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Fri Mar 17 03:18:09 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
5 dicas para vender pelo WhatsApp Business

Entenda como utilizar o WhatsApp Business no seu negócio.

· Atualizado em 17/03/2023
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Que o WhatsApp Business facilita a vida do empreendedor talvez já tenha ficado claro, mas você sabe como usar a ferramenta para executar suas vendas? Os consumidores estão cada vez mais entrosados com a tecnologia e querem maneiras fáceis de comprar. Presente em 99% dos telefones do Brasil, o WhatsApp é cada vez mais utilizado pelas empresas para se comunicarem com seus clientes e otimizarem suas vendas.

O WhatsApp Business possui recursos que podem ajudar proprietários de pequenas e médias empresas a otimizarem o atendimento aos clientes pela plataforma. Separamos dicas práticas, inspiradas no post do Sebrae Pernambuco, para você iniciar no WhatsApp Business.

Ferramenta gratuita da plataforma, o WhatsApp Business funciona como um canal direto de comunicação entre pequenos negócios e seus clientes. Os consumidores brasileiros são apaixonados pelo aplicativo e o utilizam diariamente. Muitas empresas perceberam que entrar neste fluxo de comunicação significa estar mais próximo do cliente. Atualmente, no Brasil, cinco milhões de empresas já utilizam a ferramenta.

O WhatsApp Business apresenta uma série de funcionalidades para turbinar o seu negócio, como apresentar informações importantes sobre horário de funcionamento, catálogo de produtos e até mesmo a localização da sua empresa. Uma das funções mais utilizadas é a resposta automática para as perguntas, agilizando o atendimento e melhorando a experiência.

Aliás, quando se trata de atendimento via WhatsApp Business, os clientes desejam resolver rapidamente suas questões. Segundo a CX Trends 2022, quase 30% dos consumidores só esperam cinco minutos pela resposta antes de buscarem uma outra empresa. Por isso, quanto mais rápido iniciar o atendimento, maiores as chances do sucesso na venda.

Anota aí as dicas que preparamos para explorar ao máximo as funções do aplicativo!

  • Perfil: preencha o perfil comercial com todas as informações relevantes do seu negócio: funcionamento, categoria do serviço, endereço, imagens, site, entre outros. Estas informações oferecem mais segurança para o seu novo cliente. Outra grande vantagem é que, com o WhatsApp Business, você consegue utilizar dois números em um celular.
  • Catálogo: crie um catálogo com a lista de produtos ou serviços do seu estabelecimento. Adicione o máximo de detalhes neste espaço, incluindo descrição do produto, link para a página de compra e preço. Assim, os clientes não precisarão perguntar quais itens você vende. Mas, atenção: mantenha o catálogo sempre atualizado, principalmente, em relação aos preços. 
  • Marcadores: adicione marcadores nas conversas. Eles são etiquetas disponíveis no aplicativo que permitem categorizar as mensagens. Você pode usar a função, por exemplo, para separar os pedidos em “pago”, “pendente” e “finalizado”.
  • Respostas automáticas: para evitar que os clientes passem um longo período sem resposta, deixe mensagens prontas de saudação com a funcionalidade de respostas automáticas. Quando um cliente entra em contato com sua empresa, recebe imediatamente uma saudação e alguma informação extra, e isso traz profissionalismo ao atendimento.
  • Linha de transmissão: você pode usar a lista de transmissão para enviar informações e promoções de maneira ágil para toda a sua rede de contatos. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Curso: Gestão de equipe de vendas 

Equipe motivada, meta atendida! Aprenda como treinar e gerir uma equipe de vendas, desde a seleção de pessoal até a motivação para alcançar resultados.

Curso: Criatividade

Criatividade e sucesso nos negócios! O passo a passo do pensamento criativo é uma ferramenta para o crescimento e a inovação dos empreendimentos.

O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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