Produzir unhas bonitas é uma arte, mas se tornar uma empreendedora bem-sucedida exige outras competências. Saiba quais!

A mania das brasileiras por unhas esmaltadas e bem-feitas não pode ser subestimada. Além do mais, é uma excelente oportunidade de negócio para mulheres dedicadas. Entenda como transformar uma habilidade em um empreendimento de sucesso com essas dez dicas para ser uma manicure de sucesso:
1 - Seja profissional
A fronteira entre a especialização e o amadorismo é estabelecida pela própria manicure. Ferramentas de trabalho cuidadosamente arrumadas, esterilizadas e embaladas; pontualidade e seriedade nos atendimentos; agenda e sistema de marcação de consultas corretas e outros detalhes fazem a diferença. Atente também para um uniforme adequado, cabelos presos e, especialmente: ainda que curtas e mesmo sem esmalte, suas unhas devem estar sempre impecáveis e bem-cuidadas!
2 - Conheça seu ofício
Faça cursos de atualização e domine todas as técnicas disponíveis. Teste novos materiais e formas de aplicação em manequins ou pessoas da família, para ter certeza de que funcionam antes de oferecer aos clientes.
3 - Fique por dentro
Saber quais são as últimas novidades, cores da moda, formatos de unhas e tendências da estação não é luxo, é obrigação. Comunicar corretamente e indicar as melhores opções a cada cliente, também. Encare a atualização e leitura de revistas e sites femininos como educação continuada, algo que nunca deve parar.
4 - Atenda bem e tenha clientes felizes e fiéis
Seja sempre educada e bem-humorada. O momento do autocuidado pode e deve ser extremamente prazeroso e relaxante, e a profissional tem parte importante e indispensável nisso. Clientes que fazem as unhas periodicamente podem ter um cartão fidelidade e ganhar um atendimento gratuito sempre que completar uma determinada quantidade de serviços realizados.
5 - Faça pacotes e facilite o pagamento
Combos são sempre sucesso garantido. Você pode montar algumas opções de pacotes com manicure e pedicure e fornecer um desconto na compra do pacote completo. Inclusive, é uma forma interessante para as duas partes, uma vez que você recebe o pagamento adiantado.
6 - Seja pontual
Trânsito e chuva não servem como desculpa para quem cumpre a agenda. Marque os atendimentos prevendo atrasos e contratempos. Também, não aceite atrasos! Estabeleça um limite de tolerância e informe antecipadamente, avisando que faltas serão cobradas se não desmarcadas com a devida antecedência. Pode parecer antipático, mas se informado corretamente, demonstra seriedade e profissionalismo.
7 - Invista na biossegurança
Limpeza e arrumação são fundamentais, mas o cuidado com os instrumentos de trabalho precisa ir além. Afinal, alicates entram em contato direto com a pele, podendo carregar consigo sangue e secreções, ou seja, vírus e bactérias. Para tranquilizar suas clientes quanto ao risco de transmitir micoses e outras doenças, incluindo o óbvio coronavírus, esterilize suas ferramentas e, não menos importante, apenas as tire das embalagens em frente aos olhos delas. Consulte manuais e siga todas as recomendações dadas pela vigilância sanitária.
8 - Tenha um portfólio de encher os olhos...
Cada trabalho bem-feito é um flash! Sim, isso mesmo: registre cada unha que sai de suas mãos pronta para embelezar o mundo. Além de servir como mostruário para clientes escolherem formatos, comprimentos, cores e efeitos, mostra que você tem um grande volume de clientes satisfeitas.
9 - E divulgue!
Já que você vai fazer um portfólio atraente, invista na parte mais interessante de todas, que é a divulgação. Aprenda a usar as redes sociais, conversar pelo whatsApp, anunciar nas mídias, fazer o relacionamento que tem com suas clientes quando está cuidando delas extrapolar para 100% do tempo. Se ainda não sabe como tirar as melhores fotos ou fazer o melhor post, faça um bom curso presencial e on-line e domine a técnica. É mais fácil do que parece, acredite.
10 - Tenha uma educação empreendedora
Por fim, a dica de ouro para transformar uma profissional em uma empreendedora. Aprenda tudo sobre formalização do seu negócio! Se ainda não o é, torne-se uma microempreendedora individual. Entenda a maneira correta de separar as contas bancárias de seu negócio da sua planilha de gastos pessoais; saiba calcular impostos e domine o fluxo de caixa.
Cuide de você como se fosse uma empresa de sucesso. Porque é isso mesmo que você é!
Saiba mais:
As competências que uma manicure de sucesso deve ter.
Conheça a blindagem de unhas, uma oportunidade de negócio para manicures.
Foi um prazer te ajudar :)