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Wed Jul 12 15:02:53 BRT 2023
Empreendedorismo | FRANQUIA - IDEIA DE NEGÓCIO
A vez das multifranquias

Ter mais de uma empresa franqueada pode ser uma excelente oportunidade para ampliar o negócio do empreendedor

· Atualizado em 12/07/2023
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Você sabe o que é um empreendedor multifranqueado? É aquele que tem dois ou mais empreendimentos no modelo de franquia. Também pode ser multifranqueado o empreendedor que tem a concessão de duas marcas diferentes, desde que não sejam concorrentes direta ou indiretamente. 

A concorrência direta ocorre quando uma empresa oferece produtos ou serviços iguais para o mesmo público-alvo no mesmo nicho de mercado. Como duas empresas operadoras de planos de saúde que oferecem os mesmos serviços, por exemplo. Já a concorrência indireta é quando um negócio oferece produtos ou serviços diferentes, mas que em algum momento se substituem. Por exemplo: operadoras de planos de saúde que têm como concorrente indireto um hospital particular não credenciado a nenhuma das empresas operadoras de planos de saúde. 

Quase 85% das redes de franquias contam com multifranqueadas, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Isso torna esse perfil de investimento cada vez mais atrativo pelas redes de franquias, que acabam fornecendo aos multifranqueados mais apoio operacional e know-how, com garantia de maior crescimento. 

Essa pesquisa também revela que o percentual de multifranqueados aumentou de 16,6% para 19,5% entre 2020 e 2021. Na mesma comparação de período, o percentual de unidades administradas por multifranqueados subiu de 27,6% para 30,1%. 

Tipos de multifranquia 

O multifranqueado pode contar com duas ou mais unidades franqueadas, não sendo necessariamente da mesma rede de franquias. Existem dois tipos de multifranquia: 

  • Multifranqueado – é o franqueado dono de mais de uma unidade franqueada na qual pertence a mesma marca/rede de franquias;  
  • Franqueado multimarcas – é o dono de unidades franqueadas de diferentes marcas – redes de franquias. 

Precauções 

É recomendável a quem deseje ser um multifranqueado se dedicar inicialmente a gerenciar uma única franquia para ganhar experiência. Depois de acumular capital, a opção da multifranquia pode ser um ótimo meio para a expansão do negócio. 

Para quem já tem uma empresa franqueada bem estabelecida, abrir a próxima fica mais fácil, pois o empreendedor já tem um amplo conhecimento da gestão e uma boa visão de mercado. O passo seguinte é planejar a expansão com a franqueadora/rede de franquias. 

Vantagens da multifranquia 

  • Maiores chances de sucesso – o modelo de franquia é uma das melhores alternativas de empreendedorismo. Segundo o Sebrae, a taxa de fechamento de franquias com até dois anos onera em apenas 3% de pedidos de falência. Empresas convencionais têm taxa de falência de 23% no mesmo período de dois anos. 
  • Poder de barganha com fornecedores – É importante buscar nos melhores fornecedores o poder de barganha, sendo que muitos deles atuam como prestadores exclusivos da própria franqueadora. Quem já tem uma ou mais franquias tem maior poder de negociação. 

Requisito 

  • Equipe bem treinada – qualquer unidade precisa ter um ótimo time para funcionar de maneira competente, como atendentes diretos de clientes, profissionais especializados e prestadores terceirizados. Ao abrir uma nova unidade franqueada, é necessário recrutar e treinar uma nova equipe. 

Como ser um multifranqueado 

Não é difícil um franqueado passar a ser um multifranqueado, principalmente da mesma marca/rede de franquias. 

Mas não é apenas a vontade de crescer que fará do franqueado um multifranqueado. É necessário também avaliar o investimento a ser feito para a ampliação e o planejamento de abertura. 

No sistema de franquias não existe a premissa “cada um por sim”, ou seja, o franqueado agir individualmente. É preciso discutir o planejamento de expansão com a rede franqueadora/rede de franquias. 

Dicas para se tornar multifranqueado 

  • Buscar padrões de excelência na operação de sua franquia; 
  • Ficar atento ao potencial de mercado e às oportunidades de crescimento na sua região e em regiões próximas; 
  • Entender os indicadores de desempenho do negócio, identificando, na equipe da franquia, talentos e perfis que possam apoiar na abertura de novas unidades; 

Além disso, é importante estar em dia com as obrigações contratuais e manifestar ao franqueador seu interesse e sua capacidade em assumir novas unidades, caso deseje expandir com franquias da mesma marca; 

Ter processos de gestão eficientes e capacidade administrativa facilitam a incorporação de novos negócios. 

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