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Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
10 pontos de atenção para o sucesso do seu Salão de Beleza

Para enfrentar a forte concorrência do mercado, é preciso ter uma boa gestão a fim de garantir o sucesso do negócio.

· 01/03/2023 · Atualizado em 19/03/2023
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A indústria da beleza segue em pleno crescimento. No entanto, quem sonha em ter um salão de beleza deve preparar-se para enfrentar um mercado super disputado. Além de ter de conquistar a própria clientela, é preciso fazer uma boa gestão do negócio a fim de garantir a sua permanência. 

Manter um Salão de beleza pode ser um grande desafio para quem não tem conhecimentos em gestão. Além das finanças, a administração envolve várias áreas. Outros aspectos, como gestão de estoque, marketing e capacitação dos profissionais, também são fundamentais para o sucesso do negócio. 

Por isso, se você pretende abrir um Salão de beleza, confira 10 pontos que merecem atenção: 

1 - Conheça o mercado e se conheça 

Antes de investir em qualquer negócio, é imprescindível conhecer o mercado, compreender como funciona o setor. Faça uma análise de quem são os melhores fornecedores, quais são seus concorrentes diretos e os indiretos; tenha também uma definição clara de qual público pretende atingir. Tente também identificar quais são seus pontos fracos e os fortes e procure descobrir como se destacar nesse mercado, como criar um verdadeiro diferencial. 

2 - Foco no cliente 

Agora que você já tem uma definição clara de qual público pretende atrair para o seu Salão de beleza, faça uma boa pesquisa para saber sobre tudo que poderá ajudar a conquistar e fidelizar sua clientela. É importante entender quais são as suas necessidades e desejos, garantir uma oferta de serviços ou produtos que atendam às suas expectativas e encontrar o tipo de ambiente que deseja, entre tantos outros detalhes, inclusive, os valores que nortearão o Salão. 

3 - Bom atendimento  

Sabe aquela sensação de conforto, que nos faz esquecer do tempo e nem pensar em ir embora de um lugar? São nos pequenos detalhes que o cliente acaba sendo fisgado por esse sentimento. Seja pela música ambiente, por oferecer um café ou uma taça de espumante... Tudo isso faz uma enorme diferença. Se puder, invista tanto em serviços extras, como esses pequenos mimos ou no de manobrista, por exemplo.  

4 - Cuidado com a qualidade 

Além de garantir uma boa qualidade de produtos, como shampoo, condicionador, creme, esmalte de unha e tinta para cabelo, entre tantos outros, quem tem um Salão de beleza deve também se atentar para a qualidade de tudo que envolve a estrutura para o bom atendimento aos clientes. Da cadeira aos equipamentos utilizados pelos profissionais do seu estabelecimento, ofereça o melhor que for possível. 

5 - Controle das despesas 

Um dos principais erros que os empreendedores cometem é misturar as contas pessoais com as contas do Salão de beleza. Ao fazer isso, não é possível saber se a empresa está dando lucro, prejuízo ou se está no zero a zero. Portanto, o ideal é que exista uma conta bancária exclusivamente para o salão, e as movimentações realizadas nessa conta sejam feitas apenas para ele.  

6 - Controle da tabela de preços 

É importante controlar os preços periodicamente, principalmente em tempos de alta de preços, para verificar se o valor cobrado do cliente está de fato trazendo lucro para o seu negócio. Ou seja, o que ele paga é suficiente para cobrir os gastos e ainda garantir a margem de lucro que se espera? Lembre-sede que, além da mão-de-obra, deve-se considerar despesas de água, luz, consumo de produtos, aluguel (se for o caso), entre outras despesas, como os pequenos mimos já mencionados anteriormente.  

7 - Marketing é a alma do negócio 

Para ficar conhecido na região, é preciso ter um bom marketing. Até chegar no ponto do “boca a boca”, vale separar uma grana para investir nisso. Hoje, um dos principais meios de divulgação dos Salões são as redes sociais, principalmente o Instagram. Crie um perfil ativo e divulgue seu trabalho exibindo os serviços de beleza que oferece para os seus clientes, além dos seus diferenciais. Serve também para divulgar eventuais promoções.  

8 - Equipe capacitada 

Contar com uma equipe especializada e bem treinada é fundamental para o sucesso do seu negócio. Mesmo quem já começa com profissionais qualificados, é importante manter o padrão de atendimento e, sempre que possível, investir em programas de treinamento para o desenvolvimento técnico, como também o de relacionamento com o cliente. É importante ainda ouvi-los com atenção, pois são eles que têm contato direto com os clientes.  

9 - Apoio tecnológico 

Acredite, adotar uma ferramenta tecnológica fará uma diferença enorme para auxiliar na administração do seu negócio. Atualmente, há no mercado diversas opções de softwares ou aplicativos, inclusive gratuitos, que auxiliam na gestão do caixa, como também na de estoque, no agendamento de clientes, nos pagamentos de funcionários, contato com fornecedores, entre tantas outras vantagens. 

10 - Atualize-se  

A indústria de beleza é uma máquina em movimento e sempre há novidades, tendências surgindo. Por isso, procure estar sempre à frente da concorrência e surpreender seus clientes. Uma boa alternativa é participar de feiras, workshops, além de cursos de capacitação.

Confira outros conteúdos sobre salões de beleza: 

10 fatores chave de sucesso em salões de beleza 

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Com essas dicas, ao abrir o seu Salão beleza, certeza de que você fará bonito! 

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