Desenvolvimento de empreendimentos rurais pertencentes às áreas dos diversos biomas de Pernambuco
Dos 185 municípios do estado de Pernambuco 146 estão localizados no semiárido, área que corresponde por 79% do território do Estado e caracteriza-se por possuir quase em sua totalidade pequenas propriedades da agricultura familiar.
O programa AgroNordeste trabalha não somente as propriedades rurais, mas os importantes elos das cadeias de valor, como as pequenas empresas de beneficiamento, transformação, insumos e agregação de valor da produção rural (pequenas indústrias), empresas que comercializam e compram a produção: como bares, restaurantes, mercados, lojas especializadas e empresas de serviços, por meio do apoio ao acesso a diferentes mercados, ao crédito, a serviços de assistência técnica e novas tecnologias de convivência com a seca.
Atua com uma rede de parceiros de abrangência federal: MAPA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, CNA/SENAR, EMBRAPA, CONAB, OCB além de parceiros locais como a ADDIPER, Prefeituras e organizações diversas, com ações integradas e complementares, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento sustentável da região.
O sertão pernambucano tem por característica a irregularidade das chuvas que gera escassez de água limitando as possibilidades para as atividades produtivas. A irregularidade climática torna a atividade agrícola de alto risco, o que reforça a vocação pecuária da região e a necessidade de agregação de valor à produção, o que fortalece e evidencia a importância do programa.
Foi um prazer te ajudar :)