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Mercado e Vendas | MARKETING
20 Ferramentas para otimizar suas estratégias de marketing digital

Com as ferramentas certas, suas ações de marketing digital podem alavancar o seu negócio.

· 24/02/2023 · Atualizado em 10/03/2023
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Não importa o tamanho do seu negócio. Investir em ferramentas certas de marketing digital pode ajudar você a faturar mais e gerenciar seus negócios com mais eficácia.

As estratégias mais bem-sucedidas de marketing digital envolvem um grande volume de publicações e o constante acompanhamento de métricas. Por isso, as ferramentas de marketing digital devem ser consideradas, uma vez que facilitam postagens, integram as redes sociais, automatizam tarefas e, ainda, monitoram os números.

Separamos 20 opções de ferramentas para te ajudar nessa tarefa. Confira!

SemRush 

É uma das ferramentas mais conhecidas para auxiliar nas estratégias de SEO, ou otimização por motores de busca. Com o SemRush, você consegue monitorar os sites de seus concorrentes e entender quais palavras têm mais volume de busca na internet, tanto em buscas orgânicas quanto em relação ao preço por clique em anúncios.

Em algumas versões da ferramenta, é possível também receber recomendações para otimizar conteúdos de texto, como post para blog e monitorar as redes sociais.

Ahrefs

É uma ferramenta com algumas funcionalidades similares ao SemRush, mas com diferenças na metodologia de mensuração da autoridade do site. O Ahrefs contribui para aumentar o tráfego de pessoas no seu site, loja ou rede social. O grande destaque do Ahrefs está na análise de backlinks, isto é, de links que você pode mencionar nos seus conteúdos.

Google Analytics 

É uma ferramenta do Google que coleta dados de sites e cria relatórios. Com esse recurso instalado, é possível acompanhar o volume de acessos ao seu site, bem como conhecer o perfil das pessoas que o acessam. O Analytics é gratuito, fácil de usar e pode ser integrado a outras ferramentas do Google, como o Ads e o Console. 

Google Search Console 

O objetivo é indicar problemas no seu site, como de indexação e de usabilidade. Existe a possibilidade de monitorar quais os links endereçam para o seu site e visualizar dados de tráfego.

Google Ads

Com o Ads, você pode criar anúncios de mídia paga, a fim de que o site apareça no topo das pesquisas do Google, por exemplo. A ferramenta em si é gratuita, porém você terá um investimento de no mínimo R$50 por dia para que sua campanha fique ativa.

Hotjar

É uma ferramenta de mapa de calor, que fornece informações sobre os acessos ao site. Ela é complementar ao Analytics, porque com o mapa de calor, é possível ter insights sobre o comportamento do usuário no seu site. Por exemplo, você consegue identificar o local no seu site que é mais clicado e visualizado. 

Adopt

É uma plataforma de aviso de cookies, isto é, avisa o usuário que acessar seu site pela primeira vez que os dados estão sendo colhidos para melhorar a experiência dele. É um tema relevante em tempos de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Conectagram

É uma ferramenta de automação das interações, mas sem o uso de robôs, ou seja, de forma humanizada.

Dinamize

Ferramenta de automação de marketing, que permite criar Landing Pages, e-mails marketing, fluxos de automação, com integração com o WhatsApp e elaboração de relatórios.

Trakto

Simplifica a criação de designs, com um editor de imagens que permite ao usuário criar facilmente posts, apresentações, e-books, links, certificados, logotipos, propostas comerciais e impressos.

Sendpulse

Trata-se de uma ferramenta de automação de marketing e CRM (Customer Relationship Management). Por meio dela, você pode enviar e-mails de marketing, SMS, Chatbots e Web Push. Também é possível criar landing pages, e-mails e automação. 

Slack

O Slack não é exatamente uma ferramenta de marketing digital, mas tem sido muito utilizada por empresas do setor. Ele é um canal de mensagens corporativas, que permite enviar mensagens de textos, compartilhar arquivos, enviar áudios e fazer chamadas de vídeo.

Dentro do Slack, você pode organizar as pessoas da sua empresa em grupos, conforme o setor em que elas trabalham. 

Wordpress

Com o WordPress, são criados sites e blogs gratuitamente, mesmo que você não saiba programar. É uma ferramenta fácil de usar e muito utilizada por pequenos e médios negócios.

RD Station

Também tem integração com o CRM e apresenta diferentes planos de contratação da ferramenta de marketing, conforme a funcionalidade e o número de leads contratados.

Hootsuite

Com o Hootsuite, você pode agendar as publicações em redes sociais. A ferramenta auxilia também na gestão das publicações orgânicas e pagas, no gerenciamento de mensagens, métricas de resultados e informações sobre mercado. 

MLabs

É uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais. É indicada para personalizar calendários, agendar e visualizar os posts, inserir lembretes, fazer diversas programações e descobrir os melhores dias e horários para realizar as postagens.

Take Blip

Um software com possibilidades de automação de comunicação com diversas integrações com sites e ferramentas de marketing e CRM. São soluções de WhatsApp e Chatbot. Ela permite usar conversas automatizadas ou atendimento humanizado.

Zapon

O Zapon é acionado via mensagem do cliente e faz um agendamento; o profissional, por sua vez, é avisado sobre o agendamento realizado; e, posteriormente, o cliente é informado via lembretes. 

Leadster

A Leadster apresenta diversas ferramentas que podem ajudar você a qualificar melhor os seus leads, como botão de WhatsApp no chat, formulários dinâmicos e chatbots. O objetivo é aumentar a eficiência do seu atendimento de vendas e a taxa de conversão.

Kognita

Utiliza inteligência artificial para apoiar as marcas na implementação de estratégias digitais.

Essas ferramentas de marketing digital servem para as mais diversas funcionalidades: criação de site, otimização nas buscas orgânicas e pagas, melhoria na experiência do cliente, automação para redes sociais e marketing, CRM e atendimentos. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas 20 Ferramentas de marketing digital para empreendedores (2023)

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