this is an h1

this is an h2

Tue May 23 23:56:18 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
10 dicas práticas para o seu negócio prosperar

Dicas do gerente de relacionamento do Sebrae Nacional que vão ajudar os empreendedores iniciais a organizarem o seu negócio

· Atualizado em 23/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Basta uma busca rápida no Google para encontramos dezenas de artigos e reportagens que se propõem a apresentar sugestões infalíveis para a prosperidade dos negócios. Mas, como cada negócio é único, não há receitas e fórmulas que possam ser seguidas para se chegar sempre aos mesmos resultados.

Mas, existem algumas ações essenciais que todo empreendedor deve levar em consideração para a melhor gestão das suas atividades. O gerente de relacionamento do Sebrae Nacional, listou 10 pontos que não devem ser esquecidos.

  • Empreenda com o que você se identifica

Na escolha de um novo negócio, a decisão do empreendedor não deve ser baseada naquilo está na moda ou não ou naquilo que está dando dinheiro no momento. Quanto mais afinidade ele tiver com o negócio que vai abrir, melhor.

Há uma diferença entre gostar de alguma coisa e ser bom nela. Pode ser que o seu sonho seja fazer jardinagem, mas por diversas razões, nunca teve tempo suficiente para aprender.

Nesse caso, use seus talentos a seu favor. Invista nas atividades nas quais você já tem habilidades e considere a possibilidade de transformar um hobby em profissão. 

  • Tenha foco absoluto no cliente

A razão de existir de um empreendimento é o cliente. Você pode ter um recurso para investir ou até mesmo um imóvel próprio disponível, mas se não houver clientes para o seu negócio, dificilmente ele vai prosperar. Então, foque em conhecer o seu cliente para ter sucesso nos negócios.

  • Entregue o que é valor para o seu cliente

Valor é igual a um benefício concreto mais uma experiência incrível. O foco não deve estar em você, empreendedor, mas no que o seu cliente deseja. Peça feedbacks para o seu cliente para se certificar de que ele está pagando um preço, mas de fato recebendo um valor.

  • Delegue para focar

O Brasil tem mais de 20 milhões de CNPJ, sendo que 60% são de MEIs. A maioria dos pequenos empreendimentos tem times enxutos, mas, a partir do momento em que você cresce e consegue ter alguns colaboradores, é necessário ter foco.

Nesse caso, empreendedor deve saber delegar o que é mais operacional para outras pessoas do time.

Ao delegar, você terá mais tempo para pensar e focar no que é essencial, mas sem perder de vista o que foi delegado.

  • Inove de forma permanente

Todo empreendimento tem seu mercado concorrente que atua no mesmo segmento que você e quer resolver o mesmo problema que você.

Por isso, é importante buscar um diferencial e trazer ineditismo para o seu empreendimento.

Quando se fala em inovação, pode ser em relação ao produto, à embalagem, à forma de entrega, à forma de pagamento, ao pós-venda, entre outros pontos. Inovação não é algo apenas ligado à tecnologia e há diferentes maneiras de inovar.

  • Controle a gestão e as finanças

Você já deve ter ouvido falar que não se pode gerenciar aquilo que não se consegue medir ou controlar, por isso, é fundamental que haja controles gerenciais para toda a sua atividade, como controle de contas a pagar e contas a receber, controle de estoque, controle de fluxo de caixa.

Para que você faça uma gestão mais profissional do seu negócio, é fundamental manter controles atualizados que serão a base de uma tomada de decisão mais consistente e profissional.

  • Construa parcerias fortes

É possível buscar parceiros no mesmo segmento de atuação e com diferente localização com o objetivo de socializar custos, como comprar embalagens e ter mais poder de barganha com o fornecedor, por exemplo.

Também é possível procurar um parceiro de outra área para montar um combo de produtos e serviços complementares que possam agregar valor à sua entrega, por meio de oferta de descontos, gerando fluxos de demandas mútuas entre os parceiros.

  • Tenha presença digital relevante

Todo negócio, nos dias de hoje, deve ter uma presença digital. É importante estar nos grandes marketplaces, ou ter seu próprio site de e-commerce ou ainda ter canais digitais à disposição para realizar o atendimento e interagir com o seu cliente.

A presença digital tornou-se fundamental para os pequenos negócios, seja qual for o tipo de empreendimento ou área de atuação.

  • Busque sempre o engajamento da sua equipe

De nada vai adiantar seguir todas as outras dicas se o seu time não está engajado, o que pode comprometer a experiência do seu cliente.

Quanto mais seu negócio vai crescendo, fica mais difícil acompanhar todas as vendas e os pontos de contato com o seu cliente. Logo, o seu time torna-se a cara do seu negócio.

  • Recicle e atualize os seus conhecimentos

A dinâmica da economia e da gestão de uma empresa tem se tornado cada vez mais acelerada.

Todo dia, temos lançamentos no mercado que de alguma maneira podem afetar a cadeia produtiva do seu segmento. Por isso, é preciso se manter permanentemente atualizado para ter sucesso. O processo de capacitação de quem empreende e quer ter uma atuação profissional é dinâmica e permanente.

O Sebrae possui diversos cursos online para apoiar os empreendedores nessa jornada. Conheça alguns:

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae, no seu estado.

Artigo criado a partir do conteúdo do Canal de YT do Sebrae: https://www.youtube.com/watch?v=0z44O8dm2KQ

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?