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Fri May 12 04:25:49 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Análise de dados pode impulsionar os resultados do negócio

Empresas pequenas podem tomar decisões mais acertadas com análise de dados, deixando de lado escolhas baseadas em critérios subjetivos dos donos.

· Atualizado em 12/05/2023
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O mundo está mudando e a maneira de fazer negócios também. Hoje em dia, não basta ter uma página no instagram.

É preciso saber onde está seu mercado potencial, quem são e como direcionar seus clientes, além de compreender gostos e desgostos das áreas em que você está concentrando todas as energias das suas estratégias on-line. Por isso, a análise de dados é importante para impulsionar o seu negócio, mesmo que ele seja pequeno. 

Cada vez mais acessível com o desenvolvimento de novas tecnologias, a análise de dados substitui as ações e decisões baseadas em instinto, intuição, emoção, opinião ou pressão externa, privilegiando uma abordagem racional, fundamentada na análise e interpretação de números e fatos observáveis significativos mensuráveis.

Empresas que adotam a análise de dados eficientemente para melhorar seus resultados usam os dados para: 

  • acelerar e melhorar a tomada de decisões;
  • controlar custos;
  • entender melhor seus clientes e aumentar a fidelidade na marca e volume de negócios; 
  • identificar novos mercados ou oportunidades de crescimento; 
  • reduzir riscos. 
  • criar produtos e serviços melhores; 
  • aumentar o engajamento da equipe;
  • melhorar os processos gerenciais, de marketing e de produção. 

A análise de dados, também chamada de data analytics, é feita em várias etapas. Primeiramente se coleta todo tipo de informação, mesmo as que parecem irrelevantes. Em seguida, esses dados são organizados e avaliados, de modo a identificar quais os padrões que apresentam.  

O passo seguinte é desenvolver algoritmos, ou seja, uma sequência de ações para verificar qual a situação de cada setor da empresa. Essas informações devem ser visualizadas de forma simples para orientar a tomada de decisões do negócio. 

Por exemplo, a empresa acredita que há uma baixa produtividade. Com a análise de dados, ela pode avaliar o desempenho dos funcionários e ver quais os que merecem promoção. Também pode ver se os produtos que vende estão de acordo com o seu público e se adequar às demandas dos clientes, vendendo mais e evitando que a concorrência “roube” sua clientela.  

Empresas que utilizam a análise de dados são descritas como data driven, ou seja, que utilizam os dados que têm à disposição e podem tomar melhores decisões, melhorar os processos do negócio, obter novos clientes, reter os clientes existentes por mais tempo e, principalmente, aumentar suas receitas e lucros.

Para isso, é importante revisar periodicamente a relevância dos dados coletados, identificar quais são os dados críticos para sustentar decisões e focar nas decisões que tragam um acréscimo real de valor aos resultados do negócio. À medida em que a tecnologia avança, serviços de data analytics estão mais acessíveis a empresas de menor porte. 

É sempre bom lembrar que não basta colecionar informações. A interpretação dos dados é um elemento fundamental no processo. De pouco adianta ter à disposição uma grande coleção de dados, se eles não são relacionados de forma relevante ou coerente. É crucial identificar quais dados são importantes para subsidiar as decisões.  

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está disponível para ajudar empreendedores que desejam orientação sobre como usar análise de ados em sua empresa. Procure a unidade de seu estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800.

Consulte também os artigos Entenda o consumidor híbrido, digital e físico e Aposte na plataforma de dados do cliente e fidelize seu público.

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