Melhorar as técnicas da equipe no salão deve ser um dos pontos de atenção no processo de atualização de conhecimento.

Para que um salão de beleza consiga se destacar no mercado de atuação, é importante que o processo de inovação seja constante. Ou seja, é preciso adotar a reciclagem do conhecimento para salões, a fim de garantir que os processos sejam executados corretamente, conforme as atualizações do setor. A partir disso, fica mais fácil garantir a satisfação do cliente com os serviços prestados pela empresa.
Quer descobrir quais os principais pontos de atenção quanto ao processo de atualização do salão de beleza? Confira os tópicos que elaboramos para você a seguir! Boa leitura!
Melhorias nas técnicas da equipe
Ao longo do dia a dia de trabalho, muitos profissionais acabam ficando acomodados em realizar sempre as atividades do mesmo jeito, seja um corte de cabelo, hidratação, maquiagem, alongamento de unhas, mechas, alisamento, entre outros. Contudo, para que consiga encantar cada vez mais consumidores, é preciso que sua equipe aprenda novas técnicas de trabalho e consiga atender às necessidades do público-alvo.
O mundo da beleza está em constante transformação. Por isso, se você deseja se destacar da concorrência, é preciso saber de todas as novidades e tendências nessa área de atuação. Essa é uma forma de ter um diferencial competitivo que chame a atenção da clientela para realizar os serviços no seu estabelecimento.
Portanto, não se esqueça de oferecer cursos constantemente para os profissionais de beleza que trabalham com você. A longo prazo, conseguirá perceber que a reciclagem do conhecimento para salões não é um gasto, mas um investimento que trará muitos frutos para o empreendimento. Isso porque conseguirá atrair e fidelizar cada vez mais clientes para a empresa.
Uso de novos produtos
Com o passar dos anos, os produtos utilizados nos salões de beleza têm se aperfeiçoado cada vez mais. É possível encontrar itens para o cuidado capilar sem muitos aditivos químicos e que não agridem tanto o cabelo, esmaltes que permitem um acabamento ainda mais impecável, entre outros itens disponíveis no mercado.
Quando você disponibiliza bons produtos para o cuidado dos seus clientes, o resultado do trabalho é bem mais assertivo. O consumidor fica satisfeito com o serviço e acaba indicando o salão de beleza para os amigos, conhecidos e familiares. É o networking boca a boca fazendo efeito e gerando mais receita para a empresa.
Mas, lembre-se: mesmo que você já esteja utilizando um produto de boa qualidade no cabelo do seu cliente, por exemplo, é importante ficar atento aos itens novos que chegam ao mercado da beleza. Isso porque sempre haverá uma substância que ofereça o melhor custo-benefício para os seus clientes e que os deixem ainda mais felizes com o resultado final.
Inclusão de outros serviços
Já pensou em ampliar os serviços ofertados no salão de beleza? Essa estratégia faz parte do processo de atualização de conhecimento. Quanto mais serviços você ofertar em sua empresa, maiores serão as chances de conseguir atingir o seu público-alvo. Quando as pessoas descobrem que é possível realizar diferentes procedimentos em um único local, elas percebem que terão um melhor custo-benefício.
Isso significa que a clientela conseguirá otimizar o tempo e reduzir os custos de deslocamento. Dessa forma, o seu empreendimento tende a ficar com a agenda sempre cheia. Mas, para isso, tenha em mente que a inclusão de serviços não deve ser feita de forma aleatória; é preciso fazer uma pesquisa de mercado para saber o que os consumidores têm procurado de diferente em um salão de beleza.
Ao fazer isso, conseguirá ter uma visão ampliada sobre os procedimentos que deverão ser incrementados ao trabalho de sua equipe, seja uma limpeza de pele inovadora, um dia de spa para o público masculino e feminino, entre outros. O importante é que sua estratégia esteja alinhada aos interesses dos consumidores.
Para incluir novos procedimentos no seu estabelecimento, também é preciso treinar bem o seu time e oferecer uma capacitação alinhada com o tipo de trabalho que está sendo desempenhado. De nada adianta disponibilizar uma massagem relaxante para o cliente, por exemplo, se o colaborador não sabe as técnicas corretas para realizá-la. Quando o profissional não tem o treinamento correto, a clientela tende a ficar insatisfeita, aumentando a propaganda negativa da companhia para as outras pessoas.
Parcerias com outros profissionais
No tópico anterior, falamos da importância de incluir outros serviços na empresa. E, alinhada a essa estratégia, você pode fazer parcerias com outros profissionais da áreas de atuação similares à sua. Por exemplo, se você conhece um excelente profissional que trabalha com design de sobrancelhas, poderá disponibilizar um desconto para os clientes que desejarem realizar esse procedimento.
Outra opção é fazer combos de promoções com outros profissionais para ofertar aos clientes. Essas estratégias tendem a funcionar bem em diferentes épocas do ano e, principalmente, em datas comemorativas, como Dia das Mães, São João, Natal, entre outras.
Além de fazer parcerias com profissionais da sua área de atuação, também poderá investir em outros nichos. Se você percebe que a sua clientela gosta sempre de comer algum doce, ou tomar algum tipo de suco, por exemplo, é interessante fazer parcerias com empresas que disponibilizam esses tipos de produtos. Assim, poderá deixar esses itens disponíveis tanto para degustação no salão quanto para as pessoas comprarem com bom custo-benefício.
Quando você investe na reciclagem do conhecimento para salões, é possível inovar não só em técnicas de beleza, mas também em procedimentos que visem encantar, atrair e fidelizar cada vez mais pessoas, o que faz um empreendimento crescer e gerar bons lucros no fim do mês.
Uso de equipamentos tecnológicos
A ajuda da tecnologia é sempre bem-vinda quando estamos falando de reciclagem do conhecimento para salões. Os equipamentos inovadores podem ajudar a otimizar o trabalho dos profissionais, pois eles conseguirão realizar suas tarefas em menos tempo e de forma mais eficiente.
Assim, sua equipe conseguirá atender mais consumidores em um único dia, além de garantir que o resultado do trabalho seja cada vez mais impecável e de qualidade. Portanto, não esqueça de participar de feiras de tecnologia sobre o setor da beleza, a fim de conseguir levar as melhores novidades para a sua companhia.
Esse é um investimento que, a longo prazo, poderá gerar um grande retorno para a organização, com aumento nos lucros e reconhecimento do setor. Isso é possível graças à oferta de um serviço de excelência e que atenda às necessidades do seu público-alvo.
Transmissão de conhecimento para a equipe
Muitas vezes, não é possível levar todos os profissionais do salão para participar de um evento de beleza. Por isso, é importante incentivar sua equipe a transmitir conhecimentos para os colegas de trabalho. Dessa forma, todos os colaboradores conseguirão entender melhor sobre determinado produto/serviço que deverá ser realizado no salão de beleza.
Ao conseguir alinhar as estratégias com o time, fica mais fácil garantir que os processos sejam executados da forma correta. E, se você também ficar sabendo de alguma informação que possa impactar positivamente o trabalho dos colaboradores, não deixe de transmitir o seu conhecimento para os funcionários. Afinal, o crescimento da empresa está diretamente ligado ao bom trabalho dos profissionais.
Inclusão de softwares para auxiliar a gestão
Com avanço tecnológico, muitos negócios têm a possibilidade de contar com softwares de gestão que ajudam no dia a dia de trabalho em equipe. Por meio de um bom sistema, poderá, por exemplo, automatizar o agendamento do cliente, enviar mensagens importantes para a equipe e/ou clientes, gerir o faturamento da companhia, enviar SMS em datas comemorativas etc.
A ferramenta também poderá ajudar na divulgação de campanhas promocionais. Para os clientes que autorizarem receber comunicados e publicidades do seu salão, poderá enviar SMS informando sobre determinada ação que vai acontecer na empresa. Essa é uma forma de instigar o público-alvo a querer sempre realizar algum procedimento no salão, da mesma forma que ajuda o empreendimento a sempre estar presente na memória da clientela.
São inúmeras as possibilidades de um software ajudar na gestão de um salão de beleza. Você deve procurar por um que atenda às suas necessidades. A partir disso, ficará mais fácil otimizar o trabalho de todos os profissionais, além de ajudar a clientela a não esquecer dos compromissos com o salão.
Passar por esse processo de atualização constante no salão é fundamental para garantir a satisfação dos clientes, ter um ticket médio mais alto, além de ser um diferencial de mercado. Tudo isso garante um crescimento da empresa e aumento da credibilidade da marca diante do setor de atuação.
Mas, para garantir uma boa reciclagem do conhecimento para salões, não se esqueça de seguir as recomendações que apresentamos ao longo do artigo, como melhorar as técnicas da equipe, usar novos produtos e incluir outros serviços. Além disso, também é preciso fazer parcerias com outros profissionais, usar equipamentos tecnológicos, transmitir o conhecimento para a equipe e incluir softwares para auxiliar na gestão. Esses pontos são fundamentais para garantir o sucesso do empreendimento.
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