this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 14:29:05 BRT 2023
Inovação | PÓLO E PARQUE TECNOLÓGICO
Você sabe o que é uma indústria de tecnologia?

A tecnologia contribui para a melhoria da produtividade e da gestão das indústrias.

· Atualizado em 10/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

A tecnologia resulta do desenvolvimento humano e tecnológico, tendo papel fundamental no âmbito da inovação. A utilização de tecnologias, tanto nas empresas quanto nas indústrias, contribui para a melhoria da gestão, da lucratividade e do gerenciamento dos processos.

Tecnologia pode ser conceituada como um produto da ciência, que envolve recursos, métodos e técnicas com o objetivo de solucionar problemas. É a aplicação do conhecimento científico. 

A palavra tecnologia vem do grego, “tekhne”, e significa “técnica, arte, ofício”. E “logia” significa “estudo”. As tecnologias surgiram na época primitiva. A descoberta do fogo, invenção da roda e da escrita são exemplos de tecnologias que revolucionaram a história da humanidade.  

A Revolução Industrial, no século XVIII, trouxe invenções tecnológicas que começaram a transformar a forma de produzir. Já no século XX, temos as tecnologias de informação e comunicação, o desenvolvimento das telecomunicações, da internet e, também, de tecnologias avançadas, como Nanotecnologia, Biotecnologia e outras.

Importância da tecnologia industrial

A tecnologia industrial trouxe uma série de transformações e vantagens competitivas para as indústrias. Os recursos tecnológicos mudaram a forma de trabalho e aumentaram a eficiência nos processos de produção, diminuindo gastos e desperdícios. 

Para aumentar a capacidade produtiva e alcançar melhores resultados na indústria, os processos estão sendo automatizados atualmente, implementando sistemas de gestão e controle que têm revolucionado a produção industrial.

Tecnologia industrial é um processo, setor em evolução constante baseado no conhecimento gerado nas próprias indústrias. O objetivo dessa evolução é gerar e aprimorar processos, produtos e serviços.
Nesse sentido, percebe-se sua importância com:

  • O aumento da produtividade.
  • A economia de energia e otimização dos recursos.
  • O aprimoramento de processos.
  • A redução de custos.
  • A segurança e eficiência na produção.
  • A qualidade dos produtos e satisfação do cliente.

Segundo o nível tecnológico, as indústrias podem ser: Tradicionais, Modernas e de Base Tecnológica. Vamos conhecer cada uma delas.

Indústrias tradicionais: utilizam pouca tecnologia e muita mão de obra. São pouco automatizadas e suas máquinas são pesadas. Necessitam de muitas matérias-primas e fontes de energia no processo produtivo.

Indústrias modernas: são indústrias dotadas de recursos tecnológicos mais avançados e com maior nível de automação.

Indústrias de base tecnológica: utilizam recursos tecnológicos altamente sofisticados. Estão em constante processo de inovação, com altos investimentos financeiros para o desenvolvimento de pesquisas e mão de obra altamente qualificada.

No Brasil, existem cerca de 422 mil negócios tecnológicos. No último ano, foram criadas 85 mil empresas de tecnologia, um aumento de 55% em relação a 2018 e 25,1% comparando com o resultado de 2019. Esse crescimento pode ser consequência da alta demanda de mercado por soluções tecnológicas, o que permitiu mais investimento e desenvolvimento de competências na área da tecnologia.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

A inovação tecnológica é aliada do empreendedor – Sebrae

Como usar a tecnologia no setor industrial?


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?