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Tue Sep 06 22:44:53 BRT 2022
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
8 dicas para vender artesanato pela internet

Saiba como empreender no e-commerce, sem dispensar a loja física e faturando em ambos

· Atualizado em 06/09/2022
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O universo das vendas on-line é um mecanismo dinâmico de comercialização, onde os produtos são vistos 24 horas por dia, diariamente.

O cliente quer receber o produto sem sair de casa.

Pensando em auxiliar cooperativas, associações e artesãos individuais a ampliarem suas vendas e alcançarem o mercado nacional e internacional, o portal Aprendendo a Exportar Artesanato, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, publicou várias dicas de como introduzir o artesanato no e-commerce.

Vamos às dicas?

7 dicas para vender artesanato no e-commerce

1. Formas de pagamento

No mercado online, são várias as formas de pagamento e envio. Cada empresa oferece as possibilidades ao cliente e ele faz a escolha. O processo é rápido e eficaz e não depende da localização geográfica ou do fuso horário do comprador;

2. Escolha de embalagens

Opte por embalagens resistentes para o envio dos produtos. Afinal de contas, ela é a forma de fazer o produto chegar inteiro e intacto nas mãos do cliente. Em se tratando de artesanato, a proteção deve ser mais resistente ainda. E, dependendo do local da compra, a viagem pode ser longa.

3. Contrate um seguro

A  contratação de um seguro na hora do frete é uma decisão não só importante, mas que também pode evitar muita dor de cabeça. E ainda é outra forma de garantir que o produto chegue da mesma maneira em que foi enviado.

4. Invista em um site confiável

Garantir um site seguro, livre de vírus e de outros riscos ao consumidor, com design e informações atraentes para a compra ágil, também é essencial para ele não desistir de fazer sua aquisição.

5. Aprenda a mostrar o produto

A compra de artesanato pela internet é mais delicada, assim como o próprio produto. Porque o comprador, muitas vezes, não abre mão de tocar na peça. Para amenizar essa necessidade de contato físico, faça do seu site uma verdadeira vitrine. Abuse de dicas sobre cada produto e de fotos em diferentes ângulos, também. Tudo para que o comprador não tenha dúvidas na  hora de dar o “ok” para a compra.

6. Concretize a venda de forma satisfatória

Não apenas uma compra, mas uma boa experiência de compra. É assim que você deve se posicionar perante o consumidor também no mercado digital. Por isso, além de segurança e funcionalidade, procure garantir a efetivação dos negócios digitais. Não adianta realizar a venda e não ter como concretizá-la ou fazê-la de maneira que não satisfaça o cliente.

7. Aprenda a se divulgar

Há inúmeras maneiras de chamar a atenção na rede. Existem muitos cursos online com dicas para você conseguir se posicionar no mercado digital. Absorva e coloque em prática todos esses conteúdos: é assim que você conseguirá mostrar que chegou para ficar no comércio eletrônico.

E, claro, não desanime: apesar de o mercado digital não ser o espaço favorito de compra para produtos artesanais - que realmente carecem de mais contato físico - é inegável que as compras passem, cada dia mais, a serem feitas pela internet. O cliente quer receber o produto em casa, sem precisar sair dela.

Então, sugerimos que a cada dia melhore as suas estratégias e, claro, o seu produto. Não é porque você vende os produtos online que precisará dispensar a loja física. Por outro lado, a participação em feiras e rodadas de negócio é sempre uma boa oportunidade para os clientes conhecerem de perto seu produto.

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Vamos às dicas?

8 dicas para vender artesanato no e-commerce

 

 

  1. Formas de pagamento

No mercado digital, são várias as formas possíveis de pagamento e envio. Cada empresa, ao criar sua loja on-line, define as possibilidades que serão dadas ao cliente para que, na hora da compra, ele faça a escolha. O processo é rápido, eficaz e não depende da localização geográfica ou do fuso horário do comprador.

  1. Escolha de embalagens

Opte por embalagens resistentes para o envio dos produtos. Afinal de contas, elas garantem que o produto chegue inteiro e intacto nas mãos do cliente. Tratando-se de artesanato, a proteção deve ser mais resistente ainda e, dependendo do local da compra, a viagem pode ser longa.

  1. Contrate um seguro

A contratação de um seguro na hora do frete é uma decisão não só importante, mas que também pode evitar muita dor de cabeça.

  1. Invista em um site confiável

Garantir um site seguro, livre de vírus e de outros riscos ao consumidor, com design e informações atraentes para agilizar a compra, também é essencial para ele não desistir de fazer sua aquisição.

  1. Aprenda a mostrar o produto

A compra de artesanato pela internet é mais delicada, assim como o próprio produto. Lembre-se de que pela internet o cliente não pode tocar na peça, tendo apenas acesso visual ao produto. Então, faça do seu site uma verdadeira vitrine. Abuse de fotos bem produzidas, em diferentes ângulos, com recurso de zoom e informações detalhadas sobre cada produto. Tudo para que o consumidor não tenha dúvidas na hora de dar o “ok” para a compra.

  1. Concretize a venda de forma satisfatória

Mais do que uma possibilidade de aquisição, ofereça ao seu cliente uma boa experiência de compra. É assim que você deve se posicionar perante o consumidor também no mercado digital. Por isso, além de segurança e funcionalidade, procure garantir a efetivação dos negócios digitais. Não adianta realizar a venda e não ter como concretizá-la ou fazê-la de maneira que não satisfaça o cliente. Lembre-se, cumprir o prazo para envio do produto é fundamental, ou melhor, vital para seu negócio.

  1. Crie campanhas promocionais

Aproveite as datas específicas como Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, entre outras. São ótimas oportunidades para criar campanhas promocionais, que alavancam suas vendas e podem servir também para atrair novos clientes. Elas podem ser criadas com base no produto e no preço e são estratégias para criar engajamento. 

  1. Aprenda a se divulgar

Há inúmeras maneiras de chamar a atenção na rede, como cursos on-line com dicas para você conseguir se posicionar no mercado digital. Absorva e coloque em prática todos esses conteúdos: é assim que você conseguirá mostrar que chegou para ficar no comércio eletrônico.

E, claro, não desanime, pois é inegável que as compras pela internet não só são uma tendência, como aumentam cada vez mais. E para o artesanato é uma ótima oportunidade, pois uma das maiores dificuldades dos artesãos sempre foi dar visibilidade ao trabalho e fazer com que suas produções chegassem até os clientes.

Uma sugestão é aprimorar dia a dia suas estratégias e, claro, seus produtos. Não é porque você os vende on-line que precisará dispensar a loja física. Lembre-se também de que a participação em feiras e rodadas de negócio é sempre uma boa oportunidade para os clientes conhecerem de perto o seu produto.

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