this is an h1

this is an h2

Sat Feb 04 17:58:53 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
10 dicas para se tornar uma manicure de sucesso

Produzir unhas bonitas é uma arte, mas se tornar uma empreendedora bem-sucedida exige outras competências. Saiba quais!

· 17/01/2023 · Atualizado em 04/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A mania das brasileiras por unhas esmaltadas e bem-feitas não pode ser subestimada. Além do mais, é uma excelente oportunidade de negócio para mulheres dedicadas. Entenda como transformar uma habilidade em um empreendimento de sucesso com essas dez dicas para ser uma manicure de sucesso:

1 - Seja profissional

A fronteira entre a especialização e o amadorismo é estabelecida pela própria manicure. Ferramentas de trabalho cuidadosamente arrumadas, esterilizadas e embaladas; pontualidade e seriedade nos atendimentos; agenda e sistema de marcação de consultas corretas e outros detalhes fazem a diferença. Atente também para um uniforme adequado, cabelos presos e, especialmente: ainda que curtas e mesmo sem esmalte, suas unhas devem estar sempre impecáveis e bem-cuidadas! 

2 - Conheça seu ofício

Faça cursos de atualização e domine todas as técnicas disponíveis. Teste novos materiais e formas de aplicação em manequins ou pessoas da família, para ter certeza de que funcionam antes de oferecer aos clientes.

3 - Fique por dentro

Saber quais são as últimas novidades, cores da moda, formatos de unhas e tendências da estação não é luxo, é obrigação. Comunicar corretamente e indicar as melhores opções a cada cliente, também. Encare a atualização e leitura de revistas e sites femininos como educação continuada, algo que nunca deve parar.

4 - Atenda bem e tenha clientes felizes e fiéis

Seja sempre educada e bem-humorada. O momento do autocuidado pode e deve ser extremamente prazeroso e relaxante, e a profissional tem parte importante e indispensável nisso. Clientes que fazem as unhas periodicamente podem ter um cartão fidelidade e ganhar um atendimento gratuito sempre que completar uma determinada quantidade de serviços realizados.

5 - Faça pacotes e facilite o pagamento

Combos são sempre sucesso garantido. Você pode montar algumas opções de pacotes com manicure e pedicure e fornecer um desconto na compra do pacote completo. Inclusive, é uma forma interessante para as duas partes, uma vez que você recebe o pagamento adiantado.

6 - Seja pontual

Trânsito e chuva não servem como desculpa para quem cumpre a agenda. Marque os atendimentos prevendo atrasos e contratempos. Também, não aceite atrasos! Estabeleça um limite de tolerância e informe antecipadamente, avisando que faltas serão cobradas se não desmarcadas com a devida antecedência. Pode parecer antipático, mas se informado corretamente, demonstra seriedade e profissionalismo.

7 - Invista na biossegurança

Limpeza e arrumação são fundamentais, mas o cuidado com os instrumentos de trabalho precisa ir além. Afinal, alicates entram em contato direto com a pele, podendo carregar consigo sangue e secreções, ou seja, vírus e bactérias. Para tranquilizar suas clientes quanto ao risco de transmitir micoses e outras doenças, incluindo o óbvio coronavírus, esterilize suas ferramentas e, não menos importante, apenas as tire das embalagens em frente aos olhos delas. Consulte manuais e siga todas as recomendações dadas pela vigilância sanitária.

8 - Tenha um portfólio de encher os olhos...

Cada trabalho bem-feito é um flash! Sim, isso mesmo: registre cada unha que sai de suas mãos pronta para embelezar o mundo. Além de servir como mostruário para clientes escolherem formatos, comprimentos, cores e efeitos, mostra que você tem um grande volume de clientes satisfeitas.

9 - E divulgue!

Já que você vai fazer um portfólio atraente, invista na parte mais interessante de todas, que é a divulgação. Aprenda a usar as redes sociais, conversar pelo whatsApp, anunciar nas mídias, fazer o relacionamento que tem com suas clientes quando está cuidando delas extrapolar para 100% do tempo. Se ainda não sabe como tirar as melhores fotos ou fazer o melhor post, faça um bom curso presencial e on-line e domine a técnica. É mais fácil do que parece, acredite.

10 - Tenha uma educação empreendedora

Por fim, a dica de ouro para transformar uma profissional em uma empreendedora. Aprenda tudo sobre formalização do seu negócio! Se ainda não o é, torne-se uma microempreendedora individual. Entenda a maneira correta de separar as contas bancárias de seu negócio da sua planilha de gastos pessoais; saiba calcular impostos e domine o fluxo de caixa.

Cuide de você como se fosse uma empresa de sucesso. Porque é isso mesmo que você é!

Saiba mais:

As competências que uma manicure de sucesso deve ter.

Conheça a blindagem de unhas, uma oportunidade de negócio para manicures.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora