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Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
10 negócios compartilham experiências de crescimento em meio a crise

A história de 10 empresas que abriram as portas para contar as estratégias de crescimento mesmo em tempos difíceis.

· 31/10/2017 · Atualizado em 11/09/2019
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Como alguns empreendedores conseguem crescer mesmo em tempos de crise? Alguns ainda dobram o seu faturamento e vão na contramão de qualquer estatística. Como eles conseguem alcançar esses índices e ter um movimento contrário, até mesmo ao da maioria do mercado?

 Muitas estratégias podem incluir a renegociação dos preços com seus fornecedores, a diversificação dos produtos e o investimento em marketing. 


Mas, para além da teoria, que tal aprender com a prática?

BFX
A BFX presta assessoria para outras empresas que desejam exportar seus produtos, principalmente no ramo de autopeças. Os quatro colaboradores pretendem levar a empresa a um novo patamar, com um aumento de 35% no faturamento das exportações. Para a empresa, a alta do dólar aumenta a competitividade dos produtos brasileiros frente à concorrência no mercado internacional. Mas, como a produção para o mercado interno fica ociosa, a ideia é ocupar o espaço vazio atuando de forma mais incisiva no mercado externo.

Clear Clean
É uma rede de microfranquias de serviços de limpeza residencial e comercial. Foi fundada em abril 2013 na volta de uma viagem à Europa - quando um dos fundadores conheceu o serviço. Os serviços da empresa tiveram grande procura já na abertura e, por isso, os sócios Clovis Campos e Douglas Barbosa decidiram franquear o modelo de negócio.

A rede possui cerca de 20 franquias em funcionamento e já ultrapassou o faturamento de 1,3 milhão de reais e pretende, ainda, quadruplicar esta marca. A Clear Clean aproveitou a repercussão causada pela PEC das Domésticas, que gerou oportunidades para empresas do setor de limpeza.

Além disso, apostou em serviços como o de limpeza e impermeabilização de estofados e de carpetes. O investimento necessário para abrir uma franquia Clear Clean é de 25,5 mil a 61 mil reais. O prazo de retorno do investimento é de 12 a 24 meses.

Espetinhos Mimi
A rede conta com, aproximadamente, 70 unidades em funcionamento em mais de 10 estados. Já são 45 anos no mercado de churrascos no palito. Em 2014, o grupo faturou cerca de 70 milhões de reais. Eles têm apostado nas modalidades de franquia - que requerem um investimento menor - como o modelo Express e Empório, que precisam de um investimento de R$35 mil, e o carrinho, com investimento de R$45 mil. A ideia é que esses modelos possam aproveitar grandes eventos, como Rock in Rio. O investimento inicial para abrir uma franquia vai de 30 mil a 350 mil reais, dependendo do modelo escolhido. O prazo de retorno é de, em média, 24 a 26 meses.

Flores Online
Fundada em 1998, a Flores Online carrega a marca de ter o primeiro e-commerce de flores e presentes do país. São cerca de 100 funcionários, com um faturamento que ultrapassa os 40 milhões de reais/ano.. A empresa investe na diversificação de mercados: além das vendas diretas para pessoas físicas, aposta no mercado corporativo, com kits personalizados e exclusivos para empresas em datas comemorativas. Outra nova modalidade é o AdSales, com kits que misturam flores e presentes com itens de marcas como Air Wick e Johnnie Walker.

Innovapharma
Com sede em Goiânia, a multinacional do setor de beleza oferece produtos contra rugas e marcas de expressão. Planeja investir mais de R$ 10 milhões no Brasil para buscar novos mercados, ações de marketing e participação em eventos internacionais.

São cerca de 250 funcionários ativos e crescimento de 48% no faturamento, totalizando cerca de 15 milhões de reais em 2014. Como já está consolidada na dermatologia e na medicina estética, uma das estratégias para crescer é aumentar a participação na cirurgia plástica e entrar em novos mercados - como o da ginecologia (rejuvenescimento íntimo) e da odontologia (preenchimento facial do terço inferior da face), além do lançamento de novos produtos.

Just Digital
Parceira do Google, presta serviços de gestão de informação e conteúdo. São cerca de 60 colaboradores, com um faturamento de 7 milhões de reais em 2014. Aposta na reestruturação de algumas áreas, no estudo de novos produtos para incorporar ao portfólio e em ações de marketing.

Mercadão dos Óculos
É uma franquia de óculos voltada para as classes C e D, que está há 20 anos no mercado. São cerca de 44 unidades abertas com a meta de expansão para 70 unidades. O faturamento, em 2014, foi de 10 milhões de reais - com previsão para triplicar este número. O investimento é no preço justo, na variedade de produtos, no treinamento da equipe de vendas e de marketing segmentado. O investimento inicial da rede é entre R$ 80.000 a R$ 120.000 e o prazo de retorno é de 12 a 24 meses.

Perky
Empresa gaúcha que vende alpargatas em várias várias cidades do país e exporta para a Europa, Ásia e Oceania. Em 2014, o faturamento foi de 11 milhões de reais, um crescimento de quase 300% em relação ao ano anterior e com expectativa de crescimento de 70%. A aposta está na diversificação de produtos, com e-commerce próprio e fábrica de acessórios.

Printi
Gráfica online, criada no Brasil por dois alemães. São cerca de 80 funcionários. O faturamento em 2014 foi de 12 milhões de reais, com a expectativa de dobrar o valor no ano seguinte. Como estratégia de crescimento, a gráfica limitou a variável dos produtos e otimizou seu processo de produção, mantendo os preços competitivos. 

Rapiddo
Plataforma na internet que oferece o serviço de entregas rápidas. Atua nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Campinas. São realizadas cerca de 30 mil entregas por mês. São 50 funcionários que atuam em um modelo com entregadores em nuvem, fazendo com que o cliente seja atendido pelo entregador mais próximo.

Os pedidos e o pagamento são feitos online e o cliente pode acompanhar o pedido em tempo real. Para iniciar seu desenvolvimento, a empresa recebeu aporte de 5 milhões de reais da Movile. Em 2014, o faturamento foi de 1,2 milhão de reais com expectativa de faturar cinco vezes mais no ano seguinte. A aposta está nos preços competitivos e diversificação dos produtos: um aplicativo para ser usado por empresas de entrega foi criado e, também, a possibilidade do serviço ser usado por e-commerces, permitindo uma entrega mais rápida.

Este conteúdo foi produzido em parceria com a Endeavor Brasil.


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