Ferramentas gratuitas podem ser utilizadas para impulsionar o seu negócio, seja automatizando tarefas ou monitorando resultados.

O marketing digital tem uma série de ferramentas que podem facilitar e agilizar a rotina de quem atua no e-commerce. Existem, por exemplo, softwares que ajudam a automatizar tarefas, aplicar estratégias e monitorar resultados de campanhas na web.
Muitas dessas ferramentas são gratuitas e ajudam o pequeno empreendedor a trabalhar com produtividade. Quase toda ação de marketing digital tem uma ferramenta para ajudar. Por isso, é fundamental conhecer o que está disponível e aproveitar para ter o máximo de desempenho.
O empreendedor que utiliza as ferramentas de marketing digital no seu e-commerce tem como vantagens:
- Acompanhamento da performance dos seus canais digitais;
- Gerenciamento das suas metas e indicadores;
- Automação que permite a otimização da rotina da sua equipe;
- Geração de insights a partir de dados e informação.
Confira as 5 ferramentas gratuitas de marketing digital essenciais para o sucesso do seu e-commerce:
- Google Trends
Com o Google Trends você consegue avaliar as buscas por palavras-chave em determinado período. A ferramenta apresenta um gráfico com o volume de buscas, e você ainda pode filtrar os resultados pela região, tipo de busca ou categoria. Com o Google Trends é possível escolher a palavra-chave que você vai utilizar na sua estratégia de marketing digital.
- Google Analytics
O principal objetivo dessa ferramenta de marketing digital é monitorar o tráfego de um e-commerce. Ela permite a análise de relatórios e a customização dos painéis com os principais indicadores de desempenho da sua loja virtual.
Com o Google Analytics você consegue ver quais metas foram alcançadas, quais foram as melhores estratégias de marketing, o número de visitantes do seu e-commerce e de onde eles vieram (de mídia paga, tráfego orgânico, redes sociais ou referência).
- Keyword.io
É uma ferramenta para descobrir os termos que as pessoas estão digitando em diferentes mecanismos de busca (Google, YouTube, Bing, Amazon e App Store). Uma dica é você colocar palavras-chave negativas na ferramenta para filtrar aqueles termos que não agregam valor ao seu negócio. A ferramenta também apresenta uma lista de perguntas que são feitas pelos internautas nas buscas.
- Canva
É uma ferramenta de design gratuita e com interface intuitiva, ou seja, de fácil manuseio. Oferece inúmeros layouts e templates, que você pode utilizar para fazer posts nas redes sociais, por exemplo. Com o Canva também é possível fazer infográficos e newsletters, além de toda sua equipe pode mexer na ferramenta de maneira colaborativa.
- Mailchimp
O foco dessa ferramenta é e-mail marketing. Sua plataforma é intuitiva e é possível criar templates de e-mails personalizados, editar imagens e segmentar os assinantes de newsletters. Você consegue fazer landing pages e, ainda, tem um aplicativo de gerenciamento de campanhas e acesso a relatórios que podem ser compartilhados. Essa ferramenta também permite automações com base no comportamento do consumidor do e-commerce.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Marketing Digital: ferramentas que você precisa conhecer
Marketing Digital: ferramenta para bombar suas vendas
As melhores ferramentas para Marketing Digital
E aproveite os cursos do SEBRAE:
Foi um prazer te ajudar :)