marketing que maximizem o benefício conjunto. Ao entender como fazer parcerias certas com essas empresas, você consegue definir termos justos para que todos possam se beneficiar dessa estratégia. Assim, ambas ampliam as vendas e o público também é favorecido ao ter uma experiência de compra ainda mais completa. Entre em nosso site e descubra como o Sebrae Pernambuco pode ajudar você na construção de parcerias estratégicas!
Fri Sep 20 10:18:29 BRT 2024
Saiba quais as 6 atividades de academia mais buscadas atualmente
Por muito tempo, as atividades de academia foram resumidas à malhação. Porém, nos últimos anos, esse cenário vem mudando à medida que diferentes estabelecimentos passam a variar o catálogo e a oferecer diferentes modalidades de exercício em um só espaço. Esse movimento tem levado inúmeras empresas a reformularem o tipo de negócio que têm e repensarem as estratégias de marketing para atrair o público. Por isso, trouxemos um post que explica os motivos por trás disso e que aborda quais são as atividades mais buscadas no segmento fitness. Continue lendo e não perca nenhum detalhe! Evolução das academias Até o início do século XXI, o propósito das academias era a malhação com equipamentos profissionais e sob supervisão de educadores físicos. Porém, com o avanço da sociedade moderna, os recursos tecnológicos (incluindo redes sociais e internet) e a comunicação global, passaram a surgir cada vez mais tendências de práticas esportivas e exercícios. Isso passou não só a impulsionar novos negócios, como também a aumentar a competitividade no mercado de bem-estar. Afinal, considerando o tempo disponível, o custo e o deslocamento, muitas pessoas passavam a abrir mão da malhação para se exercitar de forma mais dinâmica e personalizada na rotina. Como estamos falando de um setor que em 2022 movimentou sozinho R$ 489 bilhões, como revelado em matéria da revista Valor Econômico, as empresas do ramo precisaram se reinventar para continuar crescendo e alcançando um bom faturamento. Isso levou ao surgimento de academias multisserviços. Importância da diversificação de atividades de academia Com aulas em academia que permitem ao aluno malhar, dançar, treinar esportes e afins, ele pode economizar ao fechar um pacote mensal no estabelecimento se comparado a ter múltiplas matrículas espalhadas por diferentes locais. Mas não só isso, já que também consegue se engajar com mais facilidade com um estilo de vida mais saudável, ter o espaço como um local de socialização e, principalmente, otimizar o tempo dele no dia a dia. Atividades de academia mais buscadas Aqui reunimos alguns exemplos de exercícios físicos que estão em alta no setor de academias. Tome nota de quais são eles! 1. Yoga O yoga envolve exercícios com foco não só na saúde física, mas também na saúde emocional. Por isso, atrai muitas pessoas que preferem atividades que ajudam no controle da ansiedade e do estresse diários. 2. Pilates O pilates é uma prática que requer pouco espaço e equipamento. O foco é o alongamento e aperfeiçoamento do corpo, ao mesmo tempo que melhora a respiração, o relaxamento e o bem-estar mental. 3. Treinos funcionais Os treinos funcionais contam com rotinas de exercícios que trabalham o condicionamento, a resistência e a força muscular simultaneamente. Cordas, halteres, barras e outros equipamentos podem ser utilizados para amplificar os resultados. 4. Artes marciais Essa é uma categoria que reúne diferentes modalidades de lutas como jiu-jitsu, karatê, judô, muay thai, taekwondo, entre muitas outras. O interesse dessas artes é que, além da melhora do condicionamento físico, elas proporcionam a habilidade de autodefesa e autocontrole emocional. 5. Dança A dança é mais um exemplo de atividade buscada pelo público. Ela pode envolver aulas gerais que mesclam coreografias de canções de diferentes gêneros musicais (como o FitDance) ou ser dedicada a uma vertente específica, como a dança de salão, forró, zumba, dança urbana etc. 6. Natação Quando se tem o espaço e a infraestrutura necessária, aulas de natação são um grande diferencial para as academias por envolver treinos aeróbicos completos. Além disso, as piscinas ainda permitem a realização de exercícios de hidroginástica para públicos específicos — como crianças, idosos, gestantes etc. Benefícios das novas atividades para a academia Diversificar as modalidades de exercícios disponíveis na academia de ginástica é uma estratégia cada vez mais valiosa no meio fitness. Afinal, é uma forma de a empresa aumentar a competitividade diante da concorrência e atender diferentes demandas do público, otimizando o tempo e facilitando a rotina das pessoas. Isso contribui diretamente para aumentar a satisfação dos alunos com o serviço prestado, mantendo o fluxo de frequentadores do local e fidelizando eles para a marca. Também ajuda a despertar o interesse daqueles indivíduos que se matriculam no estabelecimento e, por vezes, ficam inadimplentes por não se adaptarem apenas à malhação. É a chance de eles regressarem e, com isso, aumentarem o fluxo de caixa da academia. Essa mudança também é eficaz para atrair novos clientes e gerar marketing boca a boca, o que se reflete no aumento da lucratividade e até mesmo na expansão do negócio a longo prazo. Preparação da academia Abaixo, reunimos algumas dicas que vão ajudar se você se interessou em ter um mix de produtos na sua empresa, mas não sabe por onde começar a implementá-los. Acompanhe com atenção! Alteração do espaço O primeiro passo é avaliar a estrutura do espaço para ver como ele pode ser alterado funcionalmente e com o melhor custo-benefício para receber áreas destinadas às demais modalidades de exercício. Uma boa estratégia é contar com uma sala multiúso, na qual várias atividades podem ser realizadas (como dança, pilates, treinos funcionais, artes marciais etc.). Basta apenas alternar os horários entre uma e outra. Contar com um arquiteto ou profissional de design de interiores é necessário não só para o planejamento da mudança, mas para a correta ambientação do local. Aquisição de equipamentos Em seguida, liste equipamentos tecnológicos e materiais de treino que precisarão ser adquiridos. Dessa forma, você consegue fazer orçamentos e já iniciar a aquisição desses materiais. Contratação de profissionais A próxima etapa envolve a contratação de professores habilitados para dar as aulas e treinamentos aos alunos da rede. Em alguns casos, é possível que o mesmo profissional de educação física fique responsável por duas ou mais práticas, a depender do currículo dele. Organização e planejamento de horários Fora o que já foi dito, você deverá se reunir com a coordenação do espaço e os educadores físicos para definirem os horários de cada modalidade e os dias/turnos em que elas serão disponibilizadas. Esse processo precisa ser ainda mais rigoroso quando você tem duas ou mais unidades e pretende trabalhar com a mesma equipe em todas elas. Divulgação das modalidades Por fim, mas não menos importante, você deve investir em ações promocionais para a divulgação da novidade. Ativações no interior da academia, publicações nas redes sociais e atualização do site da marca são só alguns exemplos. Como explicado, as atividades de academia que vão além da malhação são uma realidade cada vez mais presente no mercado devido aos benefícios comerciais e ao interesse da própria população. Por isso, é importante que os empreendedores estejam atentos a esse cenário e se planejem para adaptarem o próprio serviço a essa demanda, conseguindo, assim, lucrar e crescer no ramo. Gostou do post e quer saber mais sobre como montar uma academia de ginástica? Então acesse nosso site e confira nossas ideias de negócios!
Fri Sep 20 09:57:56 BRT 2024
Tatuador profissional: 5 tecnologias que merecem a sua atenção!
Quem atua como tatuador profissional sabe que, além de ter capacidade técnica, criatividade, conhecimento sobre desenho e um bom portfólio de trabalhos, é necessário acompanhar os avanços tecnológicos. Afinal, cada vez mais são lançados equipamentos e recursos digitais que são absorvidos pelo setor e utilizados para oferecer tattoos mais elaboradas e um serviço personalizado ao consumidor. Por isso, preparamos um artigo com alguns exemplos de tecnologia para tatuagem, além de dicas importantes para se adequar a elas e trazer um diferencial competitivo para o seu negócio. Ficou curioso para saber mais? Então acompanhe o texto! Evolução do setor de tatuagem Nos últimos anos, o mercado de tatuagem tem crescido e se tornado um serviço popular em diferentes círculos sociais. Em particular, pela diversidade de trabalhos criativos e artísticos que permitem a expressão dos hobbies, personalidade, preferências e crenças das pessoas. Tanto é que uma matéria do G1 mostrou que o setor cresceu 35% no Brasil entre 2019 e 2023. Tecnologia para tatuagem As novidades em tecnologia para tatuagem englobam realidade aumentada, inteligência artificial, recursos 3D, equipamentos de última geração e até mesmo itens de proteção individual. O ponto alto é que eles beneficiam não somente os profissionais, que podem fornecer serviços mais completos e diferenciados em relação à concorrência, mas também o público. Afinal, o serviço passa a se adequar melhor às necessidades e expectativas deles. 5 principais tecnologias para tatuadores Neste tópico, listamos alguns exemplos de recursos tecnológicos que vale a pena você conhecer e testar para incrementar o seu serviço. Prepare papel e caneta e tome nota das indicações! 1. Realidade aumentada e virtual Muitos aplicativos e plataformas já disponibilizam recursos de realidade aumentada e virtual para que as pessoas testem como seria ter uma ou mesmo mais tattoos na pele. Alguns têm um vasto banco de imagens e ilustrações, enquanto outros também permitem que você faça upload a partir de criações autorais. O AR Tattoo e o Inkunter são dois exemplos. Eles são boas opções para tatuadores mostrarem em tempo real como será o resultado. Principalmente quando os clientes têm dúvidas sobre a área do corpo que querem tatuar por se tratar de locais de dobra (como pescoço, região da axila, joelhos etc.). 2. Softwares e outros recursos digitais Imagine atender um cliente que quer se tatuar, mas não tem referência do que deseja fazer. Tudo o que ele tem são ideias vagas. Para muitos profissionais, essa situação pode ser complicada, pois o trabalho se torna mais difícil. Porém, para quem utiliza a realidade aumentada e virtual, não é. Isso porque com ferramentas como o Stable Diffusion, por exemplo, é possível deixar a pessoa descrever o que ela imagina para a tattoo enquanto o programa gera a imagem conforme o relato. De maneira rápida, prática e com possibilidade de personalização (por exemplo, traços minimalistas ou ilustração colorida e com muitos detalhes). Dessa forma, é possível atender às expectativas do cliente e ainda otimizar o tempo de todos. 3. Técnicas 3D Alguns estúdios estão avançando com tecnologias para tatuador, adquirindo impressoras 3D. Elas são utilizadas para diversos fins. Um deles é a possibilidade de fazer tatuagens digitais que são temporárias. Dessa forma o cliente pode ter uma prévia da tatuagem que deseja fazer, podendo repensar tamanho, cores, formato e até mesmo localização do desenho antes de fazê-lo definitivamente. Há também o caso daqueles clientes que ainda não estão 100% decididos sobre se tatuar. Portanto, podem usar a técnica 3D para fazerem um experimento e avaliarem se vale a pena investir em uma tattoo. Outros podem aproveitar o recurso para mudar o próprio visual com frequência sem, necessariamente, alterar a pele. 4. Máquinas de tatuagem avançadas As máquinas de tatuagem também figuram entre as novidades tecnológicas do setor. Já é possível encontrar modelos portáteis, que funcionam sem fio, com ponteira de alta precisão e maior controle da liberação de tinta — o que ajuda a evitar desperdício e problemas na cobertura de desenhos. Além disso, também há modelos que utilizam cartuchos de tintas com maior resistência aos efeitos da radiação solar, produzidos com pigmento orgânico e com efeito luminescente. Tudo para entregar personalização de serviço, se alinhar ao perfil do seu público e entregar resultados que ajudam a promover a sua marca e atrair novos clientes. 5. Equipamentos de higiene e segurança Além do que já foi mencionado, é importante que você saiba que muitos equipamentos de higiene e de proteção individual também estão sendo atualizados e até mesmo recebendo funcionalidades tecnológicas. É o caso de aparelhos portáteis de esterilização de material de tatuagem que desinfetam e preparam esses itens de forma automática e em pouco tempo. Ferramentas como essas otimizam o seu trabalho, em especial quando a agenda está cheia e você quer evitar atrasos ou higienizações inadequadas que vão contra os protocolos de vigilância sanitária. Dicas para se adequar às tecnologias Participe de eventos do setor, em particular aqueles que abordam inovação nos negócios, parcerias estratégicas e tecnologia na tatuagem. Essa será uma boa forma de conhecer tendências e novidades, ficar por dentro da experiência de outros colegas, conferir a testagem prática de equipamentos e recursos digitais etc. Além disso, invista em treinamentos, workshops e oficinas de aprimoramento de conhecimento sobre as tecnologias que chamam a sua atenção. Dessa forma, você poderá se aprofundar não apenas em como utilizá-las, mas também nos custos de aquisição e manutenção, principais atualizações que precisam, necessidade de suprimentos extras e por aí vai. Como você leu, tatuagem e tecnologia podem, sim, andar lado a lado. Em especial, quando se trata dos recursos que ajudam a aperfeiçoar o trabalho do tatuador profissional e a entregar uma experiência inovadora ao cliente. Por isso, pesquise e se inteire dos últimos lançamentos do mercado para turbinar seu estúdio profissional! Aproveitando a deixa do assunto, confira seis razões para todo tatuador autônomo formalizar seu negócio!
Wed Sep 18 13:55:35 BRT 2024
5 benefícios de focar na produtividade do seu negócio
Você certamente deseja aumentar a produtividade do seu negócio, e sem dúvida alguma ela é um dos maiores diferenciais que a sua empresa precisa ter. Afinal de contas, a capacidade produtiva de qualquer empreendimento é responsável por manter a saúde financeira em patamares favoráveis, garantir a fidelização dos clientes e, consequentemente, fechar mais vendas. Portanto, olhar com carinho para a produtividade é uma decisão sábia. Todas as empresas estão diariamente buscando formas para atingir melhores resultados. Ter controle sobre a produtividade dos funcionários é muito importante para o crescimento do negócio. Pensando nisso, decidimos falar sobre o conceito, a importância e, claro, sobre os benefícios de focar na produtividade do seu negócio. Acompanhe o texto e confira tudo! O que é produtividade? Podemos definir o conceito de produtividade como sendo um conjunto de técnicas de gerenciamento corporativo que tem o propósito de planejar, acompanhar, analisar e aprimorar os processos de produção de serviços ou de mercadorias nas empresas. A produtividade trata-se da relação entre o volume do que é produzido na empresa e os insumos usados ou a quantidade de tempo que demandou para finalizar o processo. Podemos dizer, para resumir, que é aquela famosa frase “fazer mais com menos”. Mas ao mesmo tempo, a finalidade é fazer isso sem deixar cair o nível de excelência que os empreendimentos já entregam aos clientes. A baixa produtividade é uma das principais causas do atraso do nosso país em relação aos demais. Dados do Conference Board (2019) mostram que o Brasil tem apenas o 78º maior nível de produtividade do trabalho no mundo, e que o crescimento desse nível desde 1980 foi de 0,2%. A produtividade mede a eficiência da utilização dos fatores de produção de uma empresa. A CEPAL (2012) afirma que os pequenos negócios têm apenas um décimo da produtividade de uma grande empresa. As MPE são 99% das empresas no Brasil e é preocupante, sobretudo neste momento de grave crise econômica motivada pela pandemia do coronavírus. Por isso, é urgente que as empresas comecem a olhar com cuidado para a produtividade. Os benefícios de fazer isso confirmam que vale muito a pena. Vamos falar sobre eles a seguir! Quais os 5 principais benefícios de focar na produtividade do seu negócio? Agora que você já sabe o que é produtividade, vamos nos estender e falar sobre o que sua empresa vai ganhar — quantitativa e qualitativamente — a partir do aumento dela! 1. Redução de custos de produção A produtividade no trabalho acaba gerando menos gastos na operação. Isso, claro, pode envolver os gastos com matéria-prima, mão de obra e tempo. 2. Menos uso de recursos para alcançar o mesmo objetivo Já parou para pensar se um colaborador chegar até você com uma proposta que vai reduzir pela metade o tempo de produção do seu entregável? Ou seja, a sua empresa passa a produzir o dobro de mercadorias no mesmo volume de tempo que levava para criar apenas um. Os ganhos são imensos. E isso pode ser replicado de outras formas, como o uso racional dos recursos para alcançar o mesmo nível de qualidade da solução. 3. Expansão da atuação no mercado Os empreendimentos que são mais produtivos são capazes de se planejar e assegurar uma presença muito mais consolidada no mercado. É possível considerar, por exemplo: a atuação em mais mercados dentro de onde você já está atuando; a ampliação do alcance da sua empresa para outros estados ou, até mesmo, países; a diferenciação dos concorrentes para ofertar preços mais atrativos. 4. Geração de diferenciais competitivos Quando a marca consegue extrair o máximo dos seus profissionais, a produtividade passa a ser um grande diferencial. O resultado disso? Muitas empresas ficam para trás nessa disputa, pois não sabem o que sua empresa faz para conseguir resultados tão exclusivos e inovadores. 5. Maior quantidade de colaboradores Sua empresa vai se diferenciar por conseguir uma produtividade maior de todas as equipes de colaboradores. Com o passar do tempo e a resposta positiva do mercado, vai chegar o momento de partir para expansão. Seu negócio vai crescer, você vai ter mais profissionais, enfim, você vai evoluir constantemente. Quais são as principais formas de potencializar a produtividade na empresa? Antes de tudo, as empresas, sobretudo os pequenos negócios, precisam mensurar e medir os resultados. O trabalho a partir da análise de indicadores é fundamental para que seja possível rever processos, atividades, serviços, produtos e, principalmente, entender se o processo decisório empresarial é assertivo ou se necessita de melhorias que devem ser parametrizadas em função do comportamento do consumidor e da transformação digital. As práticas também devem levar em consideração o tipo de negócio, território, clientes e em qual mercado a empresa está inserida. Por exemplo, ampliar a competitividade das MPE faz parte da agenda do SEBRAE, que oferta o Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI) para direcionar esforços em ações que contribuam para o crescimento das empresas em Pernambuco. O objetivo é proporcionar a melhoria da produtividade dos pequenos negócios por meio de algumas ações de inovação nas temáticas de digitalização, processos, práticas sustentáveis e produtos e serviços. Além das condições externas às empresas, o principal entrave para a produtividade pode ser a ausência de processos eficientes, equipamentos, tecnologia e inovação e o foco no cliente. Dentro do Programa Brasil Mais, os empresários têm a ajuda para enxergar a necessidade de mudança por meio da inovação incremental e/ou disruptiva e otimizar essas mudanças a partir da prototipagem. Inúmeros são os cases de sucesso que, com simples mudanças, de layout, de gestão, entre outros, transformaram a realidade da empresa. Como funciona o Programa Brasil Mais do Sebrae PE? O Agente Local de Inovação é um profissional, acompanhado por orientadores e gestores do SEBRAE, que cria um relacionamento de confiança com o cliente (empresários de ME e EPP dos setores de comércio, indústria e serviços). Então, é trabalhado a sprint de inovação direcionado ao aumento da produtividade —redução de custos e/ou aumento de faturamento. Durante a jornada, são estimuladas interações com outros empresários, trocas de informações, conhecimentos sobre indicadores, produtividades e inovação. Na sprint é identificado o problema mais relevante que a empresa enfrenta e que afeta as variáveis listadas. No programa, será trabalhada a modelagem para desenvolvimento do protótipo de solução, testes e validação para investir na possível ou possíveis soluções que resolvam o principal problema identificado. Por fim, são ofertadas soluções do SEBRAE e de parceiros para apoiar toda a jornada no programa. O Programa Brasil Mais auxilia no aumento da produtividade no dia a dia, pois são propostas de mudanças de comportamento do empreendedor e inovações que podem ser aplicadas na empresa em todas as esferas da gestão de negócios. De que forma contar com o Programa Brasil Mais? De forma gratuita, qualquer empresário de ME/EPP, comércio, indústria e serviços e também da área rural poderá ingressar na jornada que oferta acompanhamento e descontos nas soluções SEBRAE. O programa atende por ciclos e propõe o relacionamento com cliente para desenvolvimento contínuo. É importante ficar claro que produtividade não é um tema trivial e tem ligação direta com a competitividade dos negócios. Existem variáveis externas e internas aos pequenos negócios. A boa notícia para os empreendedores é que o SEBRAE atua para que os pequenos tenham um ambiente de negócios mais favorável com trabalhos que incluem legislações, medidas e ações públicas que favoreçam a competitividade das MPEs e as ações internas de gestão —que variam de acordo com a especificidade de cada mercado/setor. É essencial trabalhar o comportamento do empresário para que ele perceba a necessidade de melhoria contínua e abertura para inovação incremental/disruptiva que alavanque o desenvolvimento do negócio. Viu só como a produtividade do seu negócio não se refere somente ao potencial de produzir mais para oferecer um maior volume de produtos? É também descobrir uma forma de ser mais eficiente, aumentar a qualidade e inovar. O potencial da sua empresa de produzir mais com qualidade permeia vários aspectos, como processos, gestão, pessoas e sistemas, e em todos esses níveis há melhores práticas a serem implementadas que podem otimizar as ações e deixá-las mais simples e eficientes. E então, quer focar na produtividade e fortalecer o seu negócio com acompanhamento sob medida? Venha conhecer um pouco mais sobre o Programa Brasil Mais e receber orientações de profissionais especializados no seu mercado!
Sat Aug 24 00:00:56 BRT 2024
ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui!
O termo ESG tem sido bastante utilizado nos últimos anos, seja por gestores, seja por consultores, seja por acadêmicos. Esse conceito, na verdade, tem reformulado a maneira como os negócios são feitos, influenciando pessoas e empresas. Então, é necessário entender o que é ESG. Na prática, ele pode ser aplicado em qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou do segmento de atuação. Aqui no Brasil, algumas companhias, como Petrobras, Lojas Renner e Natura, entre outras, têm investido no tema e reforçado as suas boas práticas. Felizmente, há vários benefícios ligados ao ESG, como a melhoria dos resultados e da imagem da corporação. Ao longo deste artigo, explicaremos cuidadosamente o que é ESG e qual é a sua origem, além dos benefícios ligados ao assunto e dos desafios existentes. Portanto, continue a sua leitura! O que é ESG e qual é a sua origem? O ESG é um assunto que vem evoluindo ao longo dos últimos anos e, atualmente, conta com muitos adeptos. Seu nome é um resumo de três palavras do Inglês, que são: environmental, social e governance — ou seja, em Português, social, ambiental e governança. Para ficar claro, podemos definir o ESG como um conjunto de políticas e de iniciativas para que empresas melhorem as suas práticas de governança corporativa, assim como de cuidados com a sociedade e com o meio ambiente. A ideia, então, é gerar resultados do tipo ganha-ganha. As premissas de governança corporativa, social e ambiental, por vezes, são mal compreendidas por gestores e empreendedores. Em vista disso, é necessário apresentá-las individualmente e entender como evoluíram em torno de um único conceito. Vamos lá?! Governança corporativa A governança corporativa configura um sistema para melhorar a gestão da organização, tornando-a mais transparente para as partes interessadas (como credores, sócios minoritários e fornecedores), além de atenta às decisões que influenciam o seu médio e longo prazo. Uma boa governança implica a construção de pesos e contrapesos para aperfeiçoar o processo decisório, garantir a adequada sucessão da liderança, reforçar a transparência na emissão de relatórios gerenciais e respeitar as partes interessadas no empreendimento. Desse modo, é possível reduzir uma série de problemas que afetam o negócio e algumas das suas partes interessadas, como a assimetria informacional, o excesso de centralização das decisões e a falta de sucessão da liderança. Por consequência, toda a empresa é beneficiada. Gestão socioambiental Os aspectos ambiental e social podem ser condensados no que, hoje, é chamado de gestão socioambiental. Em outras palavras, refere-se a um conjunto de políticas e práticas para lidar melhor com as pessoas, com o meio ambiente e com o planeta de maneira geral. Muitos gestores sabem que as suas atividades podem gerar externalidades negativas ao ecossistema, bem como às comunidades. Essas externalidades variam em função da atividade empresarial, mas incluem poluição do ar, do solo e da água, além de resíduos (lixo). A gestão socioambiental objetiva, portanto, atenuar o impacto negativo das empresas e adotar práticas que reforcem o seu compromisso com o planeta. Lidar melhor com resíduos, beneficiar comunidades locais e adotar fontes renováveis de energia é um bom exemplo. Origem do conceito ESG Por muitos anos, empresas foram vistas apenas como um instrumento de lucro, sendo a sua única responsabilidade maximizar a riqueza dos seus investidores. Essa visão, porém, gerou debates sobre os limites e as responsabilidades dos negócios. Por consequência, a questão da responsabilidade socioambiental ganhou tração. Muitos gestores, investidores e pesquisadores compreenderam a relevância de cuidar do planeta e de atenuar as externalidades negativas do negócio — o que beneficia, inclusive, os lucros. Paralelamente, os princípios de governança — como transparência, equidade e prestação de contas — foram disseminados no mundo dos negócios, afinal, ajudam a otimizar a administração e a gerar segurança aos investidores, tanto majoritários quanto minoritários. Mais recentemente, esses três elementos foram abrigados sob um mesmo guarda-chuva, o ESG. Isso quer dizer que empresas com boas práticas de ESG comprometem-se, na verdade, em otimizar os seus modelos de tomada de decisão e cuidar melhor das pessoas e do planeta. Quais são os benefícios ligados ao ESG? Como se pode observar, o ESG não é algo pequeno. Sua aplicação exige bastante tempo e energia das empresas, assim como compromisso com o aprendizado e com a melhoria contínua. As coisas estão mudando e as boas práticas empresariais também se alteram com o tempo. Dada a sua amplitude, os benefícios do ESG também são vários. Muitas partes interessadas no negócio (como investidores, empregados, clientes e a comunidade) podem sentir os efeitos positivos das boas políticas e das práticas de governança corporativa, social e ambiental. Desde a melhoria da imagem institucional até a construção de relações ganha-ganha com quem está fora da companhia, passando pelo aperfeiçoamento da tomada de decisão, existem realmente muitas vantagens. Apresentaremos os principais benefícios neste tópico. Veja a seguir! Construção de melhores relações Para que uma empresa opere, é necessária a manutenção de relações com diferentes tipos de pessoas e organizações, como fornecedores, sindicatos e instituições públicas. Caso tais relações sejam precárias, a empresa, nos seus vários níveis e áreas, tende a ser prejudicada. Um primeiro benefício do ESG é o reforço das relações, de modo que gestores promovam resultados do tipo ganha-ganha — nos quais todos os envolvidos são beneficiados, em vista dos seus respectivos interesses. Por consequência, mitigam-se relações do tipo perde-ganha. Curiosamente, existem muitos outros benefícios ligados às melhores relações. O aumento da agilidade no que precisa ser feito, a maior confiança entre os envolvidos e a promoção de parcerias de longo prazo são exemplos. Aperfeiçoamento da tomada de decisão O sucesso e a manutenção de uma organização dependem de muitas coisas, mas, em última análise, de uma única: ótimas decisões. À medida que líderes melhoram as suas decisões diárias, tornando-as mais precisas e justas, passam a promover grandes benefícios à empresa. Novamente, o ESG ajuda muito. Um bom modelo de governança corporativa garante que a empresa conte com um sistema de pesos e contrapesos às decisões, sobretudo aquelas que influenciam o longo prazo. Assim, são eliminados vários erros, vieses e conflitos de interesses. Para ficar mais claro, a governança garante que as decisões realmente importantes sejam resultado de um processo de reflexão, escolha e posterior monitoramento, envolvendo não só um executivo, mas diferentes órgãos ou profissionais. Logo, ganha-se em precisão. Redução de surpresas negativas Risco nada mais é do que a possibilidade de haver surpresas negativas. Essas "surpresas" podem afetar o meio ambiente, as pessoas próximas e a empresa. Exatamente por isso, é necessário gerenciá-los, mitigando as suas chances de ocorrência. Nesse aspecto, o ESG ajuda muito. Suas boas práticas garantem que a liderança mapeie e estude os riscos ligados ao negócio, considerando dois fatores: probabilidade de ocorrência do evento e impacto total. Ele também facilita a construção de planos de contingência. Exatamente por isso, a organização torna-se mais segura e bem preparada, também reduzindo as chances de surpresas negativas às comunidades e à natureza de modo geral. Dessa forma, é fornecida mais segurança às partes interessadas no negócio. Melhoria da imagem da empresa Toda empresa deve zelar por sua imagem. Grosso modo, tal imagem refere-se à forma como a organização é vista pelos clientes, funcionários e investidores, entre outros agentes. Quando a imagem organizacional é ruim, a companhia tem dificuldades em criar e sustentar relações. Apesar de não ser o objetivo central do ESG, boas práticas de governança corporativa, social e ambiental certamente influenciam de maneira positiva a imagem da empresa, tornando-a mais digna de confiança e de credibilidade. É importante frisar que a boa imagem não tem a ver somente com marketing ou qualquer tipo de publicidade. Uma empresa bem-vista consegue atrair mais profissionais talentosos e consumidores, além de acessar capital (de investidores, por exemplo) com mais facilidade. Disseminação da cultura de boas práticas Outro grande benefício está no aperfeiçoamento da própria cultura da empresa. Conforme boas práticas são estimuladas e monitoradas, tornam-se partes integrantes da cultura organizacional — isto é, do conjunto de crenças, hábitos e valores do empreendimento. Para ficar mais claro, pense na cultura como o DNA da empresa, a sua essência. Aquilo que determina a maneira como o trabalho é feito. Portanto, dizer que o ESG é parte da cultura é o mesmo que afirmar que a integridade, o compromisso e o respeito orientam o negócio. À medida que o ESG é absorvido pela cultura, muitos benefícios podem ser vistos. Como exemplos, podemos citar equipes mais maduras e comprometidas, profissionais mais íntegros e executivos mais dedicados aos resultados do tipo ganha-ganha. Cria-se, então, um ciclo virtuoso. Quais são os desafios relacionados ao ESG? Agora que você entende o que é ESG e quais são os seus benefícios, também é preciso compreender os seus desafios. Pense nesses entraves como barreiras à implementação de um bom modelo de governança corporativa, social e ambiental ao longo do expediente de trabalho. Entre os principais, podemos destacar: inexistência de um modelo geral, sendo preciso ajustar as práticas de ESG à realidade de cada empresa e criar uma agenda de implementação; necessidade de conscientização de toda a equipe de trabalho, partindo-se dos líderes de alto nível, de modo que "comprem" e adotem a filosofia ESG; essencialidade de deixar claro, dentro da própria empresa, que ESG não é uma ação de marketing, porém uma iniciativa de mudanças reais e profundas dentro da organização. Felizmente, todos esses desafios, entre outros, podem ser superados com paciência, além de boas práticas de gerenciamento. A ideia é, pouco a pouco, aperfeiçoar o ESG da empresa. Agora, você está por dentro do assunto e sabe o que é ESG — um conjunto de políticas e de iniciativas para que empresas melhorem as suas práticas de governança, bem como o cuidado com a sociedade e com o meio ambiente. Seus benefícios são diversos, como a melhoria das decisões tomadas, o aperfeiçoamento das relações e o desenvolvimento da imagem institucional. Agora que você já viu o que é e qual a importância das práticas ESG, saiba como implementar na sua empresa através do passo a passo do vídeo abaixo:
Sat Jul 20 00:01:36 BRT 2024
Mapa do Evento | Feira do Empreendedor Sebrae Pernambuco
ACESSE AQUI O MAPA DO EVENTO
Thu May 23 10:43:22 BRT 2024
6 técnicas que o ajudarão a aprimorar a sua produtividade
Independentemente do contexto, a necessidade de buscar técnicas de produtividade que contribuam para a otimização da rotina é contínua. Nós passamos por momentos bastante conturbados recentemente. Agora, já estamos vendo uma crise na economia — especialmente para empresas do setor de tecnologia, que vêm realizando com frequência demissões em massa. Ou seja, estamos falando de um cenário que pode prejudicar expressivamente o andamento das atividades, uma vez que as incertezas tendem a nos deixar mais ansiosos e preocupados com o dia de amanhã. Diante de tudo isso, preparamos um post especial com dicas que vão ajudá-lo a recuperar o bem-estar, o autocontrole emocional e, inclusive, os bons níveis de rendimento no trabalho. Continue a leitura e fique por dentro! 1. Reveja as suas metas A primeira dica é rever as suas metas profissionais, principalmente aquelas mais grandiosas (como abrir franquias, lançar novos produtos ou tornar a sua marca internacional). Entenda que boa parte delas — ou todas — foi pensada levando em conta um contexto diferente do que nós vivemos atualmente. O mercado como um todo vem passando por instabilidades e, por essa razão, o recomendável é que os objetivos sejam traçados a curto prazo. O período de três meses é o ideal, uma vez que, durante esse intervalo de tempo, haverá a oportunidade de realizar contínuos monitoramentos para definir planos de ação para as metas que você não tem alcançado com facilidade. 2. Planeje as suas atividades diárias Outra dica útil relacionada às técnicas de produtividade é planejar as suas atividades diárias. Afinal, se houver qualquer "mudança de rota", será possível implementar alterações rápidas na forma de atender ao cliente, de prestar serviços e de vender mercadorias. Nesse contexto, é crucial organizar os próximos passos da empresa para não se encontrar diante de um acúmulo de obrigações administrativas, financeiras, logísticas e de marketing. A sobrecarga afeta a qualidade do seu trabalho e compromete os seus compromissos firmados. É possível começar, por exemplo, usando uma planilha para estruturar a sua rotina laboral de segunda a sexta-feira. Para isso, basta montar duas colunas: "presencial" e "home office" (caso o seu negócio ainda mantenha a política de trabalho remoto em alguns dias da semana). Na primeira, você poderá inserir aquelas tarefas que estão relacionadas ao atendimento, à gestão de estoque, às mudanças estratégicas no estabelecimento e às estratégias para a atração de clientes ao local. Já na segunda, pode listar as ações que poderão ser assumidas remotamente sem prejuízos, como a gestão de recursos, a aprovação de campanhas publicitárias, a gestão das redes sociais, o contato com os fornecedores e com os distribuidores, a criação e o ajuste do site etc. 3. Gerencie melhor o seu tempo Além de planejar as suas atividades diárias, você pode (e deve) gerenciar melhor o uso do seu tempo no dia a dia, o que é necessário por três principais motivos: o primeiro é para que a tarefa "A" ou "B" não demande mais minutos ou horas do que é preciso, de modo que acabe comprometendo as que vêm em seguida; o segundo, por outro lado, é para que você consiga elencar os seus afazeres por ordem de prioridade, dedicando àqueles mais urgentes e complexos um intervalo de tempo maior do que o período voltado aos que são simples e têm um prazo de entrega mais distante; o terceiro e último motivo envolve aumentar e manter a sua concentração nos afazeres, deixando de lado as distrações que só servem para estimular a procrastinação e atrapalhar o seu engajamento no trabalho. 4. Automatize as tarefas A quarta dica de produtividade é começar a automatizar as tarefas. Afinal, em qualquer empreendimento, há atividades que são repetitivas, que demandam trabalho manual e/ou que consomem mais tempo do que deveriam. Isso se torna cansativo não só para o empreendedor, mas também para a equipe de colaboradores. Portanto, para otimizar o tempo, reduzir as despesas, melhorar o uso de recursos internos e direcionar adequadamente a sua energia a afazeres que são mais relevantes para o negócio, adote ferramentas de automação. Abaixo, listamos alguns exemplos para inspirá-lo: use programas que emitem e enviam para o e-mail do cliente a nota fiscal de produtos e/ou serviços logo após o recebimento do pagamento; utilize soluções que organizam, estimam e geram relatórios de despesas conforme novos projetos e mudanças internas são listadas na empresa; implemente programas que compartilham com todo o departamento o andamento de tarefas executadas em conjunto por duas ou mais pessoas, evitando, assim, que, a cada novo passo, seja preciso informar pessoalmente os demais envolvidos ou mesmo que ocorram repetições e refações desnecessárias; recorra a programas que monitoram almoxarifados, estoques e centros de distribuição, produzindo informativos sobre o armazenamento dos materiais, além de notificações de segurança, de validade ou de problemas técnicos. 5. Faça atividades físicas Além do que já falamos, mais uma das principais dicas de produtividade envolve traçar algumas estratégias que não estão diretamente ligadas à produtividade na empresa, mas que vão beneficiá-la igualmente. Estamos falando de fazer atividades físicas — nesse caso, vale escolher aquela com a qual você mais se identifica, a que o empolga mais ou mesmo a que é mais prática e acessível. Você pode, por exemplo, malhar, fazer crossfit, nadar, correr, jogar futebol, participar de pilates etc. A ideia é se movimentar e exercitar-se com regularidade. Afinal, quando essa prática se torna uma rotina, o metabolismo volta a ficar regulado, a disposição cresce ao longo dos dias, o humor fica mais leve, a imunidade aumenta, a rotina de sono se ajusta com mais facilidade e a autoestima melhora. Para completar, há uma elevação significativa na produção e na liberação de neurotransmissores muito importantes para o bem-estar físico e mental: a dopamina, a serotonina e a endorfina. 6. Dê atenção à sua saúde mental Cuidar da saúde mental é necessário, já que a mente exerce influência sobre o corpo, sobre o comportamento e sobre a personalidade de cada um de nós. Quando você passa por uma série de momentos difíceis e não canaliza e/ou trabalha o impacto emocional causado, a dor, a angústia, o sofrimento e a preocupação começam a se acumular. Ou seja, é formada uma "bola de neve", que vai, pouco a pouco, crescendo sem parar. A partir daí, inúmeros problemas podem surgir, como os relacionados à própria imagem, a sensação de impotência diante dos desafios da vida, a perda da autoconfiança quanto à capacidade de realizar e de conquistar o que é almejado e a apatia para dar continuidade às atividades do cotidiano. Não raramente, parece que estamos "paralisados". Resumindo: são percepções e sentimentos negativos que vão inevitavelmente refletir na sua postura profissional. Por essa razão, é fundamental que você dê atenção ao que vem sentindo — e a melhor forma de fazê-lo é por meio da terapia. 7. Faça pausas durante o dia de trabalho Nem todo mundo sabe, mas as pausas ao longo do dia de trabalho contribuem significativamente para que você possa ter mais concentração e executar as demandas de modo mais efetivo. Portanto, trata-se de uma das técnicas de produtividade que devem ser destacadas. Em meio aos diferenciais que podem ser percebidos, é válido listar: o relaxamento e a redução do estresse; a promoção da integração entre as pessoas do trabalho; o estímulo ao senso crítico devido aos níveis mais altos de concentração. 8. Respeite as horas de sono Como mencionamos, a prática de exercícios físicos contribui significativamente para uma rotina de sono mais efetiva. No entanto, além disso, é preciso adotar outras posturas que colaborem para que você consiga dormir as horas necessárias. Inclusive, no caso de uma pessoa adulta, o indicado é um repouso de sete a nove horas. Para dormir melhor, algumas medidas podem ser colocadas em prática no dia a dia, como: tratar o sono como uma prioridade da sua rotina, de modo que haja uma frequência certa e o cumprimento dos horários previamente estabelecidos; listar todas as pendências no encerramento do expediente, pois isso contribui para que você tenha mais clareza sobre as atividades pendentes para o dia seguinte, reduzindo a ansiedade; evitar alimentos pesados na parte da noite; evitar o uso de telas algumas horas antes de dormir, já que elas provocam o estado de alerta no corpo humano. 9. Delegue tarefas Outra prática muito indicada para aumentar a produtividade é a delegação de tarefas. Para isso, é importante ter em mente que não somente o trabalho desagradável deve ser delegado, mas também as atividades que demandam muito tempo e que evitam que você exerça um papel mais estratégico. Além disso, é indispensável ser claro e objetivo no momento de fazer a delegação, já que as tarefas só serão executadas com excelência se houver o fácil entendimento acerca daquilo que precisa ser feito. Portanto, ofereça, sempre que possível, um suporte para que as pessoas tenham o apoio da gestão, além de ter um duplo alinhamento, certificando-se de que o que precisa ser executado foi compreendido. Essa medida evitará eventuais retrabalhos. 10. Evite o perfeccionismo em excesso Qualquer tarefa deve ser adequadamente executada. No entanto, quando há perfeccionismo em excesso, em vez de serem desenvolvidas apenas demandas de qualidade, é possível que surjam atrasos e até mesmo o "travamento" de atividades de outras pessoas que dependem desse trabalho para dar continuidade às suas atribuições. Quando falamos sobre produtividade, na verdade, estamos nos referindo a executar uma tarefa mais complexa em um período de tempo relativamente menor, mas preservando a qualidade. Ou seja, se você se prender a detalhes, naturalmente, haverá atividades que ficarão por fazer — o que pode ser um gargalo para a empresa e para as equipes. Como visto ao longo dos tópicos, há várias técnicas de produtividade simples, mas que podem ajudá-lo a enfrentar situações delicadas e de crise. Inclusive, a partir delas, torna-se viável melhorar a saúde física e psicoemocional, de modo que ambas não impactem negativamente o seu rendimento. Portanto, coloque-as em prática e lembre-se de manter uma postura positiva diante dos desafios que o ajude a enfrentá-los e superá-los. Além da sua produtividade ou a de seus funcionários individualmente, é importante analisar qual o nível de produtividade da empresa em geral, ampliando a visão estratégica. Por isso, separamos um ebook que pode te ajudar nessa tarefa! Gostou do artigo? Confira também o vídeo que separamos para você, sobre indicadores de desempenho! A partir deles é possível analisar os resultados de forma mais prática e continuada.
Mon Apr 29 16:43:10 BRT 2024
Brasil Mais Produtivo: inscrições abertas até 18 de fevereiro!
Conheça o Brasil Mais Produtivo: O programa Brasil Mais Produtivo leva inovação às empresas com soluções para aumentar a produtividade e gerar mais transformação digital aos pequenos negócios, por meio de consultorias de gestão altamente qualificadas. O programa contribui para que sua empresa adote práticas mais inovadoras em seus processos, aumentem sua produtividade (porta para dentro) e possam se posicionar de forma mais competitiva em seu mercado de atuação (porta para fora). Especialistas vão até a sua empresa, in loco, levando orientações sob medida e acompanhamento contínuo para te apoiar na implantação das melhores práticas sustentáveis e tecnológicas de mercado, visando a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto na sua empresa. Participe de uma das jornadas e revolucione seu negócio com o Brasil Mais Produtivo. É mais produtividade, mais transformação digital, mais lucratividade e mais desenvolvimento para o Brasil. Quem pode participar? Para participar do Brasil Mais Produtivo é preciso ser dono de micro ou pequena empresa dos setores de comércio, serviço ou indústria. Conheça as duas formas de participar do Brasil Mais Produtivo: O Brasil Mais Produtivo possui duas frentes: Produtividade e Transformação Digital. Você deverá escolher em qual das duas frentes quer participar primeiro. Depois de finalizada a jornada, você poderá participar da outra frente. Se optar pela frente Produtividade, será conduzido por uma jornada para inovar buscando maior faturamento ou redução de custos, podendo também receber consultorias especializadas para apoiá-lo nesse desafio. Se optar pela frente Transformação Digital, sua jornada terá como foco a implantação de uma ferramenta digital para otimizar ainda mais os processos na sua empresa. Nessa frente você ainda receberá um apoio de até R$ 2 mil para contratar a ferramenta escolhida. Nas duas, você será acompanhado por até seis meses por um Agente Local de Inovação (ALI), em reuniões individuais e oficinas coletivas. Quais os benefícios para a sua empresa? Aumento da sua produtividade; Redução de custos; Inovação de processos; Aumento de faturamento; Aperfeiçoamento da gestão de recursos; Seu negócio mais digital; Consultorias personalizadas em Lean ou Eficiência Energética; Acompanhamento técnico de Agentes Locais de Inovação (ALI). Há custos para participação? O acompanhamento pelo Agente Local de Inovação e a participação nas reuniões individuais e oficinas coletivas são gratuitos, 100% subsidiado pelo Sebrae. Para as consultorias especializadas opcionais pode haver contrapartida por parte do empreendedor. No Brasil Mais Transformação Digital você receberá ainda até R$ 2 mil do Sebrae para contratar a ferramenta digital que escolher. Se o valor da ferramenta for maior que R$ 2 mil, a diferença deverá ser arcada pela sua empresa. O você precisa fazer para participar: Basta clicar no link de inscrição desta página e ali inserir seus dados. A equipe do Sebrae entrará em contato com você para te informar sobre as vagas e marcar seu primeiro encontro com o Agente Local de Inovação. Inscreva-se aqui!
Fri Jan 19 15:47:22 BRT 2024
10 cursos para tutores que os amantes de pets estão buscando
O Brasil tem, aproximadamente, 214 milhões de pessoas... e 168 milhões de animais de estimação. Essa proporção não para de aumentar e não é nenhum exagero pensar em ver uma proporção de "1 para cada 1" em um futuro próximo. Não à toa, há cada vez mais oportunidades para tutores de pets. Além de vagas no mercado de trabalho, há múltiplas opções de cursos, baseados em diferentes necessidades dos animais: cuidados básicos, adestramento, linguagem canina, aromaterapia... Para os amantes de bichos, não faltam oportunidades. Neste post, falaremos dos cursos para tutores de pets, do mercado para animais de estimação e outras informações importantes. Boa leitura! Quem são os tutores de pets? O termo "tutor", quando aplicado aos animais de estimação, pode ser utilizado tanto para os proprietários dos pets como para profissionais contratados para ensinar e adestrar os bichinhos. Há algumas pessoas que não gostam do termo "dono", por exemplo, e preferem ser chamadas de tutores. Neste texto, trataremos os tutores como pessoas que estão interessadas em fazer cursos para cuidar melhor dos animais — sejam eles "donos" ou profissionais que querem oferecer serviços para terceiros. Vale destacar que o mercado de cuidados com pets está cada vez mais forte, então gera gradativamente mais o interesse de quem quer se profissionalizar. Quais são os perfis de tutores de pet? A pesquisa Radar Pet 2023, realizada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), traçou os principais tipos de tutores de pets no Brasil. Nesse estudo, os tutores foram divididos em quatro tipos principais. Vamos conhecê-los. Desapegados O tutor desapegado (que representa 24% do total) enxerga o animal por meio de um vínculo emocional mais fraco. Assim, ele se preocupa principalmente com os cuidados básicos. De acordo com o levantamento, a maioria é formada por homens, na faixa dos 50 anos, casados e pertencentes à classe C. Amigos de pet Os amigos de pet (21% do total) tendem a ser mulheres, dentro da faixa de idade que engloba dos 30 aos 59 anos. São casadas, com filhos e têm um vínculo maior com o animal. Eles não enxergam os bichos como filhos, mas como importante parte da família. Costumam ter os pets por perto em muitas das atividades do dia a dia. Pet lovers racionais O pet lover já considera o animal de estimação como um filho. Contudo, pelas suas atividades diárias, essas pessoas recorrem a serviços como o adestramento realizado por profissionais, consultorias de comportamento, dog sitter (babás de cães) e daycare. Os pet lovers racionais são, em maioria, mulheres. Ocupam a faixa dos 40 anos de idade, pertencem às classes A e B (e, por isso, têm dinheiro para os cuidados profissionais) e podem ser solteiras, viúvas ou divorciadas, vivendo sozinhas. Pet lovers emocionais Por fim, o pet lover emocional não só vê o animal como um filho, mas também se preocupa (em tempo integral) com a saúde e o bem-estar dos bichos. Não à toa, busca o que há de melhor no mercado para cuidar deles. Esse grupo é formado majoritariamente por mulheres de até 39 anos, divorciadas ou viúvas, sem filhos. Nessa classificação também há uma predominância de casais sem filhos e pessoas LGBTQIA+. Quanto ao perfil socioeconômico: é formado por moradores da região Sudeste e pertencentes às classes A e B. Os dois grupos de pet lovers (racionais e emocionais) englobam 55% dos tutores. O que os tutores de pets estão buscando? Os tutores buscam melhorar a qualidade de vida para os animais. Como vimos no levantamento do Sindan, há uma boa parte de brasileiros que considera seus pets como legítimos "integrantes da família". Nesse sentido, nada mais natural do que buscar diferentes formas de tornar mais agradável a vida dos bichos. Isso passa por diversas possibilidades de treinamento, desde a alimentação até a interpretação de comportamentos do animal. Por que os tutores estão buscando cursos sobre pets? Além de uma maior preocupação com os seus próprios animais, há uma motivação profissional: em 2023, foi previsto que o mercado pet geraria cerca de R$ 67 bilhões ao final do ano, um crescimento de 12% em relação a 2022. Há a motivação financeira, mas também outras: a conscientização a respeito dos benefícios promovidos pelos animais de estimação para a saúde e o bem-estar das pessoas. Ter um pet ajuda efetivamente no combate à depressão, ansiedade e estresse. Quais os tipos de cursos mais buscados pelos tutores? Agora, vamos mostrar alguns dos principais cursos para tutores de pets e para profissionais do setor em geral — desde as opções tradicionais até as mais inovadoras. É possível encontrar treinamentos na internet e presencialmente. 1. Necessidades básicas Esse curso é indicado para quem deseja se tornar um cuidador de animais como cães e gatos. Com aulas teóricas e práticas, os participantes aprenderão sobre a rotina desses bichos e como lidar com suas necessidades básicas, de alimentação, exercícios, higiene, entre outras. Dependendo do curso, o profissional saberá lidar com diferentes raças e atender às necessidades de cada uma delas. Além disso, será possível acompanhar a saúde dos cães, identificando alguns sinais de desconforto e doença — e as atitudes necessárias para garantir o bem-estar dos pets. 2. Linguagem canina Os cães tendem a ser mais, digamos, expressivos que os gatos, por exemplo. Por meio de seus latidos, eles expressam diversas emoções, como a alegria, a hostilidade, a frustração e até o medo. Por isso, os cursos de linguagem canina são indicados para quem quer entender o que cada cão "tem a dizer". Também envolve a leitura da linguagem corporal, de modo que o tutor saiba lidar com o animal de acordo com cada situação. 3. Reatividade Um animal reativo é aquele que apresenta um nível anormal de excitação quando exposto a um estímulo normal. Um exemplo: um cão vê outro cachorro ou um ser humano na rua e reage de maneira exagerada, mostrando os dentes e forçando a coleira em demasia para alcançar quem despertou esse comportamento nele. Por isso, cursos destinados a entender e desestimular uma reatividade excessiva ajudam os animais a terem mais tranquilidade e agirem de maneira mais relaxada durante situações corriqueiras. Os profissionais vão aprender a ler os sinais que despertam comportamentos exagerados, de acordo com as características individuais de cada bicho. 4. Alimentação Outra opção bem interessante é buscar um curso de alimentação saudável para animais de estimação. Você terá dicas para preparar refeições balanceadas para adultos e filhotes, de modo a garantir que os bichos tenham os nutrientes certos para se desenvolver. Você saberá identificar as melhores opções de rações, por exemplo, evitando aquelas que são verdadeiros "fast food" para os animais. Também é possível buscar cursos e treinamentos para mapear petiscos funcionais; eles ensinam a seleção, o preparo e a oferta daqueles alimentos adicionais que fazem a alegria de cães, gatos e outros animais. Para aqueles que querem ir mais a fundo nos cuidados, também é uma ótima oportunidade para criar suas receitas do zero. Comece oferecendo para animais dos amigos e familiares e, dependendo da aceitação, busque registrá-las para faturar mais! 5. Primeiros socorros É possível encontrar cursos de primeiros socorros para as situações em que o bicho de estimação sente um mal súbito e em caso de acidentes. No primeiro caso, o tutor conseguirá identificar a gravidade da situação e classificá-la como uma urgência ou uma emergência. Esse primeiro diagnóstico é fundamental para iniciar o atendimento adequado. Aí, o tutor saberá os procedimentos que precisam ser realizados em casos de: desmaios; parada respiratória e cardíaca; convulsões; estado de choque. Também há a opção que ensina tutores de pets a agir diante dos principais acidentes que podem ocorrer com cães e gatos. Essa opção é interessante para quem trabalha com animais em pet shops e hotéis, por exemplo, mas não tem o treinamento veterinário formal. Assim, é possível aprender o que precisa ser feito para que o estado do bicho não se agrave, até que o atendimento veterinário chegue ao estabelecimento. 6. Adestramento Esse curso é uma das opções mais tradicionais do mercado, o que o torna uma excelente escolha profissional. Antes, a principal meta era adestrar o animal, para que ele respondesse a comandos básicos, como o de sentar, ficar e deitar. Contudo, novos métodos de adestramento têm surgido. Um exemplo é adestramento comportamental, que tem o objetivo de corrigir alguns traços de personalidade do pet. Dessa forma, certos hábitos são eliminados, como o ato de atacar estranhos. Contudo, esse modelo exige muito treinamento e é aplicado apenas por profissionais qualificados. Outros exemplos são o adestramento para cão-guia, que acompanha pessoas com deficiências físicas, e o avançado — no qual os bichos aprendem aqueles movimentos que fazem a alegria de crianças e adultos, como saltar para morder uma bola arremessada pelo tutor. 7. Comportamento Cursos na área comportamental são indicados para aqueles que querem interpretar a conduta de animais de estimação, como cães e gatos, e tomar atitudes que traga bem-estar para os pets. Inclusive, a medicina veterinária comportamental é uma das áreas em alta na profissão. Também conhecida como Etologia Clínica ou Zoopsiquiatria, esse ramo é uma excelente oportunidade para quem já se formou em Medicina Veterinária — o que também abre espaço para assistentes em clínicas. 8. Aromaterapia O curso de aromaterapia é indicado para quem quer desenvolver aromas e óleos para maximizar o bem-estar dos animais. Nesse sentido, são utilizadas substâncias extraídas de raízes, folhas, caules, flores ou frutos de plantas. Isso pode ser feito com várias metas em mente: inalação, com a aplicação de óleos essenciais no ambiente frequentado pelo animal; banho aromático; aplicação tópica, por meio de massagens. A aromaterapia é geralmente aplicada para modificar algum comportamento do animal. Isso envolve desde a ansiedade causada pela mudança de residência, por exemplo, até o caso de bichos de estimação mais agressivos. 9. Cuidados com animais que têm problema de saúde Nesse mercado, há oportunidade para profissionais dedicados ao cuidado com animais idosos, por exemplo, que não têm a mesma vitalidade que os mais jovens. Eles precisam adotar novos hábitos — assim, é possível prestar consultoria para as famílias sobre práticas que devem ser evitadas. 10. Técnico em veterinária Se você quer uma formação mais aprofundada, mas não tem o tempo, dinheiro ou disposição para cursar uma graduação completa, pode buscar a formação técnica na área. Há opções que levam entre 18 e 30 meses para a conclusão, em diversos lugares do país. Além disso, quem ainda não concluiu o ensino médio também pode iniciar nesse curso técnico. Um profissional com essa formação tende a ser mais valorizado no mercado de trabalho. Será possível ser contratado em clínicas e outros estabelecimentos para animais, mas também prestar consultoria para outros tutores. Os cursos técnicos, pela duração mais enxuta, são a melhor opção para quem quer ingressar rapidamente no mercado. Outro benefício dessa duração menor é que o curso será voltado para ensinamentos práticos, de forma bem objetiva. Você terá a chance de trabalhar com médicos veterinários mais experientes e aprender muito mais, além de ter a chance de ingressar em uma clínica e conhecer diversos tipos de animais de estimação. Como aproveitar essa oportunidade? Como você viu no tópico anterior, há diversas oportunidades de mercado ligadas ao universo pet: é possível se especializar no adestramento, na produção de receitas saudáveis, na aromaterapia e até mesmo no cuidado com animais idosos, que precisam de carinho extra. O único requisito é amar os bichos! Além disso, essas carreiras são acessíveis para quem não tem formação superior em medicina veterinária, mas mesmo assim quer atuar no mercado, ao lado das criaturas que ama. Basta ter vontade de aprender e elevar a sua produtividade. Há oportunidades para empreendedores desenvolverem habilidades e trabalharem em lojas de produtos, clínicas veterinárias, pet shops e ministrando cursos na internet, ajudando outras pessoas a entender melhor o comportamento dos bichos. Empresários de pet shop também podem se beneficiar oferecendo tais cuidados para tutores de pets, e até mesmo disponibilizando os cursos tão procurados. Como pudemos ver no texto, esse mercado está cada vez mais valorizado. Gostou do texto e quer conferir outros conteúdos como este? Então, curta e siga as nossas redes sociais: estamos no Instagram, no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no X!