Conheça cinco softwares gratuitos de gestão financeira que vão agilizar processos e garantir maior segurança ao seu negócio.

Você sabia que uma gestão financeira deficiente pode comprometer seu negócio de forma definitiva? Uma boa alternativa para driblar esse risco é implementar um software de gestão financeira; existem no mercado dezenas de opções, algumas com acesso gratuito.
A digitalização traz várias vantagens. Para começar, reduz a possibilidade de erros e fraudes, e diminui custos com pessoal. Ao centralizar em uma só base todos os dados financeiros da empresa – entradas, saídas, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa etc. – permite que você planeje melhor e se concentre na estratégia do negócio.
Confira cinco softwares de gestão financeira que podem ser muito úteis para o seu empreendimento.
- Conta Azul - É uma das ferramentas digitais mais usadas no Brasil. Além de permitir o controle total das finanças da empresa, oferece recursos de gerenciamento de estoque, vendas, emissão de boletos e notas fiscais eletrônicas, entre outras funcionalidades. É indicado principalmente para pequenas e médias empresas, por conta da praticidade. E disponibiliza aplicativo grátis para o sistema iOS.
- Meu Dinheiro - Sistema de gestão financeira para pequenas empresas, já utilizado por dezenas de milhares de negócios. Oferece, entre outras funcionalidades: controle de fluxo de caixa; contas a pagar e receber; movimentação bancária; cadastro de clientes e fornecedores; acompanhamento de metas de despesas, receitas e investimentos; emissão de recibos e integração contábil.
O Meu Dinheiro é um dos softwares à disposição no mercado que disponibiliza um plano básico gratuito.
3. O SOMEI é um aplicativo gratuito de gestão empresarial, desenvolvido especialmente para microempreendedores individuais e autônomos. Sua principal característica é a facilidade de uso. Mas, ele também é bastante básico, com menos recursos do que outros softwares de gestão financeira. Entre as funcionalidades à disposição do usuário, estão: cadastro de clientes; registro de pedidos; controle de fiado; controle financeiro; controle de estoque; cadastro de produtos; recibo digital; cadastro de categorias; lista de melhores clientes e aviso de estoque mínimo.
- Nibo – Um de seus principais atrativos é permitir maior integração entre o seu negócio e o escritório de Isso porque ele permite que o contador acesse o sistema e apanhe as informações de que necessita. O Nibo também oferece: gestão de funcionários; emissão de notas fiscais eletrônicas e boletos; controle de fluxo de caixa e geração de relatórios. E conta com aplicativo gratuito via sistema iOS.
- QuantoSobra – É um sistema que se adapta muito bem ao varejo; vem sendo bastante utilizado por lojas dos mais variados tamanhos e segmentos. Trata-se de um sistema muito completo que oferece em um só lugar: gestão financeira; controle de estoque; gestão fiscal; geração de etiquetas e gestão de clientes.
Agora que você já conhece melhor diversos softwares de gestão financeira, que tal ir a campo e escolher a alternativa que se encaixa melhor em seu negócio? Mas antes, dê uma olhadinha neste material do Sebrae - Como fazer a gestão financeira do pequeno negócio -, desenvolvido especialmente para o micro e pequeno empreendedor.
Dê uma olhada também no material do Sebrae Controles financeiros são essenciais para a gestão do capital de giro, que traz mais informações a respeito.
Foi um prazer te ajudar :)