O Sebrae Pernambuco impulsiona a apicultura, apoiando desde a otimização dos apiários até a entrada em novos mercados. Confira!
Apicultura em Pernambuco:
O Brasil é um dos maiores produtores de mel do mundo, registrou, em 2021, um recorde na produção de mel. De acordo com dados da Pesquisa Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram 55,8 milhões de toneladas, aumento de 6,4% na comparação com 2020.
O Nordeste tem elevada participação neste mercado de produtos apícolas. A exploração da atividade de apicultura (criação racional de abelhas com ferrão) e meliponicultura (criação racional de abelhas nativas sem ferrão) estão presentes há bastante tempo nas regiões do Agreste e Sertão de Pernambuco, e recentemente tem tomado impulso na Zona da Mata Pernambucana.
É considerada uma atividade sustentável visto que contribui para fixação do homem no campo, grande parte das famílias que desenvolvem a atividade concentram-se na produção de base familiar.
A criação de abelhas tem se mostrado como uma boa alternativa para a diversificação de renda no meio rural.
Atuação do Sebrae:
O Sebrae Pernambuco desempenha um papel importante no setor da apicultura, trabalhando para identificar e superar os desafios que afetam a competitividade da cadeia produtiva.
Nós oferecemos soluções por meio do programa Sebraetec - Serviços em Inovação e Tecnologia, com foco na otimização dos sistemas produtivos, na melhoria da produção e produtividade dos apiários. Auxiliamos também os produtores na adoção das melhores práticas para atender a certificações específicas e registros necessários.
Além disso, o Sebrae Pernambuco promove ações para o beneficiamento e embalagem dos produtos apícolas, bem como facilita a participação em feiras e missões do setor, ampliando as oportunidades e o acesso a mercados.
Conteúdos:
Foi um prazer te ajudar :)