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Wed Feb 22 01:21:36 BRT 2023
Inovação | DESIGN
3 dicas para aplicar o design no agronegócio

O design pode ser o diferencial do seu produto no agronegócio porque ele agrega valor a todo o processo de produção e comercialização.

· 27/01/2023 · Atualizado em 21/02/2023
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O design é tão importante para o empreendedor do agronegócio quanto a estratégia de marketing. Os clientes buscam por novidades e produtos que agreguem valor, ou seja, que demonstrem responsabilidade ambiental e com a saúde de quem irá comprá-lo. 

Assim, o marketing e o design têm papel fundamental para dar transparência à produção e mostrar que o produto é de qualidade. O empreendedor do agronegócio precisa compreender que cada etapa do seu negócio precisa ser planejada, do plantio até a comercialização. 

É na comercialização que ele pode mostrar o diferencial do produto, agregar valor e se destacar da concorrência. Sabendo disso, é hora de investir nas dicas que separamos para melhorar o seu negócio. 

Rótulos personalizados

Muitas vezes, o cliente escolhe os produtos olhando a vitrine, e isso não é diferente no agronegócio. Ter um bom rótulo nos produtos irá atrair o olhar do consumidor, além de diferenciar dos seus concorrentes. 

Os produtos agrícolas devem seguir regras de rotulagem da Anvisa, Inmetro, Ministério da Agricultura e do Código de Defesa do Consumidor. Os rótulos servem para orientar o consumidor e deixar claro o que ele está consumindo. 

Mas, você também deve estar atento ao material do qual é feito o seu rótulo. Ele também pode transmitir uma mensagem, mostrar se você está comprometido com o meio ambiente, por exemplo. 

Criar uma identidade visual

Ter um produto único fortalece as vendas de qualquer empreendedor. Trabalhar a identidade visual da marca permite que novos clientes cheguem até você por meio da proposta que é oferecida.

A identidade visual é a forma como o seu cliente irá identificar e lembrar da sua marca. Ela envolve a paleta de cores, logomarca, tipografia e embalagem. É um conjunto de características, que juntas, dizem seus valores e demonstram confiança ao consumidor. 

Com o passar do tempo, a identidade visual fica registrada na lembrança do consumidor, transformando o processo de escolha em algo automático. Na hora de comprar um produto, o cliente vai lembrar que o seu é de boa qualidade e saboroso, porque ele faz essa associação sem perceber. 

Design para mídias digitais

Muitas pessoas estão nas redes sociais buscando produtos. Por isso, ter uma rede social com um perfil bem trabalhado, com bom design, irá garantir uma aproximação do cliente para futuras compras. 

Utilize sua identidade visual nos seus perfis das redes sociais. Verifique quais são as plataformas mais interessantes para estar presente, ou seja, em qual o seu potencial cliente está presente. 

O design é um dos fatores de sucesso e de diferenciação do produto no agronegócio. Não deve ser deixado de lado. Ele passa a sensação de confiança, credibilidade e responsabilidade, se for bem trabalhado. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

O design aplicado ao agronegócio e suas vantagens

O poder da embalagem, do design e da inovação pode mudar sua empresa

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