Confira como o Sebrae está transformando a fruticultura em Pernambuco. Desde rastreabilidade até novos mercados, nossas ações impulsionam a competitividade.
Fruticultura em Pernambuco:
O Brasil está entre os principais países produtores e exportadores de frutas do mundo, segundo dados do IBGE, o país produziu cerca de 47 milhões de toneladas em 2020, ficando atrás apenas da China e da Índia.
A fruticultura no Brasil valoriza a riqueza vegetal e cultural do país, baseando-se nos três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental), preservando a biodiversidade, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento regional.
No Nordeste brasileiro, apesar das restrições hídricas e de solo do semiárido, a fruticultura também se reveste de elevada importância econômica e social. A fruticultura irrigada é uma das atividades mais dinâmicas do agronegócio pernambucano, está presente em várias regiões do estado com destaque para o sertão de São Francisco, esta região agrega grande número de pequenos produtores que produzem principalmente, uva, manga, coco, banana e acerola, é o segmento que mais contribui com as taxas de empregos diretos e indiretos na região
Atuação do Sebrae:
O Sebrae atua na fruticultura para identificar e superar os desafios que afetam a competitividade da cadeia produtiva. A atuação se dá principalmente na região do vale do São Francisco, com soluções Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, através de consultorias voltadas para a implantação do programa de rastreabilidade e adequação do imóvel rural, no controle da mosca da fruta e na implementação de boas práticas agrícolas.
Além disso, o Sebrae Pernambuco contribui na adequação de propriedades rurais às certificações para o mercado interno e externo, bem como facilita a participação em feiras e missões do setor, ampliando as oportunidades e o acesso a mercados.
Conteúdos:
Foi um prazer te ajudar :)