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Mercado e Vendas | MARCA
Descubra o que é branding e como fazer uma gestão incrível da marca

Entenda o que é e como fazer gerenciamento de marca e saiba como a Consultoria SebraeTec pode ajudar.

· 15/10/2021 · Atualizado em 15/10/2021
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Uma estratégia de marketing sólida e um processo comunicativo inteligente são frutos de diversas variáveis. Porém, há um ponto em comum entre eles: basicamente, o sucesso de ambos depende de uma boa delimitação acerca do que se trata a marca, o propósito dela e o que a caracteriza e a diferencia.

Essas definições direcionam todas as outras iniciativas, resultando em um efeito encadeado, pois elas são os alicerces da empresa. Assim, conhecer o que é branding é imprescindível para garantir melhores resultados nos negócios.

Preparamos este conteúdo especial com várias informações sobre branding, apresentando a nossa consultoria no tema e com um case de sucesso para você se inspirar. Confira!

O que é branding e qual o papel dele na empresa?

O branding é a gestão do conteúdo estratégico que norteia as expressões da marca de um negócio. A partir de uma boa estratégia de branding, os clientes criam conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para a escolha da sua empresa no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

Quais são os grandes benefícios de investir em branding?

Os principais benefícios de investir ativamente em branding são o fortalecimento da marca, o melhor posicionamento da empresa no mercado e a definição mais precisa da persona com a qual a sua corporação se comunica. Esses pontos significam a consolidação da imagem perante o público, possibilitando que a sua empresa seja a primeira a ser lembrada como referência em determinado segmento.

Quais ações de marketing digital são consideradas branding?

Um bom trabalho de branding com o marketing digital envolve identidade visual, estratégia e conteúdo. Para realizar um excelente trabalho de branding, o empreendedor ou gestor responsável deve estabelecer o propósito, o posicionamento e a plataforma da marca. Alguns procedimentos são essenciais no processo, veja:

  • auditoria da marca: envolve a análise do momento e contexto da marca, a pesquisa de percepção e a avaliação de informações e documentos sobre a marca (história, missão, visão, valores, objetivos, mercados alvo, estratégias de marketing, peças de comunicação);
  • análise do nome fantasia da empresa: avalia a percepção do nome pelo público-alvo e se ele transmite os valores da marca;
  • jornada da marca: é o mapeamento de todos os pontos de contato da marca com os clientes, diagnosticando como a marca se comunica;
  • determinação do posicionamento da marca: são diretrizes estratégicas focadas no mercado e na competição, enfatizando as características que a tornam diferente dos seus concorrentes e relevante ao seu público;
  • arquitetura de marcas: é o processo de organização do portfólio de marcas da empresa;
  • definição do comportamento da marca: em relação ao público e tendências de mercado;
  • estratégia de atuação;
  • desenvolvimento do brandbook baseado nos princípios do branding.

Como a Consultoria Sebraetec em branding funciona?

O cliente pode procurar o Sebrae nos canais de atendimento, WhatsApp e central de atendimento, ambos acessados pelo 0800 570 0800, e agendar com um analista de negócios para o desenvolvimento do briefing da demanda. O analista vai guiar o empresário no levantamento dos principais pontos de melhoria e benefícios que o cliente deseja ter como resultado da consultoria de branding.

Ao definir o briefing com as necessidades do cliente, o analista contratará uma empresa credenciada ao Sebrae e habilitada para a realização desse serviço por meio do Sebraetec, que é um programa onde o Sebrae oferece consultorias de inovação que trarão ganhos efetivos para a empresa.

Fazendo parte do Programa Sebraetec, o cliente terá o subsídio de 70% do valor da consultoria e só pagará 30%, podendo esse valor ser dividido no cartão.

Para quem a Consultoria SebraeTec é destinada?

O SebraeTec é destinado a empresas formalizadas (com CNPJ, produtores rurais com DAP/NIRF e artesões com SICAB), que estão com o processo de gestão maduro e necessitam inovar no seu modelo de negócio, lançar novos produtos, redefinir, automatizar e digitalizar os seus processos, além de atuar mais fortemente a sua presença digital.

O programa SebraeTec dispõe de uma rede de consultores experientes, credenciados ao Sebrae e habilitados para atender as mais diversas especialidades e trazer resultados aos negócios.

A Consultoria de Branding do SebraeTec entrega ao cliente o manual ou brandbook em mídia digital, contendo a situação verificada na empresa quanto a:

  • auditoria da marca;
  • resumo do projeto e da estratégia de posicionamento;
  • análise do nome;
  • jornada da marca;
  • determinação do posicionamento da organização;
  • arquitetura de marca;
  • definição do comportamento da marca;
  • soluções propostas.

Quer conhecer um case de sucesso de branding alcançado por meio da parceria com o Sebrae?

A Flor na Pele é uma empresa especializada em comércio varejista de artigos de lingerie e acessórios localizada em Itambé/PE. Ela já está no mercado há quase duas décadas e procurou o Sebrae com a necessidade de repensar a marca de uma forma geral, revendo as suas estratégias de marketing e as principais personas que compõem a cartela de clientes.

A empresa tinha a meta de alcançar novos públicos e potencializar o alcance do empreendimento. A consultoria de branding teve como objetivo repensar o seu posicionamento e propósitos, além de definir a missão, visão e valores da marca. Foram entregues como resultados:

  • auditoria da marca: análise do momento e contexto;
  • avaliação de informações e documentos sobre a marca: revisão de questões como história, objetivos, mercados alvo, estratégias de marketing e peças de comunicação;
  • análise do naming (que se trata do nome fantasia da empresa): foram avaliados pontos como a percepção do nome pelo público-alvo e se ele transmite os valores da marca;
  • jornada: mapeamento de todos os pontos de contato da empresa com os clientes, diagnosticando como ela se comunica;
  • determinação do posicionamento da marca: diretrizes estratégicas focadas no mercado e na competição, enfatizando as características que a tornam diferente dos seus concorrentes e relevante ao seu público;
  • arquitetura: processo de organização do portfólio de branding da empresa;
  • estratégia de implantação: plano de implantação da gestão da marca para o mínimo de 2 anos.

O branding é a gestão da marca, uma tarefa essencial que contribui na delimitação dos caminhos e estratégias do negócio. Uma delimitação cuidadosa nesse processo possibilita uma comunicação alinhada, um melhor conhecimento do público e o desenvolvimento de iniciativas mais coerentes com os propósitos do negócio.

Além disso, o branding ajuda a manter a essência do empreendimento sem ficar na zona de conforto e possibilitando o crescimento de forma planejada.

Notavelmente, trabalhar o branding é uma tarefa complexa, e contar com o apoio de especialistas nessa tarefa gera excelentes contribuições para o seu planejamento, medidas e resultados. A Consultoria SebraeTec conta com momentos especialmente dedicados ao branding, para ampliar as suas possibilidades e alavancar os negócios.

Gostou do conteúdo? Aproveite e entre em contato com o Sebrae Pernambuco e saiba mais sobre a consultoria SebraeTec!


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