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Mon Jun 05 15:34:45 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Descubra as principais apostas para inovar no varejo em 2023

Saiba quais são as sete principais tendências para alavancar as vendas do varejo de alimentos e bebidas em 2023

· Atualizado em 05/06/2023
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7 tendências para inovar no varejo de alimentos e bebidas em 2023

A busca por novas formas de se destacar em meio a um mercado tão competitivo como o varejo de alimentos e bebidas é um grande desafio. Por isso é tão importante que você, enquanto empreendedor, esteja de olho nas principais tendências.

Com isso em mente, resolvemos trazer as maiores tendências para o comércio varejista em 2023. Assim, você já pode se adiantar e colocá-las em prática o quanto antes. Vamos lá?

A importância de inovar no varejo

Antes de falar sobre as tendências para o varejo de alimentos e bebidas em 2023, é importante que você entenda porque é tão importante inovar nos dias de hoje.

Existem vários motivos, mas todos eles se concentram em proporcionar uma melhor experiência para a sua clientela. A inovação vai garantir que você encontre maneiras de entregar a melhor experiência para o cliente, atraindo e fidelizando seu público.

7 tendências para seu varejo de alimentos e bebidas

Agora que você entendeu melhor a importância de inovar no varejo, chegou a hora de conhecer as maiores tendências para 2023.

1 - Aposte no digital

Acredito que essa tendência não seja novidade para você. Com a evolução da tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor, é super importante que a sua empresa esteja presente na internet.

Essa presença online pode ser por meio das redes sociais, como o Instagram e o Tik Tok, aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, ou até mesmo com uma loja própria, o chamado e-commerce.

Uma pesquisa da Opinion Box revelou que 87% dos brasileiros já compraram de forma online e outros 75% usam as redes sociais para buscar produtos. E aí, vai deixar essa oportunidade escapar?

2 - Live commerce

Seguindo a mesma tendência de vendas pelas redes sociais, a live commerce, ou live de vendas, veio para ficar. Aqui, as vendas são realizadas ao vivo pelas redes sociais.

A grande vantagem é que você pode mostrar seu produto ao vivo para os consumidores, criando uma maior expectativa. Dá para aproveitar e criar promoções exclusivas para esse momento, movimentando ainda mais seu caixa.

3 - Diversidade nos meios de pagamento

Oferecer meios de pagamentos modernos, além do tradicional dinheiro e cartão, é muito importante. A grande novidade fica por conta dos meios de pagamento instantâneos, como o Pix e a carteira digital.

O Pix, principalmente, já caiu nas graças do brasileiro, que vem utilizando cada vez mais. Entre as suas vantagens estão a rapidez da transação e as taxas, que dependendo do banco, são bem baixas ou até mesmo inexistentes.

4 - Vitrines customizadas

Agora, uma tendência que voltou com tudo é o visual merchandising ou vitrinismo. Afinal, quem resiste a uma vitrine bonita e charmosa, não é mesmo? Você pode utilizar textos com gatilhos mentais para chamar a atenção do público, além de criar composições variadas.

E para dar um ar mais moderno, use telas interativas, que podem mostrar vídeos, passar textos, fornecer informações, entre outras funções. Sua vitrine vai ficar incrível!

5 - Venda de produtos naturais e orgânicos

Outra super tendência que tem tudo a ver com a nossa rotina atual é a comercialização de produtos naturais e orgânicos, afinal a sustentabilidade nunca esteve tão em alta.

Aqui, bebidas como kombucha e cervejas artesanais ganham um grande destaque. Já na parte de alimentos, podemos destacar todo tipo de orgânicos e artesanais.

A empresa que não se preocupa em atender a essa necessidade certamente enfrentará dificuldades para se consolidar ao longo do tempo.

6 - Produtos customizados

Tem coisa mais legal do que comprar ou receber um produto feito exclusivamente para você? A produção de produtos customizados é outra tendência que vem com tudo em 2023.

Uma das melhores opções para ilustrar esse cenário são as cestas, nas quais o próprio cliente escolhe os produtos que farão parte dela. Ainda, podemos destacar as baixas de bombons em que o consumidor escolhe os sabores, evitando descontentamento com sabores que não são do seu gosto.

7 - Compre digital e retire local

Para fechar nossa lista de tendências, nada mais agradável do que comprar algo pela internet e conseguir retirar em poucos minutos. Essa tendência é uma das que mais agrada os consumidores, já que ele não precisa esperar para receber sua compra nem ter o gasto extra com a entrega, o popular frete.

Mas para isso, é preciso estar com o estoque em dia e contar com um sistema que faça a gestão conjunta da loja física e das compras feitas no digital. Dessa forma, você não corre o risco de vender um produto que não tenha mais.


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