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Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Acerte no mix de produtos

Acertar no mix de produtos de uma loja é fundamental para garantir o sucesso do negócio. Quer aprender dicas de como acertar nas compras da sua loja?

· 24/03/2023 · Atualizado em 30/03/2023
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Inspirados pelo conteúdo da especialista Viviane Giron, selecionamos algumas dicas para você aplicar e arrasar no seu mix de produtos.

O mix de produtos se refere à variedade de itens que a loja oferece aos clientes, considerando características como cores, tamanhos, modelos e preços. Um mix de produtos bem estruturado pode aumentar o ticket médio das vendas, fidelizar os clientes e, consequentemente, gerar mais lucros para a empresa.

Além disso, acertar no mix também está relacionado ao bom desempenho da gestão de estoque da loja. Isso porque a oferta de produtos deve ser feita de maneira estratégica, levando em consideração o histórico de vendas, as tendências do mercado e o perfil do público-alvo. Quando a loja não acerta no mix de produtos, pode acabar com excesso de estoque de alguns itens, o que pode gerar prejuízos financeiros e perda de espaço para novos produtos que poderiam estar gerando mais vendas.

Qual é o primeiro passo para começar a ajustar esse mix de compras? O primeiro passo é definir a quantidade de marcas que você vai comprar. O ideal é que se trabalhe com uma marca e meia por arara, ou seja, quantas araras você tem na sua loja? Com quantos fornecedores você está trabalhando? Se você tem uma loja com dez araras, será que você está trabalhando com dez a 15 fornecedores no máximo, ou você está tentando mesclar demais e está trabalhando com mais de 20 fornecedores, por exemplo? 

E por que você deve trabalhar com um fornecedor por arara? Porque cada fornecedor, cada coleção, cada marca tem o seu DNA, ou seja, vai trabalhar em cima de uma coleção, vai contar uma história. Logo, quando você compra marcas de muitos fornecedores, você acaba fragmentando a história que o seu fornecedor pensou para esse produto, e isso pode prejudicar o giro e as vendas desse item. Trabalhando com uma quantidade adequada de fornecedores, você consegue levar a família de produtos, manter a coleção coesa, e relacionar de forma muito mais fácil e fluida as peças entre si.

O segundo passo para você começar a ajustar o seu mix de compras é ajustar a sua proporção de peças lisas versus peças estampadas. É importante evitar colocar muitas estampas no mix de produtos de uma loja, pois isso pode causar uma sobrecarga visual e dificultar a compreensão da coleção pelo cliente. Além disso, muitas estampas diferentes podem gerar confusão na hora de montar looks e coordenar peças, o que pode afetar negativamente as vendas. Para evitar esse problema, é recomendável escolher estampas que conversem entre si, em termos de cores e estilo, e coordená-las de maneira estratégica na loja, para que o cliente consiga visualizar as possibilidades de combinação e se sinta atraído pelos produtos. Mas, se você acabou comprando estampas demais, ou estampas que não se correlacionam, que não combinam entre si, você terá que fazer uma curadoria dessas peças, ou seja, selecionar quem fica exposto e quem vai para o estoque por uns dias. 

O ideal é que num total de dez peças, trabalhe-se com sete peças lisas e três peças estampadas. Sendo indicado misturar no máximo dois grupos de estampas por arara. Então, se você comprou muitas estampas, a sugestão é que você equilibre com peças lisas. Procure por peças lisas que combinem com as estampas que você já possui na sua loja. Outra sugestão é que, a cada três dias, você mude a coordenação de estampas que ficaram expostas e alterne com as que estavam no estoque. 

A terceira dica é: Saiba quais são os produtos que mais vendem na sua loja. Os produtos que mais vendem são os verdadeiros geradores de receita. Eles têm uma estabilidade muito importante para o negócio de moda. Então, não tem nada de errado em você ter. O ideal é ter alguns produtos ali que são contínuos ou perenes, ou seja, estão sempre em estoque, com boa disponibilidade de tamanhos e de volume por trás deles. Por mais que ele seja, talvez, um produto com bastante informação de moda, ele é um produto que abrange muitos tipos de consumidor, muitas pessoas gostam daquele produto, e ele também tem uma boa longevidade, ou seja, não é o tipo de produto que tem um risco muito alto ou uma tendência muito pontual que dali a alguns meses já não tenha mais relevância para o seu cliente.

Se você está começando a sua marca agora, faça uma coleção relativamente pequena de alguns modelos e vá entendendo, sentindo quais são os que mais saem ou quais são os mais pedidos.

Ter produtos que você sabe que vendem no seu mix é fundamental para garantir o sucesso de uma loja. Esses produtos podem ser considerados como o "carro-chefe", pois são aqueles que atraem os clientes e geram as maiores vendas. Além disso, ter um histórico de vendas desses produtos ajuda na hora de fazer previsões e planejar futuras compras. 

Por outro lado, se uma loja não tem produtos que vendem bem, pode ter dificuldades em manter as vendas e a saúde financeira do negócio. É importante que os lojistas façam uma análise constante do desempenho de cada produto no mix e estejam dispostos a tomar decisões difíceis, como descontinuar um produto que não esteja vendendo bem. Ter um mix de produtos equilibrado e com produtos que você sabe que vendem é essencial para manter uma loja competitiva no mercado.

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Essas foram algumas dicas para você aumentar o movimento e a clientela da sua loja. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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