O Sebrae está transformando a bovinocultura. Do melhoramento genético à inovação nos laticínios, impulsionamos a produtividade e a competitividade. Confira!
Bovinocultura em Pernambuco:
A bovinocultura é uma atividade econômica relevante para grande parte de pequenos produtores no Estado. Pernambuco possui em torno de 2.1 milhões de animais, segundo informações do IBGE – Pesquisa Pecuária Municipal (2020).
O Estado possui pequena representatividade quando comparado ao rebanho do Brasil, porém é de grande importância para a economia local, pois gera emprego e renda nos territórios.
A bovinocultura está concentrada em algumas regiões, como Agreste e Sertão. Na região do Agreste, está a mais importante bacia leiteira do estado (IBGE 2014) com grande volume na produção de leite e produtos lácteos, como o queijo de coalho, queijo de grande tradição no estado.
Atuação do Sebrae:
O Sebrae desempenha um papel fundamental no setor da bovinocultura, identificando e resolvendo desafios que afetam a competitividade da cadeia produtiva.
Concentramos nossos esforços em tecnologia e inovação, por meio do programa Sebraetec, promovendo o melhoramento genético com transferência de embriões e inseminação artificial. Isso aumenta a produtividade e o valor dos produtos.
Além disso, trabalhamos para aprimorar o manejo, garantindo qualidade. Também apoiamos a melhoria das unidades de beneficiamento de leite, como queijarias e laticínios, além do desenvolvimento de novos produtos lácteos. E não paramos por aí, ajudamos a explorar novos mercados, fortalecendo a participação em missões e feiras.
Conteúdos:
Foi um prazer te ajudar :)