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Mon May 29 14:58:03 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Aprenda como usar o Instagram e atraia mais clientes para seu negócio

Descubra as melhores dicas para usar o instagram para melhorar as suas vendas e atrair novos clientes para o seu negócio em 2023

· Atualizado em 29/05/2023
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O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no Brasil. Em 2022 ele já acumulava 4,2 bilhões de usuários, segundo uma pesquisa da Hootsuite em todo o mundo. Somente no Brasil, ele reúne cerca de 66 milhões de pessoas, segundo o Statista.

Um dos fatores desse sucesso é a sua facilidade de uso, além do lançamento constante de novos recursos. Com isso, muitas empresas vêm aproveitando a popularidade do Instagram para aumentar a sua base de clientes, realizando vendas para todo o país.

Agora, que tal começar você também a se aventurar nessa rede social? Após a leitura deste guia, você vai conseguir realizar postagens e utilizar todos os recursos do Instagram, além de receber dicas de como usar a rede social de forma comercial. Vamos lá?

O que é o Instagram, afinal?

Antes de começar a falar dos recursos e te ensinar a utilizar o Instagram, é importante entender o que é essa rede social e qual o seu propósito para as empresas.

Bom, o Instagram, ou Insta, é uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos. O aplicativo se conecta à câmera e à galeria do seu smartphone, permitindo que você faça as publicações e transmissões para seu público.

Você ainda vai poder editar e personalizar suas fotos e vídeos antes da postagem, o que pode melhorar o engajamento do seu público. A partir daí, você vai acumular uma base de seguidores, que podem se transformar em clientes ativos da sua marca.

Como fazer postagens no Instagram?

Atualmente, o Instagram vai muito além de uma rede social para compartilhamento de fotos. Hoje, você pode postar fotos, stories e até mesmo Reels - vídeos curtos do estilo TikTok. Abaixo, trouxemos um passo a passo para você aprender mais sobre cada uma delas.

Publicação no feed

O feed é onde ficam reunidas todas as suas publicações, sejam elas fotos ou vídeos. Para publicar existem duas opções, dá uma olhada:

  • Para postar da galeria do seu celular, basta selecionar a foto ou o vídeo e depois clicar em “Compartilhar” e escolher a opção feed.
  • Outra forma de postar é diretamente pelo app. Para isso, é só clicar no botão “+” e selecionar a foto ou o vídeo.

Aqui, você pode escolher entre fotos ou vídeos, além de conseguir postar um carrossel com até dez imagens. Você ainda pode aplicar filtros ou editar suas fotos uma a uma, alterando brilho, contraste e muito mais.

Stories

Outro tipo de publicação são os stories. Aqui, você vai postar uma foto ou vídeo e ele ficará disponível por apenas 24 horas. É nessa função que você vai conseguir fazer as famosas lives, além de usar stickers, máscaras e outros efeitos para engajar seu público.

Para postar stories, basta ir no botão “+” e selecionar a opção stories. Você pode gravar na hora, fotografar ou escolher alguma mídia da sua galeria.

Reels

Por fim, temos os Reels, que são vídeos curtos, com até 90 segundos de duração. Esses vídeos têm um ótimo alcance, e para gravar e editar é bem simples, você faz tudo dentro da própria plataforma.

Esse formato de publicação fez tanto sucesso que ganhou até local específico na rede para serem vistos. Para postar um Reels, basta seguir o passo a passo:

  • Vá no botão “+” e selecione a opção “Reels”.
  • Em seguida, você pode gravar, selecionar alguma mídia da galeria e realizar toda a edição. Ao final, é só clicar em “publicar”.

Marcando pessoas nas suas publicações

Uma função muito legal do Instagram é a de marcar pessoas em todas as suas publicações. Ao ser marcada, a pessoa recebe uma notificação e a publicação aparecerá em seu perfil.

Para marcar alguém em uma postagem no feed, basta selecionar a opção “Marcar pessoas” e pesquisar os perfis. Agora, se for nos stories ou comentários, é só colocar o símbolo “@” seguido do nome do perfil da pessoa.

Como incluir a localização nas suas postagens?

Para quem tem algum tipo de negócio, marcar a localização nas postagens pode ajudar muito. Isso porque, ao clicar na localização, a plataforma abre um mapa, mostrando exatamente onde fica o local.

Se você quiser começar a incluir a localização nas suas publicações no feed, basta clicar em “Adicionar localização”, logo abaixo do botão “Marcar pessoas”.

O próprio Instagram já vai mostrar uma série de locais próximos, baseados na sua localização. Se preferir, digite nomes de ruas, bairros, cidades, estabelecimentos e locais para exibir na sua publicação.

Como conseguir seguidores no Instagram?

De nada adianta você criar o perfil no Instagram do seu estabelecimento, se dedicar a aprender a usar a plataforma e não ter seguidores, certo? Existem algumas táticas para conseguir seguidores qualificados, ou seja, pessoas que têm maiores chances de comprar de você.

A primeira dica é ter um perfil atraente e com conteúdos que ajudem seus seguidores, além de utilizar as famosas hashtags, aquelas palavras que começam com o símbolo “#”.

Aqui, é preciso ficar atento para não usar hashtags em excesso, tá? Além disso, tome cuidado com as hashtags banidas, pois elas diminuirão o seu alcance. Se estiver com dúvidas, vale dar uma conferida antes de usar.

Além disso, interagir curtindo e comentando nos posts dos seus seguidores também ajuda muito, além de criar posts patrocinados e vídeos de Reels.

Instagram para empresas

Se você chegou até aqui, quer dizer que já conhece os principais recursos do Instagram e que realmente quer usar o aplicativo para dar um up nos seus negócios. A boa notícia é que a plataforma tem recursos exclusivos para contas empresariais.

Para fazer uso desses recursos, o primeiro passo é transformar a sua conta. Para isso, é só clicar no menu “Configurações” e tocar em “Adicionar uma conta comercial”. Aqui você terá a opção de criar uma conta nova ou transformar a sua conta pessoal em empresarial.

Para criar uma conta nova, basta inserir seu telefone e e-mail, confirmar seus dados e associar sua página do Facebook ao Instagram profissional.

Agora, se você escolher a segunda opção, clique em “editar perfil” e selecione a categoria de negócio. Entre elas, você encontra:

  • Empresas e organizações
  • Esportes
  • Filmes
  • Livros e revistas
  • Marcas e produtos
  • Música
  • Negócios locais
  • Pessoas
  • Sites e blogs.

Venda mais usando o Instagram

O Instagram também conta com uma ferramenta para realizar vendas, o Instagram Shopping, que nada mais é do que uma lojinha dentro da rede social. Essa função pode ser usada por empresas que tenham e-commerce ou não.

Outra dica para vender mais usando o Instagram é manter seu perfil sempre atualizado, interagir com seu público e procurar utilizar os recursos lançados pela plataforma.

Esperamos que tenha gostado do nosso guia e que o utilize muito!

Nos vemos em breve.


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